Homem de 59 anos é agredido e assaltado no Jardim Cardoso ao retornar de restaurante

Vítima foi abordada por criminoso, derrubada ao solo e teve sua carteira e um celular Motorola azul subtraídos.

Um crime de roubo mobilizou a Polícia Militar na noite de quarta-feira, por volta das 20h16, na Rua Natalina Ferreira Dosso, no Jardim Cardoso.

A vítima, um homem de 59 anos, relatou que havia saído de casa para assistir a um jogo em um restaurante nas proximidades e foi abordado por um desconhecido enquanto retornava. A informação é do Sargento Magalhães, da Polícia Militar de Cassilândia, ao Programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, nesta terça-feira, 23 de junho.

De acordo com o depoimento, o criminoso empurrou a vítima contra o solo, chegando a rasgar o seu moletom, e subtraiu sua carteira e um aparelho celular da marca Motorola, de cor azul. O homem não soube informar as características físicas do autor para auxiliar na identificação. O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as devidas investigações. Midiamax

Compartilhe:

Avô é condenado a 16 anos por estuprar neta

Imagem ilustrativa. (Leonardo de França, Jornal Midiamax)

Um homem foi condenado a 16 anos e quatro meses de prisão por estupro contra a própria neta, de cinco anos, em Campo Grande. O estupro teria ocorrido entre março e novembro do ano passado, e a condenação foi divulgada na quarta-feira (24).

Além dos depoimentos, um laudo médico identificou lesão recente na criança, reforçando a materialidade do crime. O réu foi condenado a 16 anos e quatro meses de prisão, em regime inicial fechado, pelo crime de estupro de vulnerável. Também foi condenado ao pagamento de R$ 5 mil por danos morais. A pena foi agravada pela relação de confiança com a vítima. Midiamax

Compartilhe:

Cassilândia: Festa do Peão 2026 terá portões abertos e grandes shows nacionais

Foto Inteligência Artificial

O presidente do Sindicato Rural de Cassilândia, Cilas Alberto, anunciou oficialmente a programação completa da Festa do Peão de Cassilândia 2026, que será realizada entre os dias 29 de julho e 2 de agosto. A grande novidade deste ano é que o evento terá entrada gratuita em todos os dias, graças a parcerias com a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores e órgãos estaduais e federais.

Grade de shows nacionais

A festa contará com uma programação musical de peso, reunindo artistas de destaque no cenário sertanejo nacional:

  • Quarta-feira (29/07): Ícaro & Gilmar (abertura oficial)

  • Quinta-feira (30/07): Israel & Rodolffo

  • Sexta-feira (31/07): Guilherme & Santiago

  • Sábado (01/08): Mariana Fagundes

Rodeio de alto nível em touros e cavalos

Cilas destacou o forte investimento na qualidade do rodeio, que promete estar entre os mais valorizados do país.

Na montaria em touros, estarão presentes boiadas das companhias:

  • Califórnia

  • André de Mogi

  • Paulo Emílio

  • Gutt Bulls

  • Cinco Estrelas

Já na montaria em cavalos (estilo cutiano), o grande destaque será a SBC – Seleção Brasileira de Cutiano, trazendo os 20 melhores peões ranqueados do Brasil, além das tropas das companhias WR, Zé Ricardo e Vale da Piedade.

Premiação e equipe técnica

O rodeio terá narração de Dimas Thiago e Humberto Júnior, com arbitragem de Tião Procópio e Marcelo Araújo.

A premiação total será de R$ 54.000,00, caso não seja entregue um veículo 0km ao campeão de cada modalidade, colocando Cassilândia entre os rodeios mais bem pagos do Brasil.

Salva-vidas: João Problema, Coloral, Pepéu e Escurinho
Madrinheiras: Sandra Frades e Kelly

Nova estrutura e inovação visual

A edição 2026 passará por uma reformulação completa na estrutura. Entre as mudanças estudadas estão:

  • Novo posicionamento do palco e dos camarotes

  • Redução do tamanho da arena para maior proximidade com o público

  • Camarotes inferiores envelopados e com fechamento em grade, garantindo mais segurança

Segundo Cilas, o objetivo é entregar “a estrutura mais linda já vista” na história da festa.

