Inocência: Arauco destina R$ 11,5 milhões só para tratar esgoto em alojamento

Maior fábrica de celulose do mundo está sendo construída próximo ao Sucuriú, no município de Inocência, na região leste de MS

Em um projeto com números astronômicos no município de Inocência, onde cerca de R$ 25 bilhões estão sendo destinados à construção de uma fábrica de celulose, a empresa chilena Arauco prevê investimentos de R$ 11,5 milhões somente para instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em um de seus alojamentos para trabalhadores.

Conforme as previsões da empresa, o investimento nestes alojamentos, que no pico das obras abrigarão até 14 mil trabalhadores, serão da ordem de R$ 282 milhões. E esta estação de tratamento  de esgoto será para atender somente um deles, o Bocaiúva, que terá em torno de 1,5 mil vagas.

Para conseguir a autorização para a obra da ETE, conforme publicação do diário oficial do Estado desta quarta-feira (17), a Arauco se comprometeu a destinar R$ 47.265,00 ( 0,411% do total da obra) ao Governo do Estado a título de compensação ambiental por conta dos impactos causados pela estação de tratamento de esgoto.

E neste valor (R$ 11,5 milhões) não estão incluídos os investimentos que serão feitos na estação de tratamento da fábrica, onde haverá consumo médio diário de 250 milhões de litros de água, ou 91 bilhões de litros ao longo de um ano.

O consumo de água da indústria praticamente equivale ao volume distribuído pela Águas Guariroba aos cerca de 900 mil de habitantes de Campo Grande, que é da ordem de 280 milhões de litros diários. Segundo a empresa, 90% da água que é captado volta para o rio depois de ser tratada..

A previsão é de que os alojamentos, com capacidade superior a 1,5 mil vagas cada um, sejam construídos a cerca de dez quilômetros da área urbana de Inocência e a 40 quilômetros do local onde está sendo instalada a fábrica, às marges da MS-377 e do Rio Sucuriú.

Atualmente já existe uma série de alojamentos para os trabalhadores, mas próximo da área urbana. É nestes locais que está a maior parte dos operários que já estão atuando naquela que será a maior fábrica de celulose do mundo, com capacidade para 3,5 milhões de toneladas de celulose por ano.

No pico das obras, conforme a previsão da multinacional, serão até 14 mil pessoas trabalhando na região e por conta disso estes alojamentos vão virar pequenas cidades erguidas no meio da área rural. Eles terão de ser equipadas com redes de água, energia e uma série de outras benfeitorias.

Além disso, a previsão é de que na área dos alojamentos sejam construídos espaços para lazer e  cada ala de alojamentos contará com um pronto atendimento médico. Os casos graves de saúde serão encaminhados para um hospital que está previsto para ser construído no canteiro de obras.

Além disso, a direção da Arauco informou que os trabalhadores terão acesso a planos de saúde suplementar e transporte de emergência, com ambulâncias da própria empresa, para hospitais particulares fora da região, se necessário.

A previsão é de que a fábrica, que demandará investimentos de US$ 4,6 bilhões, entre em operação no segundo semestre de 2027. Para ter matéria-prima, cerca de 400 mil hectares de eucaliptos já foram ou serão plantados no entorno.

Além de celulose, a previsão é de que o Projeto Sucuriú, que ficará às margens do rio como mesmo nome, gere 400 megavats de energia. A metade será consumida pela própria fábrica e o restante será vendido, sendo suficiente para abastecer uma cidade com até 800 mil habitantes.

Conforme a previsão inicial, toda a celulose será despachada por um ramal ferroviário de 47 quilômetros que a empresa pretende construir entre a fábrica e Ferronorte, que corta Inocência na região norte do município.

ESTADO DA CELULOSE
Em Mato Grosso do Sul já estão em funcionamento outras três grandes fábricas de Celulose, sendo duas em Três Lagoas e uma em Ribas do Rio Pardo. A primeira, da Suzano, funciona desde 2009. A segunda, do grupo J&F, entrou em operação em 2012. A terceira funciona desde julho de 2024, em Ribas do Rio Pardo.

E, além da unidade de Inocência, existe previsão para construção de uma quinta fábrica em Mato Grosso do Sul, em Bataguassu, num projeto da Bracell  que prevê investimentos da ordem de R$ 16 bilhões. As obras devem começar em fevereiro do próximo ano.

