Cidade de 7 mil habitantes se prepara para receber 12 mil trabalhadores em obra

Vista aérea de Inocência (Foto: Arquivo/Saul Schramm/Governo MS)
Para instalar no município de Inocência uma unidade capaz de produzir 2,5 milhões de toneladas de celulose ao ano, a Arauco trabalha no planejamento para uma mudança radical com a prefeitura da cidade, que fica a 339 quilômetros de Campo Grande. A ideia é preparar o local para o “boom” de 12 mil pessoas que vão trabalhar na obra, a partir de 2025. A indústria prevê começar a produzir em março de 2028. O investimento total será de cerca de R$ 15 bilhões.
O canteiro de obras ficará a apenas 47 quilômetros da cidade. Pensar cada detalhe da permanência dos trabalhadores é importantíssimo, porque a cidade tem pouco mais de 7 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A empresa garante que o alojamento terá estrutura suficiente para fazer com que os trabalhadores sejam atendidos em todas as suas necessidades, sem sobrecarregar as instalações locais, conforme o diretor de Novos Negócios da Arauco, Mário Neto.
“Estão sendo planejadas áreas de lazer e para refeições no alojamento. Dessa forma, os trabalhadores buscarão sair pouco do local para a cidade. Eles sairão mais durante os finais de semana, quando terão ainda como opções as cidades de Campo Grande e Três Lagoas. Está tudo sendo pensado para não sobrecarregar o município. A prefeitura também já está se preparando para crescer de forma organizada com o projeto da Arauco”, explica Mário Neto.
Diretor de Novos Negócios da Arauco, Mário Neto (Foto: Thiago Mendes)
Oportunidades
Neste ano, o foco é o diálogo com os moradores da região para que conheçam os planos da empresa e as oportunidades que ela traz. Até 2024, o município vai oferecer qualificação profissional em parceria com o Sistema S, braço da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) especializado em capacitação.
Quem entrar na onda terá emprego e renda garantidos sem deixar a cidade, mas a empresa sabe que é um desafio conseguir mão de obra totalmente local para trabalhar, tanto na obra quanto na produção. Depois de instalada, a fábrica e a floresta vão gerar 2,3 mil empregos.
Árvore de eucalipto plantada em floresta na região de Três Lagoas (Foto: Governo MS)
Vale da celulose
Fundada no Chile, em 1979, a Arauco veio para o Brasil em 2002 e chegou a Mato Grosso do Sul em 2009. Em junho do ano passado, foi assinado o termo de acordo com o governo de MS para início do Projeto Sucuriú, responsável pela instalação da empresa em Inocência.
O investimento se dá em função do clima favorável para crescimento da floresta e pela facilidade logística, segundo Mário. Além disso, o interesse da gestão estadual em atrair esse tipo de negócios é uma vantagem.
“MS quer e vai se consolidar como Vale da Celulose, porque é um Estado que tem um planejamento para longo prazo nesse sentido, com secretarias que têm profissionais preparados e técnicos para isso. Isso dá segurança para a empresa”, comenta o diretor.
CAMPO GRANDE NEWS
Cassilândia Urgente Pesquisa: O que você acha da atuação dos vereadores de Cassilândia?
Dê a sua opinião agora. Serão descartados os votos de políticos e formadores de opinião.
Participe, internauta cassilandense tranquilamente, pois o seu nome será mantido em sigilo.
WhatsApp: 11 94386-1320.

Garota é presa no MS com drogas que levaria para Goiás

Garota é presa no MS com drogas que levaria para Goiás
Nesta sexta-feira (3), durante fiscalização na rodovia MS-289, próximo à Fazenda Sperafico, em Amambai (MS), policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) prenderam Bruna Silva, de 22 anos, pelo crime de tráfico de drogas.
Segundo as informações policiais, a jovem estava em ônibus que fazia a linha Coronel Sapucaia / Amambai. Durante abordagem o DOF encontrou uma mala contendo 34 tabletes de maconha que totalizaram 10,2 kg.
Eles identificaram Bruna como proprietária da mala e posteriormente a jovem afirmou ter pego a bagagem pronto na rodoviária de Coronel Sapucaia e que levaria até Rio Verde, em Goiás, onde receberia R$ 4 mil pelo transporte.
Diante dos fatos ela foi presa e encaminhada à delegacia de Amambai, onde foi autuada por tráfico de drogas.
Dourados News
Ex-marido confessa feminicídio e alega legítima defesa, após a vítima ‘partir para cima’ dele