O lançamento oficial para empresários e patrocinadores aconteceu no dia 6 de fevereiro, com apresentação de maquetes em 3D e vídeos detalhando a nova estrutura do evento.

Programação complementar e impacto econômico

Antes da abertura oficial, a festa começa com o rodeio regional, na terça e quarta-feira, com cerca de 100 montarias, oferecendo vagas para o rodeio profissional e incluindo também o rodeio amador em cavalos.

Outras atrações em fase de alinhamento incluem:

  • Prova dos Três Tambores

  • Ranch Sorting

  • Laço Comprido

A tradicional cavalgada também retorna ao formato antigo, sendo realizada uma semana antes do início da festa.

 Evento para a população

Cilas Alberto reforçou que o objetivo do Sindicato Rural não é o lucro, mas sim movimentar a economia local, fortalecer o comércio e oferecer lazer gratuito de qualidade para a população de Cassilândia e visitantes.

A Festa do Peão de Cassilândia 2026 promete ser um dos maiores eventos do interior do Mato Grosso do Sul, unindo tradição, esporte, música e inclusão social.

Cassilândia Notícias

Compartilhe:

Assassinato de idoso encontrado dentro de saco teria sido motivado por discussão banal após bebedeira

Local onde a vítima morava. (Foto: Marcos Ermínio, Midiamax)

Dois homens, de 50 e 55 anos, foram presos na manhã desta quinta-feira (25), apontados como responsáveis pela morte e ocultação do corpo de Antônio Ormondes Pereira, de 72 anos, no Assentamento Conquista, às margens da MS-080, a 30 km de Campo Grande. A motivação do crime teria sido uma discussão banal após o consumo de bebidas alcoólicas.

Já no fim da manhã de quarta-feira (24), outros moradores realizaram buscas, quando localizaram uma bolsa de estopa exalando forte odor. Ao verificarem, encontraram o corpo de Antônio em estado avançado de decomposição e com várias lesões na região da cabeça.

Antônio Ormondes Pereira. (Foto: Fala Povo Midiamax)

Prisões

A DHPP (Delegacia Especializada de Repressão a Homicídios e Proteção à Pessoa) então assumiu as investigações. Durante as diligências, os policiais falaram com alguns moradores, que relataram terem visto Antônio pela última vez na companhia de um vizinho — com quem, inclusive, teria discutido na oportunidade.

O mesmo suspeito não teria sido mais visto após ter pegado carona em direção à rodovia. Já na manhã desta quinta-feira, ele foi encontrado em uma propriedade rural de parentes, em Corguinho, a 96 km de Campo Grande.

Ao ser abordado, confessou o crime, indicando inclusive o comparsa que o teria ajudado na ocultação do corpo. “O autor do homicídio relatou que o matou com uma paulada, motivado por uma discussão banal, após a ingestão de pinga”, esclareceu o delegado titular da DHPP, Caio Macedo.
Suspeito preso pela DHPP. (Reprodução, PCMS)

O comparsa suspeito de auxiliar na ocultação do corpo foi localizado no mesmo assentamento onde o crime teria ocorrido. Ao ser abordado, confessou a participação e falou o local onde havia escondido o celular de Antônio, que teria ficado com ele desde o crime.

A companheira do suspeito responsável pela ocultação de cadáver também foi presa, pois estaria foragida da Justiça pelo crime de furto, com mandado de prisão em aberto.

Região onde o corpo foi localizado. (Foto: Marcos Ermínio, Midiamax)

Conhecido na região

Na região do sítio onde a vítima morava, vizinhos descreveram Antônio como uma pessoa querida e “gente boa”. Lamentaram também a crueldade cometida com o idoso, que teve o corpo encontrado em uma área de brejo do assentamento. “É muita maldade, arrastaram o corpo dele até lá”, disse um vizinho.

Devido ao carinho por Antônio, aquelas pessoas que o conheciam estão inconformadas com o fato de a última lembrança que têm do idoso ser o “o saco branco” onde o corpo dele foi encontrado, com diversas lesões na região da cabeça.