Correio do Estado

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Homem morre 14 dias após cair de garupa de moto e bater a cabeça

Morador de Nova Andradina estava internado no Hospital da Vida (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

Antônio Marques Gárcia, de 62 anos, faleceu nesta terça-feira (16) no Hospital da Vida em Dourados, após sofrer um acidente de moto no dia 2 de setembro em Nova Andradina. Segundo informações, Antônio estava na garupa de uma motocicleta Honda Twister vermelha.

Eles seguiam na estrada do Merengue, acesso ao Sítio Nossa Senhora de Aparecida. Próximo ao trevo do bairro Laranjal, o chinelo de Antônio enroscou na roda traseira da moto.

Ao tentar remover o chinelo com o veículo em movimento, ele caiu, bateu a cabeça no solo e sofreu traumatismo.

Antônio foi socorrido e levado ao hospital local, sendo posteriormente transferido para o Hospital da Vida em Dourados, onde veio a falecer.

Midiamax

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Tempo fechado pode ter causado desorientação espacial e morte de pecuarista

Aeronave modelo C210 era pilotada pelo fazendeiro (Reprodução TH+Portal)

Você sabe o que é uma desorientação espacial? Ela ocorre quando um piloto perde a noção da atitude (inclinação e direção), altitude e velocidade da aeronave em relação ao solo ou a outros pontos de referência, sendo muitas vezes causada por ilusões sensoriais provocadas por mau tempo. Isto pode ter causado a queda da aeronave e morte do pecuarista e médico, Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos.

Jornal Midiamax conversou com um piloto, que preferiu não se identificar, que disse que a aeronave em que estava Ramiro foi de 20 mil pés a 0 pés em apenas, 9 segundos. “Quando você entra em uma camada de tempo fechado, o piloto tenta restabelecer a referência com o horizonte”, disse o piloto.

Conforme a explicação, nestes casos tudo ocorre muito rápido, em apenas 9 segundos. “O piloto passa a não confiar nos instrumentos e tenta a todo custo a referência do horizonte e nisto, o avião começa a rodar e cai”, falou.

“É quando nós falamos que o piloto vira passageiro, já que o nervoso se instala”, explicou. No momento da queda da aeronave chovia muito na região e com tempo ruim não é aconselhável decolar.

“Isso poderia acontecer com o piloto mais experiente, por isso, quando o tempo está fechado, é melhor esperar”, falou o piloto.

Dados do voo do pecuarista

Quem era o pecuarista e médico?

O pecuarista era formado em medicina, mas nunca teria exercido a profissão, sempre trabalhando como agropecuarista. Ramiro era médico ortopedista, casado e tinha duas netas.

Conforme o apurado, Ramiro era um piloto experiente e tinha toda a documentação necessária para pilotar aeronave com validade até agosto de 2026. O pecuarista nasceu em Presidente Prudente, em São Paulo, mas viveu toda a vida em Araçatuba.

O fazendeiro tinha propriedades rurais em Aracanguá, além de áreas nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Ramiro seguia sozinho para uma fazenda da família, em Figueirópolis do Oeste, em Mato Grosso, quando a aeronave caiu.

Trajeto feito pela aeronave

O trajeto feito pela aeronave Cessna P210 até o momento da queda no Pantanal de Mato Grosso do Sul foi registrado pelo ‘FlightRadar24′ — serviço de rastreamento de voos em tempo real. A queda na manhã desta terça-feira (16) resultou na morte do fazendeiro e médico ortopedista Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos.

A aeronave saiu do Aeroporto Estadual de Araçatuba-SP, contudo, durante o trajeto na divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul, desapareceu dos radares a 90 milhas náuticas, a cerca de 166 quilômetros de Cuiabá, segundo a FAB (Força Aérea Brasileira).

A suspeita inicial é de que Ramiro tenha enfrentado condições meteorológicas adversas, uma vez que foram registradas chuva forte e trovoadas na região.

Monomotor raro

O fazendeiro estava sozinho no monomotor de matrícula PS-FDW, um Cessna P210N, com versão pressurizada do clássico C210 Centurion.

A aeronave é considerada rara, pois é um dos poucos exemplares no mundo do P210N cujo motor a pistão turbo Continental TSIO-520 foi substituído por um motor turboélice Allison/Rolls-Royce Model 250, derivado do motor turboeixo usado em helicópteros como o Bell 407 e o MH-6 Little Bird, segundo Aeroin.