Casa onde crime aconteceu. (foto: Ivi Notícias)
Jorge da Silvia Souza, de 33 anos, foi preso em flagrante após assassinar a ex-mulher, Iva de Souza, de 48 anos, com golpe de canivete na noite de sábado (4) em Ivinhema, 289 km de Campo Grande. Em depoimento, Jorge alegou legítima defesa.
O delegado responsável pelo caso, Gustavo Oliveira, detalhou ao Ivi Notícias, que Jorge foi até a casa da vítima durante o dia para discutir a relação, que em seguida evoluiu para agressões físicas, conforme depoimento do autor.
À polícia, Jorge contou que Iva partiu para cima dele, e para se defender a golpeou com um canivete. Com a agressão, a mulher morreu no local. Ele ainda contou que acionou o Corpo de bombeiros e a Polícia Militar, permanecendo no local até a chegada das equipes.

A mulher foi encontrada morta e nua dentro de sua residência, aparentemente com um corte no pescoço. Quando a polícia chegou, observou que o suspeito estava com ferimentos de sinais de luta pelo corpo e no primeiro momento disse que havia brigado em um bar, onde gerou as lesões.
Depois que foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, diante das provas levantadas pela SIG (Seção de Investigações Gerais) acabou confessando o crime, detalhando que matou a mulher dentro do seu quarto.
Além dos Bombeiros, Polícia Militar e Civil, a Perícia Criminal de Nova Andradina também esteve no local de crime realizando o exame pericial.
A vítima já havia registrado boletim de ocorrência contra o suspeito.
Midiamax
Cassilândia: PMA persegue e recupera o trator roubado na Sete Placas

A equipe composta pelo Sargento Dias e o Cabo Siqueira encontrou o trator roubado em Fazenda na Sete Placas. A foto mostra que o ladrão jogou o trator no mato e a policia conseguiu visualizar a capota. O bandido fugiu.
Com relação ao furto do gado na parte da manhã se falou em 80 mas pode chegar a 100 cabeças. Mas nada oficial. A perícia está fazendo o levantamento. Cassilândia Notícias


Cassilândia Urgente: Ladrões roubam 80 cabeças de gado e trator da Fazenda Santo Antônio, revelam internautas
Ladrões roubaram 80 cabeças de gado, trator e balança de pesar reses da Fazenda Santo Antônio, na região das Sete Placas, revelam internautas do grupo de WhtsApp da Moranga.
Um dos membros informa que os bandidos fizeram de refém o caseiro e a esposa durante dois dias, saindo de lá nesta madrugada de sábado, 4 de fevereiro.
Outro internauta informou que um homem de camisa branca estaria transitando pela região da Adeneide na direção de um trator Massey Fergusson.
Quem tiver informações deve acionar a Polícia Militar pelo 190.

Imagem meramente ilustrativa
Cassilândia: capataz é feito refém por dois dias, enquanto Fazenda na região da Sete Placas é roubada
Levaram um trator 290, balança e vários bois gordos (ainda não se sabe a quantidade). O capataz foi solto neste sábado pela madrugada. A Polícia Militar e a Polícia Civil (inclusive a Perícia Técnica) já estão no local em busca dos suspeitos e de vestígios do roubo.
Quem tiver informações, pode ligar no 190 (Polícia Militar). Cassilândia Notícias

Cassilândia Urgente: Valdemar Queiroz se aposenta e o filho Rodrigo assume a direção do tradicional bar da Vila Pernambuco
Substituição: sai um corintiano e entra outro.
É isso que aconteceu agora há poucos dias no tradicional Bar do Valdemar, localizado na Rua Antônio Paulino, na Vila Pernambuco, em Cassilândia, fundado em 1992 no mesmo endereço.
Valdemar Queiroz acaba de se aposentar e o bar passa a ser comandado pelo filho Rodrigo e a nora Jaqueline.
A qualidade do bar continuará sendo a mesma, com aquela cerveja gelada, bom atendimento e futebol na TV, afinal a transição é de pai para filho.
Texto e foto: Cassilândia Urgente