O militar conheceu Antônio quando ele morava em um assentamento na região de Jaraguari, a 47 km de Campo Grande. Posteriormente, Antônio se mudou para o Assentamento Conquista, localizado às margens da MS-080.

“Quem fez a mudança [para o Assentamento Conquista] dele fui eu. Levei as coisas dele, levei ele no meu carro. Ele não tinha conta bancária, ele tinha o dinheiro, as coisas dele, guardava assim, enrolado num saco plástico. O comportamento dele era assim, ele nunca ligou para documento, aquela pessoa que preferia se identificar como um anônimo”, relembrou o amigo, relatando a simplicidade em que Antônio vivia.

Antônio morava no Assentamento Conquista. (Foto: Fala Povo Midiamax)

Midiamax

Compartilhe:

Julgamento termina e dupla é condenada a 14 e a 7 anos por matar detenta asfixiada

Flabson, durante julgamento nesta quinta-feira (25). (Foto: Léol de França, Midiamax)

Flabson Amaro dos Santos Alves e Rita Cadillac – nome social da acusada – foram condenados a 14 e a 7 anos, respectivamente, por matar asfixiada a travesti Dandara Vick. A dupla foi julgada nesta quinta-feira (25), no Tribunal do Júri de Campo Grande.

Nesta quinta-feira, durante o julgamento, o Conselho de Sentença reconheceu a materialidade e as autorias do delito. Flabson foi sentenciado a pena de 14 anos de reclusão pelo homicídio doloso qualificado pela asfixia da vítima.

Conforme sentença proferida pelo juiz Carlos Alberto Garcete, o regime inicial de cumprimento de pena para ambos os sentenciados será o fechado.

Relembre o caso

Dandara foi asfixiada com uma toalha e morreu após 50 minutos de sufocamento. A vítima foi encontrada com as mãos e os pés amarrados. Os autores disseram que havia uma desavença antiga entre eles e, por isso, cometeram o crime.

Ao contrário das declarações concedidas à época do crime, durante o julgamento, Flabson disse que cometeu matou Dandara sozinho. “Dei murro e várias pancadas na cara. Eu sozinho. Passei a toalha no pescoço e comecei a enforcar”, afirmou.

Kalu Além relembrou, mãe de Dandara acompanhou o julgamento. Antes da sentença, pediu por justiça. “Estamos aqui hoje para pedir justiça. Quero que os dois sejam condenados. Porque o que eles fizeram com meu filho não se faz com um animal. Meu filho foi amarrado e torturado”, frisou.

Midiamax

Compartilhe:

Lagoa Santa-GO: Prefeitura é atacada por hacker e tem prejuízo de R$ 150 mil

De acordo com a Associação Goiana de Municípios, pelo menos sete cidades foram alvo de criminosos. Prefeituras tentam reaver o dinheiro junto à Caixa Econômica Federal.

Pelo menos sete prefeituras goianas foram alvo de ataques hackers nos últimos três anos, gerando prejuízos que, somados, chegam a quase R$ 8 milhões. Segundo a Associação Goiana de Municípios (AGM), as invasões aconteceram entre 2024 e 2026.

De acordo com a TV Anhanguera, as cidades afetadas e os respectivos prejuízos foram:

  • Damianópolis – R$ 400 mil
  • Nazário – R$ 2,8 milhões
  • Santa Rita do Araguaia – R$ 1,3 milhão
  • Lagoa Santa- R$ 150 mil
  • Castelândia- R$ 496 mil
  • Cromínia- R$ 406 mil
  • Caçu- R$ 3 milhões (dos quais R$ 600 mil foram recuperados)

De acordo com a AGM, todas as contas bancárias das quais os valores foram retirados pelos hackers são da Caixa Econômica Federal. O g1 entrou em contato com o banco, solicitando informações sobre as ocorrências e as medidas tomadas posteriormente, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

A assessoria da AGM informou que a iniciativa partiu do prefeito de Caçu, no sudoeste do estado, Kelson Souza Vilarinho, que, entre os casos, registrou o segundo maior prejuízo, que ocorreu em 2025: os hackers conseguiram retirar R$ 3 milhões, mas a prefeitura conseguiu recuperar R$ 600 mil, resultando em uma perda de R$ 2,4 milhões.