Midiamax

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Três Lagoas: Morador atira contra caminhão de lixo após se irritar com poeira

Morador atira contra caminhão de lixo após se irritar com poeira

Imagem ilustrativa

Três garis acionaram a polícia em Três Lagoas após um morador atirar contra o caminhão de lixo durante a coleta, nesta quarta-feira. Os trabalhadores relataram à polícia que realizavam o serviço na rua Francisco Moreira, próximo à rua Manuel Oliveira Gomes, quando o caminhão levantou poeira, visto que a via não é pavimentada.

Nesse momento, o morador teria se irritado, passando a insultar os garis. Em seguida, sacou uma arma e efetuou disparos em direção ao caminhão e alguns para o alto. Após os tiros, o homem fugiu do local em um veículo Honda Civic.

O caso está sendo investigado como constrangimento ilegal e disparo de arma de fogo, segundo o site RCN67. A reportagem destacou a recorrência de agressões contra garis no Brasil, mencionando um caso em São Paulo onde um gari foi morto por uma situação similar.

RNC 67

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EDITORIAL Nunca foi pelo povo

Cassilândia, na contramão do desenvolvimento vivido pelas cidades vizinhas, continua derrapando pelo caminho e isso para não dizer empacada.

Sai prefeito, entra prefeito, trocam-se vereadores, mudam-se os secretários e assessores, mas as prometidas melhorias nunca se tornam um fato, não se transformam em ações.

Cassilândia é vista hoje como cidade-dormitório a serviço de Inocência, Aporé e Paranaíba, afinal como centro regional oferece distância menor para quem trabalha nessas obras gigantescas que oferecem divisas e empregos para as cidades vizinhas.

Hoje a cidade tem um número elevado de hotéis, quitinetes e casas de aluguéis, o que, pelo andar da carruagem, a tornarão cidade esvaziada no futuro assim que as plantas em construção estiveram concluídas no seu entorno.

O governo municipal virou uma máquina inchada, perdulária e inoperante que não criou ainda um programa viável capaz de atrair investimentos para cá, embora tenha exagerado na contratação de empresas e mais empresas de assessorias e consultorias, estas até hoje ineficazes e morosas.

Grandes empresas estão indo para Inocência, Água Clara, Bataguassu e outras cidades até menores do que Cassilândia, enquanto as lideranças locais permanecem como barata tonta sem saber o que fazer.

Os poderes Executivo e Legislativo torram muito dinheiro com diárias para fazer turismo em Campo Grande e Brasília, afinal nenhum resultado prático positivo se viu até hoje.

A cada campanha eleitoral o discurso demagógico é sempre o povo, pelo povo, com o povo e para o povo.

Mas tudo não passa de pura desfaçatez.

Nunca foi pelo povo. Sempre foi business. Sempre foi negócio.

CORINO ALVARENGA

EDITOR DO CASSILÂNDIA URGENTE

Visão aérea da Praça São José, Cassilândia

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Veículos & Serviços: Refrigeração Cassilândia entende de ar condicionado de automóveis

A Refrigeração Cassilândia é uma empresa com alto conhecimento e prática em ar condicionado para automóveis em geral, oferecendo manutenção, troca de peças e total assistência.

Em seus serviços, oferece pontos positivos como preço, confiança, condições de pagamento e qualidade no atendimento.

Uma das marcas da empresa constatada é a fidelização de clientes que confiam há décadas, voltando sempre para fazer manutenção e reparos no ar condicionado de veículos e em refrigeração em geral.

Rua Izaías Teixeira Borges, 344 – Centro – Cassilândia – MS – (67) 3596-1370.

Refrigeração Cassilândia: Confiança e fidelização de clientes

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Veículos & Serviços: Auto Mecânica Tardioli, especializada em retífica de cabeçotes

A Auto Mecânica Tardioli é uma oficina com especialidade em retífica de cabeçotes, motor, câmbio, retífica, preparações e mecânica em geral de todas as marcas e modelos.

Está localizada na Avenida Presidente Dutra, 2.748 – Vila Izanópolis, em Cassilândia.

Sempre com foco no bom atendimento, na garantia dos serviços, preços competitivos e rapidez na entrega, a Auto Mecânica Tardioli vê o seu número de clientes crescer a cada dia.

Deu problema no carro, passe na Tardioli.

WhatsApp (67) 98133-6168.

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Cassilândia Urgente: Moradora reclama de fios deixados soltos por empresa de internet em Cassilândia

Uma moradora enviou vídeo à redação do Cassilândia Urgente, nesta tarde de terça-feira, 16 de setembro, vídeo mostrando fiação solta na Rua Ademar Pereira de Camargo esquina com Domingos de Souza França, na Vila Pernambuco.