Valdemar, Rodrigo, Jaqueline e Davi
Cidade de 7 mil habitantes se prepara para receber 12 mil trabalhadores em obra

Vista aérea de Inocência (Foto: Arquivo/Saul Schramm/Governo MS)
Para instalar no município de Inocência uma unidade capaz de produzir 2,5 milhões de toneladas de celulose ao ano, a Arauco trabalha no planejamento para uma mudança radical com a prefeitura da cidade, que fica a 339 quilômetros de Campo Grande. A ideia é preparar o local para o “boom” de 12 mil pessoas que vão trabalhar na obra, a partir de 2025. A indústria prevê começar a produzir em março de 2028. O investimento total será de cerca de R$ 15 bilhões.
O canteiro de obras ficará a apenas 47 quilômetros da cidade. Pensar cada detalhe da permanência dos trabalhadores é importantíssimo, porque a cidade tem pouco mais de 7 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A empresa garante que o alojamento terá estrutura suficiente para fazer com que os trabalhadores sejam atendidos em todas as suas necessidades, sem sobrecarregar as instalações locais, conforme o diretor de Novos Negócios da Arauco, Mário Neto.
“Estão sendo planejadas áreas de lazer e para refeições no alojamento. Dessa forma, os trabalhadores buscarão sair pouco do local para a cidade. Eles sairão mais durante os finais de semana, quando terão ainda como opções as cidades de Campo Grande e Três Lagoas. Está tudo sendo pensado para não sobrecarregar o município. A prefeitura também já está se preparando para crescer de forma organizada com o projeto da Arauco”, explica Mário Neto.
Diretor de Novos Negócios da Arauco, Mário Neto (Foto: Thiago Mendes)
Oportunidades
Neste ano, o foco é o diálogo com os moradores da região para que conheçam os planos da empresa e as oportunidades que ela traz. Até 2024, o município vai oferecer qualificação profissional em parceria com o Sistema S, braço da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) especializado em capacitação.
Quem entrar na onda terá emprego e renda garantidos sem deixar a cidade, mas a empresa sabe que é um desafio conseguir mão de obra totalmente local para trabalhar, tanto na obra quanto na produção. Depois de instalada, a fábrica e a floresta vão gerar 2,3 mil empregos.
Árvore de eucalipto plantada em floresta na região de Três Lagoas (Foto: Governo MS)
Vale da celulose
Fundada no Chile, em 1979, a Arauco veio para o Brasil em 2002 e chegou a Mato Grosso do Sul em 2009. Em junho do ano passado, foi assinado o termo de acordo com o governo de MS para início do Projeto Sucuriú, responsável pela instalação da empresa em Inocência.
O investimento se dá em função do clima favorável para crescimento da floresta e pela facilidade logística, segundo Mário. Além disso, o interesse da gestão estadual em atrair esse tipo de negócios é uma vantagem.
“MS quer e vai se consolidar como Vale da Celulose, porque é um Estado que tem um planejamento para longo prazo nesse sentido, com secretarias que têm profissionais preparados e técnicos para isso. Isso dá segurança para a empresa”, comenta o diretor.
CAMPO GRANDE NEWS
Cassilândia Urgente Pesquisa: O que você acha da atuação dos vereadores de Cassilândia?
Dê a sua opinião agora. Serão descartados os votos de políticos e formadores de opinião.
Participe, internauta cassilandense tranquilamente, pois o seu nome será mantido em sigilo.
WhatsApp: 11 94386-1320.

Garota é presa no MS com drogas que levaria para Goiás

Garota é presa no MS com drogas que levaria para Goiás
Nesta sexta-feira (3), durante fiscalização na rodovia MS-289, próximo à Fazenda Sperafico, em Amambai (MS), policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) prenderam Bruna Silva, de 22 anos, pelo crime de tráfico de drogas.
Segundo as informações policiais, a jovem estava em ônibus que fazia a linha Coronel Sapucaia / Amambai. Durante abordagem o DOF encontrou uma mala contendo 34 tabletes de maconha que totalizaram 10,2 kg.
Eles identificaram Bruna como proprietária da mala e posteriormente a jovem afirmou ter pego a bagagem pronto na rodoviária de Coronel Sapucaia e que levaria até Rio Verde, em Goiás, onde receberia R$ 4 mil pelo transporte.
Diante dos fatos ela foi presa e encaminhada à delegacia de Amambai, onde foi autuada por tráfico de drogas.
Dourados News
Ex-marido confessa feminicídio e alega legítima defesa, após a vítima ‘partir para cima’ dele