Em entrevista à TV Anhanguera, o prefeito de Nazário, João Batista de Oliveira (União), contou que um dia antes do ataque cibernético a prefeitura havia terminado uma obra de recapeamento.

“Quando no outro dia eu vou caçar o dinheiro para pagar, o dinheiro tinha sido hackeado”, relatou.

 

Pelo menos sete cidades goianas tiveram prejuízos após serem alvo de ataques hackers desde 2024 — Foto: Reprodução/ TV Anhanguera

Pelo menos sete cidades goianas tiveram prejuízos após serem alvo de ataques hackers desde 2024 — Foto: Reprodução/ TV Anhanguera

O prefeito destaca que são vários os impactos do desvio da verba, como atraso de pagamento a fornecedores, compra de medicamentos e pagamento dos médicos. “E como você vai fazer para prestar contas de um dinheiro que foi desviado?”, desabafou.

A assessoria da AGM informou que houve caso de invasão tarde da noite, após as 23h. Após acessar a conta, os hackers conseguiam retirar os valores, por meio de PIX, em minutos. Em 2025, a TV Anhanguera mostrou o caso de Santa Rita do Araguaia, cujos recursos foram desviados para diversos estados por meio de 14 transações bancárias, com apenas segundos de diferença entre elas.

Segundo a AGM, no dia 9 de junho houve uma reunião de alguns prefeitos, em Brasília, com representantes da Caixa Econômica, que disseram que os casos seriam avaliados. O encontro aconteceu, a pedido dos prefeitos, no gabinete do senador Vanderlan Cardoso (PSD).

Procurada, a Polícia Federal disse que não fornece informações sobre investigações em andamento.

Por Rafaella Barros, John William, g1 Goiás e TV Anhanguera

Compartilhe:

Homem de 59 anos é agredido e assaltado no Jardim Cardoso ao retornar de restaurante

Vítima foi abordada por criminoso, derrubada ao solo e teve sua carteira e um celular Motorola azul subtraídos.

Um crime de roubo mobilizou a Polícia Militar na noite de quarta-feira, por volta das 20h16, na Rua Natalina Ferreira Dosso, no Jardim Cardoso.

A vítima, um homem de 59 anos, relatou que havia saído de casa para assistir a um jogo em um restaurante nas proximidades e foi abordado por um desconhecido enquanto retornava. A informação é do Sargento Magalhães, da Polícia Militar de Cassilândia, ao Programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, nesta terça-feira, 23 de junho.

De acordo com o depoimento, o criminoso empurrou a vítima contra o solo, chegando a rasgar o seu moletom, e subtraiu sua carteira e um aparelho celular da marca Motorola, de cor azul. O homem não soube informar as características físicas do autor para auxiliar na identificação. O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as devidas investigações. Midiamax

Compartilhe:

Avô é condenado a 16 anos por estuprar neta

Imagem ilustrativa. (Leonardo de França, Jornal Midiamax)

Um homem foi condenado a 16 anos e quatro meses de prisão por estupro contra a própria neta, de cinco anos, em Campo Grande. O estupro teria ocorrido entre março e novembro do ano passado, e a condenação foi divulgada na quarta-feira (24).

Além dos depoimentos, um laudo médico identificou lesão recente na criança, reforçando a materialidade do crime. O réu foi condenado a 16 anos e quatro meses de prisão, em regime inicial fechado, pelo crime de estupro de vulnerável. Também foi condenado ao pagamento de R$ 5 mil por danos morais. A pena foi agravada pela relação de confiança com a vítima. Midiamax

Compartilhe:

Cassilândia: Festa do Peão 2026 terá portões abertos e grandes shows nacionais

Foto Inteligência Artificial

O presidente do Sindicato Rural de Cassilândia, Cilas Alberto, anunciou oficialmente a programação completa da Festa do Peão de Cassilândia 2026, que será realizada entre os dias 29 de julho e 2 de agosto. A grande novidade deste ano é que o evento terá entrada gratuita em todos os dias, graças a parcerias com a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores e órgãos estaduais e federais.