Com a palavra quem interessar possa.

Confira as imagens.

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Inocência: Arauco destina R$ 11,5 milhões só para tratar esgoto em alojamento

Maior fábrica de celulose do mundo está sendo construída próximo ao Sucuriú, no município de Inocência, na região leste de MS

Em um projeto com números astronômicos no município de Inocência, onde cerca de R$ 25 bilhões estão sendo destinados à construção de uma fábrica de celulose, a empresa chilena Arauco prevê investimentos de R$ 11,5 milhões somente para instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em um de seus alojamentos para trabalhadores.

Conforme as previsões da empresa, o investimento nestes alojamentos, que no pico das obras abrigarão até 14 mil trabalhadores, serão da ordem de R$ 282 milhões. E esta estação de tratamento  de esgoto será para atender somente um deles, o Bocaiúva, que terá em torno de 1,5 mil vagas.

Para conseguir a autorização para a obra da ETE, conforme publicação do diário oficial do Estado desta quarta-feira (17), a Arauco se comprometeu a destinar R$ 47.265,00 ( 0,411% do total da obra) ao Governo do Estado a título de compensação ambiental por conta dos impactos causados pela estação de tratamento de esgoto.

E neste valor (R$ 11,5 milhões) não estão incluídos os investimentos que serão feitos na estação de tratamento da fábrica, onde haverá consumo médio diário de 250 milhões de litros de água, ou 91 bilhões de litros ao longo de um ano.

O consumo de água da indústria praticamente equivale ao volume distribuído pela Águas Guariroba aos cerca de 900 mil de habitantes de Campo Grande, que é da ordem de 280 milhões de litros diários. Segundo a empresa, 90% da água que é captado volta para o rio depois de ser tratada..

A previsão é de que os alojamentos, com capacidade superior a 1,5 mil vagas cada um, sejam construídos a cerca de dez quilômetros da área urbana de Inocência e a 40 quilômetros do local onde está sendo instalada a fábrica, às marges da MS-377 e do Rio Sucuriú.

Atualmente já existe uma série de alojamentos para os trabalhadores, mas próximo da área urbana. É nestes locais que está a maior parte dos operários que já estão atuando naquela que será a maior fábrica de celulose do mundo, com capacidade para 3,5 milhões de toneladas de celulose por ano.

No pico das obras, conforme a previsão da multinacional, serão até 14 mil pessoas trabalhando na região e por conta disso estes alojamentos vão virar pequenas cidades erguidas no meio da área rural. Eles terão de ser equipadas com redes de água, energia e uma série de outras benfeitorias.

Além disso, a previsão é de que na área dos alojamentos sejam construídos espaços para lazer e  cada ala de alojamentos contará com um pronto atendimento médico. Os casos graves de saúde serão encaminhados para um hospital que está previsto para ser construído no canteiro de obras.

Além disso, a direção da Arauco informou que os trabalhadores terão acesso a planos de saúde suplementar e transporte de emergência, com ambulâncias da própria empresa, para hospitais particulares fora da região, se necessário.

A previsão é de que a fábrica, que demandará investimentos de US$ 4,6 bilhões, entre em operação no segundo semestre de 2027. Para ter matéria-prima, cerca de 400 mil hectares de eucaliptos já foram ou serão plantados no entorno.

Além de celulose, a previsão é de que o Projeto Sucuriú, que ficará às margens do rio como mesmo nome, gere 400 megavats de energia. A metade será consumida pela própria fábrica e o restante será vendido, sendo suficiente para abastecer uma cidade com até 800 mil habitantes.

Conforme a previsão inicial, toda a celulose será despachada por um ramal ferroviário de 47 quilômetros que a empresa pretende construir entre a fábrica e Ferronorte, que corta Inocência na região norte do município.

ESTADO DA CELULOSE
Em Mato Grosso do Sul já estão em funcionamento outras três grandes fábricas de Celulose, sendo duas em Três Lagoas e uma em Ribas do Rio Pardo. A primeira, da Suzano, funciona desde 2009. A segunda, do grupo J&F, entrou em operação em 2012. A terceira funciona desde julho de 2024, em Ribas do Rio Pardo.

E, além da unidade de Inocência, existe previsão para construção de uma quinta fábrica em Mato Grosso do Sul, em Bataguassu, num projeto da Bracell  que prevê investimentos da ordem de R$ 16 bilhões. As obras devem começar em fevereiro do próximo ano.