Casa onde crime aconteceu. (foto: Ivi Notícias)
Jorge da Silvia Souza, de 33 anos, foi preso em flagrante após assassinar a ex-mulher, Iva de Souza, de 48 anos, com golpe de canivete na noite de sábado (4) em Ivinhema, 289 km de Campo Grande. Em depoimento, Jorge alegou legítima defesa.
O delegado responsável pelo caso, Gustavo Oliveira, detalhou ao Ivi Notícias, que Jorge foi até a casa da vítima durante o dia para discutir a relação, que em seguida evoluiu para agressões físicas, conforme depoimento do autor.
À polícia, Jorge contou que Iva partiu para cima dele, e para se defender a golpeou com um canivete. Com a agressão, a mulher morreu no local. Ele ainda contou que acionou o Corpo de bombeiros e a Polícia Militar, permanecendo no local até a chegada das equipes.

A mulher foi encontrada morta e nua dentro de sua residência, aparentemente com um corte no pescoço. Quando a polícia chegou, observou que o suspeito estava com ferimentos de sinais de luta pelo corpo e no primeiro momento disse que havia brigado em um bar, onde gerou as lesões.
Depois que foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, diante das provas levantadas pela SIG (Seção de Investigações Gerais) acabou confessando o crime, detalhando que matou a mulher dentro do seu quarto.
Além dos Bombeiros, Polícia Militar e Civil, a Perícia Criminal de Nova Andradina também esteve no local de crime realizando o exame pericial.
A vítima já havia registrado boletim de ocorrência contra o suspeito.
Midiamax
Cassilândia: PMA persegue e recupera o trator roubado na Sete Placas

A equipe composta pelo Sargento Dias e o Cabo Siqueira encontrou o trator roubado em Fazenda na Sete Placas. A foto mostra que o ladrão jogou o trator no mato e a policia conseguiu visualizar a capota. O bandido fugiu.
Com relação ao furto do gado na parte da manhã se falou em 80 mas pode chegar a 100 cabeças. Mas nada oficial. A perícia está fazendo o levantamento. Cassilândia Notícias


Cassilândia Urgente: Ladrões roubam 80 cabeças de gado e trator da Fazenda Santo Antônio, revelam internautas
Ladrões roubaram 80 cabeças de gado, trator e balança de pesar reses da Fazenda Santo Antônio, na região das Sete Placas, revelam internautas do grupo de WhtsApp da Moranga.
Um dos membros informa que os bandidos fizeram de refém o caseiro e a esposa durante dois dias, saindo de lá nesta madrugada de sábado, 4 de fevereiro.
Outro internauta informou que um homem de camisa branca estaria transitando pela região da Adeneide na direção de um trator Massey Fergusson.
Quem tiver informações deve acionar a Polícia Militar pelo 190.

Imagem meramente ilustrativa
Cassilândia: capataz é feito refém por dois dias, enquanto Fazenda na região da Sete Placas é roubada
Levaram um trator 290, balança e vários bois gordos (ainda não se sabe a quantidade). O capataz foi solto neste sábado pela madrugada. A Polícia Militar e a Polícia Civil (inclusive a Perícia Técnica) já estão no local em busca dos suspeitos e de vestígios do roubo.
Quem tiver informações, pode ligar no 190 (Polícia Militar). Cassilândia Notícias

Cassilândia Urgente: Valdemar Queiroz se aposenta e o filho Rodrigo assume a direção do tradicional bar da Vila Pernambuco
Substituição: sai um corintiano e entra outro.
É isso que aconteceu agora há poucos dias no tradicional Bar do Valdemar, localizado na Rua Antônio Paulino, na Vila Pernambuco, em Cassilândia, fundado em 1992 no mesmo endereço.
Valdemar Queiroz acaba de se aposentar e o bar passa a ser comandado pelo filho Rodrigo e a nora Jaqueline.
A qualidade do bar continuará sendo a mesma, com aquela cerveja gelada, bom atendimento e futebol na TV, afinal a transição é de pai para filho.
Texto e foto: Cassilândia Urgente

Valdemar, Rodrigo, Jaqueline e Davi