Grade de shows nacionais

A festa contará com uma programação musical de peso, reunindo artistas de destaque no cenário sertanejo nacional:

  • Quarta-feira (29/07): Ícaro & Gilmar (abertura oficial)

  • Quinta-feira (30/07): Israel & Rodolffo

  • Sexta-feira (31/07): Guilherme & Santiago

  • Sábado (01/08): Mariana Fagundes

Rodeio de alto nível em touros e cavalos

Cilas destacou o forte investimento na qualidade do rodeio, que promete estar entre os mais valorizados do país.

Na montaria em touros, estarão presentes boiadas das companhias:

  • Califórnia

  • André de Mogi

  • Paulo Emílio

  • Gutt Bulls

  • Cinco Estrelas

Já na montaria em cavalos (estilo cutiano), o grande destaque será a SBC – Seleção Brasileira de Cutiano, trazendo os 20 melhores peões ranqueados do Brasil, além das tropas das companhias WR, Zé Ricardo e Vale da Piedade.

Premiação e equipe técnica

O rodeio terá narração de Dimas Thiago e Humberto Júnior, com arbitragem de Tião Procópio e Marcelo Araújo.

A premiação total será de R$ 54.000,00, caso não seja entregue um veículo 0km ao campeão de cada modalidade, colocando Cassilândia entre os rodeios mais bem pagos do Brasil.

Salva-vidas: João Problema, Coloral, Pepéu e Escurinho
Madrinheiras: Sandra Frades e Kelly

Nova estrutura e inovação visual

A edição 2026 passará por uma reformulação completa na estrutura. Entre as mudanças estudadas estão:

  • Novo posicionamento do palco e dos camarotes

  • Redução do tamanho da arena para maior proximidade com o público

  • Camarotes inferiores envelopados e com fechamento em grade, garantindo mais segurança

Segundo Cilas, o objetivo é entregar “a estrutura mais linda já vista” na história da festa.

O lançamento oficial para empresários e patrocinadores aconteceu no dia 6 de fevereiro, com apresentação de maquetes em 3D e vídeos detalhando a nova estrutura do evento.

Programação complementar e impacto econômico

Antes da abertura oficial, a festa começa com o rodeio regional, na terça e quarta-feira, com cerca de 100 montarias, oferecendo vagas para o rodeio profissional e incluindo também o rodeio amador em cavalos.

Outras atrações em fase de alinhamento incluem:

  • Prova dos Três Tambores

  • Ranch Sorting

  • Laço Comprido

A tradicional cavalgada também retorna ao formato antigo, sendo realizada uma semana antes do início da festa.

 Evento para a população

Cilas Alberto reforçou que o objetivo do Sindicato Rural não é o lucro, mas sim movimentar a economia local, fortalecer o comércio e oferecer lazer gratuito de qualidade para a população de Cassilândia e visitantes.

A Festa do Peão de Cassilândia 2026 promete ser um dos maiores eventos do interior do Mato Grosso do Sul, unindo tradição, esporte, música e inclusão social.

Cassilândia Notícias

Compartilhe:

Assassinato de idoso encontrado dentro de saco teria sido motivado por discussão banal após bebedeira

Local onde a vítima morava. (Foto: Marcos Ermínio, Midiamax)

Dois homens, de 50 e 55 anos, foram presos na manhã desta quinta-feira (25), apontados como responsáveis pela morte e ocultação do corpo de Antônio Ormondes Pereira, de 72 anos, no Assentamento Conquista, às margens da MS-080, a 30 km de Campo Grande. A motivação do crime teria sido uma discussão banal após o consumo de bebidas alcoólicas.

Já no fim da manhã de quarta-feira (24), outros moradores realizaram buscas, quando localizaram uma bolsa de estopa exalando forte odor. Ao verificarem, encontraram o corpo de Antônio em estado avançado de decomposição e com várias lesões na região da cabeça.