Correio do Estado

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Homem morre 14 dias após cair de garupa de moto e bater a cabeça

Morador de Nova Andradina estava internado no Hospital da Vida (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

Antônio Marques Gárcia, de 62 anos, faleceu nesta terça-feira (16) no Hospital da Vida em Dourados, após sofrer um acidente de moto no dia 2 de setembro em Nova Andradina. Segundo informações, Antônio estava na garupa de uma motocicleta Honda Twister vermelha.

Eles seguiam na estrada do Merengue, acesso ao Sítio Nossa Senhora de Aparecida. Próximo ao trevo do bairro Laranjal, o chinelo de Antônio enroscou na roda traseira da moto.

Ao tentar remover o chinelo com o veículo em movimento, ele caiu, bateu a cabeça no solo e sofreu traumatismo.

Antônio foi socorrido e levado ao hospital local, sendo posteriormente transferido para o Hospital da Vida em Dourados, onde veio a falecer.

Midiamax

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Tempo fechado pode ter causado desorientação espacial e morte de pecuarista

Aeronave modelo C210 era pilotada pelo fazendeiro (Reprodução TH+Portal)

Você sabe o que é uma desorientação espacial? Ela ocorre quando um piloto perde a noção da atitude (inclinação e direção), altitude e velocidade da aeronave em relação ao solo ou a outros pontos de referência, sendo muitas vezes causada por ilusões sensoriais provocadas por mau tempo. Isto pode ter causado a queda da aeronave e morte do pecuarista e médico, Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos.

Jornal Midiamax conversou com um piloto, que preferiu não se identificar, que disse que a aeronave em que estava Ramiro foi de 20 mil pés a 0 pés em apenas, 9 segundos. “Quando você entra em uma camada de tempo fechado, o piloto tenta restabelecer a referência com o horizonte”, disse o piloto.

Conforme a explicação, nestes casos tudo ocorre muito rápido, em apenas 9 segundos. “O piloto passa a não confiar nos instrumentos e tenta a todo custo a referência do horizonte e nisto, o avião começa a rodar e cai”, falou.

“É quando nós falamos que o piloto vira passageiro, já que o nervoso se instala”, explicou. No momento da queda da aeronave chovia muito na região e com tempo ruim não é aconselhável decolar.

“Isso poderia acontecer com o piloto mais experiente, por isso, quando o tempo está fechado, é melhor esperar”, falou o piloto.

Dados do voo do pecuarista

Quem era o pecuarista e médico?

O pecuarista era formado em medicina, mas nunca teria exercido a profissão, sempre trabalhando como agropecuarista. Ramiro era médico ortopedista, casado e tinha duas netas.

Conforme o apurado, Ramiro era um piloto experiente e tinha toda a documentação necessária para pilotar aeronave com validade até agosto de 2026. O pecuarista nasceu em Presidente Prudente, em São Paulo, mas viveu toda a vida em Araçatuba.

O fazendeiro tinha propriedades rurais em Aracanguá, além de áreas nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Ramiro seguia sozinho para uma fazenda da família, em Figueirópolis do Oeste, em Mato Grosso, quando a aeronave caiu.

Trajeto feito pela aeronave

O trajeto feito pela aeronave Cessna P210 até o momento da queda no Pantanal de Mato Grosso do Sul foi registrado pelo ‘FlightRadar24′ — serviço de rastreamento de voos em tempo real. A queda na manhã desta terça-feira (16) resultou na morte do fazendeiro e médico ortopedista Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos.

A aeronave saiu do Aeroporto Estadual de Araçatuba-SP, contudo, durante o trajeto na divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul, desapareceu dos radares a 90 milhas náuticas, a cerca de 166 quilômetros de Cuiabá, segundo a FAB (Força Aérea Brasileira).

A suspeita inicial é de que Ramiro tenha enfrentado condições meteorológicas adversas, uma vez que foram registradas chuva forte e trovoadas na região.

Monomotor raro

O fazendeiro estava sozinho no monomotor de matrícula PS-FDW, um Cessna P210N, com versão pressurizada do clássico C210 Centurion.

A aeronave é considerada rara, pois é um dos poucos exemplares no mundo do P210N cujo motor a pistão turbo Continental TSIO-520 foi substituído por um motor turboélice Allison/Rolls-Royce Model 250, derivado do motor turboeixo usado em helicópteros como o Bell 407 e o MH-6 Little Bird, segundo Aeroin.