Antônio Ormondes Pereira. (Foto: Fala Povo Midiamax)

Prisões

A DHPP (Delegacia Especializada de Repressão a Homicídios e Proteção à Pessoa) então assumiu as investigações. Durante as diligências, os policiais falaram com alguns moradores, que relataram terem visto Antônio pela última vez na companhia de um vizinho — com quem, inclusive, teria discutido na oportunidade.

O mesmo suspeito não teria sido mais visto após ter pegado carona em direção à rodovia. Já na manhã desta quinta-feira, ele foi encontrado em uma propriedade rural de parentes, em Corguinho, a 96 km de Campo Grande.

Ao ser abordado, confessou o crime, indicando inclusive o comparsa que o teria ajudado na ocultação do corpo. “O autor do homicídio relatou que o matou com uma paulada, motivado por uma discussão banal, após a ingestão de pinga”, esclareceu o delegado titular da DHPP, Caio Macedo.
Suspeito preso pela DHPP. (Reprodução, PCMS)

O comparsa suspeito de auxiliar na ocultação do corpo foi localizado no mesmo assentamento onde o crime teria ocorrido. Ao ser abordado, confessou a participação e falou o local onde havia escondido o celular de Antônio, que teria ficado com ele desde o crime.

A companheira do suspeito responsável pela ocultação de cadáver também foi presa, pois estaria foragida da Justiça pelo crime de furto, com mandado de prisão em aberto.

Região onde o corpo foi localizado. (Foto: Marcos Ermínio, Midiamax)

Conhecido na região

Na região do sítio onde a vítima morava, vizinhos descreveram Antônio como uma pessoa querida e “gente boa”. Lamentaram também a crueldade cometida com o idoso, que teve o corpo encontrado em uma área de brejo do assentamento. “É muita maldade, arrastaram o corpo dele até lá”, disse um vizinho.

Devido ao carinho por Antônio, aquelas pessoas que o conheciam estão inconformadas com o fato de a última lembrança que têm do idoso ser o “o saco branco” onde o corpo dele foi encontrado, com diversas lesões na região da cabeça.

O militar conheceu Antônio quando ele morava em um assentamento na região de Jaraguari, a 47 km de Campo Grande. Posteriormente, Antônio se mudou para o Assentamento Conquista, localizado às margens da MS-080.

“Quem fez a mudança [para o Assentamento Conquista] dele fui eu. Levei as coisas dele, levei ele no meu carro. Ele não tinha conta bancária, ele tinha o dinheiro, as coisas dele, guardava assim, enrolado num saco plástico. O comportamento dele era assim, ele nunca ligou para documento, aquela pessoa que preferia se identificar como um anônimo”, relembrou o amigo, relatando a simplicidade em que Antônio vivia.

Antônio morava no Assentamento Conquista. (Foto: Fala Povo Midiamax)

Midiamax

Compartilhe:

Julgamento termina e dupla é condenada a 14 e a 7 anos por matar detenta asfixiada

Flabson, durante julgamento nesta quinta-feira (25). (Foto: Léol de França, Midiamax)

Flabson Amaro dos Santos Alves e Rita Cadillac – nome social da acusada – foram condenados a 14 e a 7 anos, respectivamente, por matar asfixiada a travesti Dandara Vick. A dupla foi julgada nesta quinta-feira (25), no Tribunal do Júri de Campo Grande.

Nesta quinta-feira, durante o julgamento, o Conselho de Sentença reconheceu a materialidade e as autorias do delito. Flabson foi sentenciado a pena de 14 anos de reclusão pelo homicídio doloso qualificado pela asfixia da vítima.

Conforme sentença proferida pelo juiz Carlos Alberto Garcete, o regime inicial de cumprimento de pena para ambos os sentenciados será o fechado.

Relembre o caso

Dandara foi asfixiada com uma toalha e morreu após 50 minutos de sufocamento. A vítima foi encontrada com as mãos e os pés amarrados. Os autores disseram que havia uma desavença antiga entre eles e, por isso, cometeram o crime.