Midiamax

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Três Lagoas: Morador atira contra caminhão de lixo após se irritar com poeira

Morador atira contra caminhão de lixo após se irritar com poeira

Imagem ilustrativa

Três garis acionaram a polícia em Três Lagoas após um morador atirar contra o caminhão de lixo durante a coleta, nesta quarta-feira. Os trabalhadores relataram à polícia que realizavam o serviço na rua Francisco Moreira, próximo à rua Manuel Oliveira Gomes, quando o caminhão levantou poeira, visto que a via não é pavimentada.

Nesse momento, o morador teria se irritado, passando a insultar os garis. Em seguida, sacou uma arma e efetuou disparos em direção ao caminhão e alguns para o alto. Após os tiros, o homem fugiu do local em um veículo Honda Civic.

O caso está sendo investigado como constrangimento ilegal e disparo de arma de fogo, segundo o site RCN67. A reportagem destacou a recorrência de agressões contra garis no Brasil, mencionando um caso em São Paulo onde um gari foi morto por uma situação similar.

RNC 67

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EDITORIAL Nunca foi pelo povo

Cassilândia, na contramão do desenvolvimento vivido pelas cidades vizinhas, continua derrapando pelo caminho e isso para não dizer empacada.

Sai prefeito, entra prefeito, trocam-se vereadores, mudam-se os secretários e assessores, mas as prometidas melhorias nunca se tornam um fato, não se transformam em ações.

Cassilândia é vista hoje como cidade-dormitório a serviço de Inocência, Aporé e Paranaíba, afinal como centro regional oferece distância menor para quem trabalha nessas obras gigantescas que oferecem divisas e empregos para as cidades vizinhas.

Hoje a cidade tem um número elevado de hotéis, quitinetes e casas de aluguéis, o que, pelo andar da carruagem, a tornarão cidade esvaziada no futuro assim que as plantas em construção estiveram concluídas no seu entorno.

O governo municipal virou uma máquina inchada, perdulária e inoperante que não criou ainda um programa viável capaz de atrair investimentos para cá, embora tenha exagerado na contratação de empresas e mais empresas de assessorias e consultorias, estas até hoje ineficazes e morosas.

Grandes empresas estão indo para Inocência, Água Clara, Bataguassu e outras cidades até menores do que Cassilândia, enquanto as lideranças locais permanecem como barata tonta sem saber o que fazer.

Os poderes Executivo e Legislativo torram muito dinheiro com diárias para fazer turismo em Campo Grande e Brasília, afinal nenhum resultado prático positivo se viu até hoje.

A cada campanha eleitoral o discurso demagógico é sempre o povo, pelo povo, com o povo e para o povo.

Mas tudo não passa de pura desfaçatez.

Nunca foi pelo povo. Sempre foi business. Sempre foi negócio.

CORINO ALVARENGA

EDITOR DO CASSILÂNDIA URGENTE

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Veículos & Serviços: Refrigeração Cassilândia entende de ar condicionado de automóveis

A Refrigeração Cassilândia é uma empresa com alto conhecimento e prática em ar condicionado para automóveis em geral, oferecendo manutenção, troca de peças e total assistência.

Em seus serviços, oferece pontos positivos como preço, confiança, condições de pagamento e qualidade no atendimento.

Uma das marcas da empresa constatada é a fidelização de clientes que confiam há décadas, voltando sempre para fazer manutenção e reparos no ar condicionado de veículos e em refrigeração em geral.

Rua Izaías Teixeira Borges, 344 – Centro – Cassilândia – MS – (67) 3596-1370.

Refrigeração Cassilândia: Confiança e fidelização de clientes

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Veículos & Serviços: Auto Mecânica Tardioli, especializada em retífica de cabeçotes

A Auto Mecânica Tardioli é uma oficina com especialidade em retífica de cabeçotes, motor, câmbio, retífica, preparações e mecânica em geral de todas as marcas e modelos.

Está localizada na Avenida Presidente Dutra, 2.748 – Vila Izanópolis, em Cassilândia.

Sempre com foco no bom atendimento, na garantia dos serviços, preços competitivos e rapidez na entrega, a Auto Mecânica Tardioli vê o seu número de clientes crescer a cada dia.

Deu problema no carro, passe na Tardioli.

WhatsApp (67) 98133-6168.

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Uma moradora enviou vídeo à redação do Cassilândia Urgente, nesta tarde de terça-feira, 16 de setembro, vídeo mostrando fiação solta na Rua Ademar Pereira de Camargo esquina com Domingos de Souza França, na Vila Pernambuco.

Com a palavra quem interessar possa.

Confira as imagens.

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