Ao contrário das declarações concedidas à época do crime, durante o julgamento, Flabson disse que cometeu matou Dandara sozinho. “Dei murro e várias pancadas na cara. Eu sozinho. Passei a toalha no pescoço e comecei a enforcar”, afirmou.

Kalu Além relembrou, mãe de Dandara acompanhou o julgamento. Antes da sentença, pediu por justiça. “Estamos aqui hoje para pedir justiça. Quero que os dois sejam condenados. Porque o que eles fizeram com meu filho não se faz com um animal. Meu filho foi amarrado e torturado”, frisou.

Midiamax

Compartilhe:

Lagoa Santa-GO: Prefeitura é atacada por hacker e tem prejuízo de R$ 150 mil

De acordo com a Associação Goiana de Municípios, pelo menos sete cidades foram alvo de criminosos. Prefeituras tentam reaver o dinheiro junto à Caixa Econômica Federal.

Pelo menos sete prefeituras goianas foram alvo de ataques hackers nos últimos três anos, gerando prejuízos que, somados, chegam a quase R$ 8 milhões. Segundo a Associação Goiana de Municípios (AGM), as invasões aconteceram entre 2024 e 2026.

De acordo com a TV Anhanguera, as cidades afetadas e os respectivos prejuízos foram:

  • Damianópolis – R$ 400 mil
  • Nazário – R$ 2,8 milhões
  • Santa Rita do Araguaia – R$ 1,3 milhão
  • Lagoa Santa- R$ 150 mil
  • Castelândia- R$ 496 mil
  • Cromínia- R$ 406 mil
  • Caçu- R$ 3 milhões (dos quais R$ 600 mil foram recuperados)

De acordo com a AGM, todas as contas bancárias das quais os valores foram retirados pelos hackers são da Caixa Econômica Federal. O g1 entrou em contato com o banco, solicitando informações sobre as ocorrências e as medidas tomadas posteriormente, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

A assessoria da AGM informou que a iniciativa partiu do prefeito de Caçu, no sudoeste do estado, Kelson Souza Vilarinho, que, entre os casos, registrou o segundo maior prejuízo, que ocorreu em 2025: os hackers conseguiram retirar R$ 3 milhões, mas a prefeitura conseguiu recuperar R$ 600 mil, resultando em uma perda de R$ 2,4 milhões.

Em entrevista à TV Anhanguera, o prefeito de Nazário, João Batista de Oliveira (União), contou que um dia antes do ataque cibernético a prefeitura havia terminado uma obra de recapeamento.

“Quando no outro dia eu vou caçar o dinheiro para pagar, o dinheiro tinha sido hackeado”, relatou.

 

Pelo menos sete cidades goianas tiveram prejuízos após serem alvo de ataques hackers desde 2024 — Foto: Reprodução/ TV Anhanguera

Pelo menos sete cidades goianas tiveram prejuízos após serem alvo de ataques hackers desde 2024 — Foto: Reprodução/ TV Anhanguera

O prefeito destaca que são vários os impactos do desvio da verba, como atraso de pagamento a fornecedores, compra de medicamentos e pagamento dos médicos. “E como você vai fazer para prestar contas de um dinheiro que foi desviado?”, desabafou.

A assessoria da AGM informou que houve caso de invasão tarde da noite, após as 23h. Após acessar a conta, os hackers conseguiam retirar os valores, por meio de PIX, em minutos. Em 2025, a TV Anhanguera mostrou o caso de Santa Rita do Araguaia, cujos recursos foram desviados para diversos estados por meio de 14 transações bancárias, com apenas segundos de diferença entre elas.

Segundo a AGM, no dia 9 de junho houve uma reunião de alguns prefeitos, em Brasília, com representantes da Caixa Econômica, que disseram que os casos seriam avaliados. O encontro aconteceu, a pedido dos prefeitos, no gabinete do senador Vanderlan Cardoso (PSD).

Procurada, a Polícia Federal disse que não fornece informações sobre investigações em andamento.

Por Rafaella Barros, John William, g1 Goiás e TV Anhanguera

Compartilhe:
Compartilhe: