Cassilândia Urgente: Mãe de aluno cadeirante reclama dos ônibus escolares por não respeitarem a rampa de acesso na porta do Cmeic, em Cassilândia

Uma mãe de aluno cadeirante da escola CMEIC – Centro Municipal Educacional Vereadora Ilma Costa – recorreu, nesta quarta-feira, 8 de outubro, ao Cassilândia Urgente depois de ter tentado resolver o problema – sem sucesso – junto às autoridades escolares cassilandenses.

Segundo ela, os ônibus do transporte não respeitam a acessibilidade de cadeirante ao estacionar interropendo a rampa existente na porta da escola.

A mãe reclama que tem que dar volta empurrando a cadeira de rodas pela calçada “horrível de andar”.

Ela espera apenas que os motoristas de ônibus tenham o bom senso de respeitar a acessibilidade de cadeirantes.

Com certeza não é pedir muito.

Com a palavra quem interessar possa.

Confira as imagens.

Compartilhe:

SEJA SOLIDÁRIO! Ajude Luís Fernando Oliveira Souza a representar Cassilândia e Mato Grosso do Sul em Olimpíada Estudantil no Rio de Janeiro

Olá, me chamo Luís Fernando Oliveira Souza, sou de Cassilândia – MS, aluno da 2° série do Ensino Médio da Escola Evangélica Avivamento Bíblico e participei da 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A OBA é do ramo das olimpíadas científicas, similar à OBMEP. Tais olimpíadas buscam incentivar os alunos a conhecerem mais sobre Ciência, bem como torná-la mais popular entre a sociedade. Após a OBA, e graças à minha nota, fui convidado a participar das seletivas internacionais: diversas provas que têm como objetivo selecionar as equipes que irão representar o Brasil nas Olimpíadas a nível mundial. A primeira fase das seletivas é composta por três provas online, as quais eu fiz e consegui uma média de aproximadamente 8.4. E, com essa pontuação, fui o único estudante do Mato Grosso do Sul a passar para a próxima fase, que ocorrerá presencialmente em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, nos dias 11 a 15 de março. Portanto, por conta do custo de deslocamento e da hospedagem no hotel em que as provas serão realizadas, preciso de uma ajuda financeira para que isso seja possível.
FAÇA UM PIX PARA A CHAVE CELULAR (67) 98164-5357

Luís Fernando Oliveira Souza

Compartilhe:

Cassilândia: Morre a quarta pessoa vítima de Covid-19

Morreu nesta segunda-feira, 17 de agosto,  a quarta pessoa vítima de Covid-19 em Cassilândia, de nome Carol Canovas, que trabalhava como recepcionista em hospital.

Ela tinha 32 anos, era casada com Wilian Santos, era membro da Igreja Metodista e deixa duas filhas, sendo uma de dez e outra de 12 anos.

O óbito foi confirmado pelo secretário municipal de Saúde, José Lourenço Braga Marin.

Voltaremos a informar.

Carol Canovas
Compartilhe:

Cassilândia: Moradora reivindica asfalto e iluminação na Rua Luiz Machado, no Jardim Minas Gerais

Uma moradora do Bairro Jardim Minas Gerais enviou à redação do Cassilândia Urgente reivindicação para que a Prefeitura Municipal faça a pavimentação asfáltica e instale iluminação pública na Rua Luiz Machado.

O pedido da moradora foi encaminhado hoje cedo, segunda-feira, 4 de maio, ao prefeito Jair Boni para as devidas providências.

Imagem noturna da Rua Luiz Machado
Rua está sem asfalto
Compartilhe:

Cassilândia: Reorganização das Serventias Extrajudiciais é oficializada

Os serviços extrajudiciais de Cassilândia passaram por uma reorganização prevista na Lei Estadual nº 6.486/2025, com o objetivo de deixar mais clara a divisão das atividades e aprimorar a estrutura de atendimento à população.

Houve a desacumulação dos serviços, que antes estavam reunidos no 1º Ofício. Com isso, todo o acervo do Tabelionato de Notas e do Protesto foi transferido para o 2º Ofício, que passa a ser oficialmente: Serviço Notarial, de Protesto e Registro Civil das Pessoas Naturais — Rua Amin José, 635.

O Registro de Imóveis, de Títulos e Documentos e o Registro Civil das Pessoas Jurídicas continua atendendo normalmente no mesmo endereço de sempre: Rua Amin José, 417 — Praça São José

Essa reorganização torna mais clara a distribuição das funções e fortalece a estrutura necessária para um atendimento seguro, organizado e acolhedor. Seguimos trabalhando com responsabilidade e dedicação para melhor atender a comunidade cassilandense.

Pâmela Barros

Compartilhe:

Cassilândia Urgente: Hoje no Jornal Comentado a situação precária da ponte da Trilha do Gordinho, em Cassilândia

A reportagem do Jornal Comentado Cassilândia Urgente esteve nesta manhã de quarta-feira, 10 de dezembro, na Trilha do Gordinho, zona rural de Cassilândia, e constatou que a situação da ponte de madeira é pior a cada dia.

Saiba mais detalhes hoje às 10h MS no Jornal Comentado pelo Cassilândia Urgente, Facebook e Youtube.

Confira a imagem.

Compartilhe:

Secretária Gleicy Kelly detalha complexidade da Assistência Social e ações inovadoras nesse primeiro ano

Secretária Gleicy Kelly detalha complexidade da Assistência Social e ações inovadoras nesse primeiro ano

A Secretária Gleicy (esquerda) e assessora Marina (direita) (Foto: Cassilândia Notícias)

A Secretária de Bem-Estar Social e primeira-dama, Gleicy Kelly, fez um balanço de seu primeiro ano de gestão, destacando o aprendizado e a complexidade da secretaria. Ela confessou que não sabia o grau dessa complexidade, pois a assistência social não se resume apenas à doação de cestas básicas, mas envolve inúmeras situações e equipes (Cras, Creas, Conviver, e agora, o Lar das Crianças e o Conselho Tutelar).

Ações e Inovações:

  1. Apoio a morador em situação de rua: a Secretária conseguiu, em uma missão intensa, a internação e o transporte de um morador de rua (conhecido por ter quebrado vidros da Câmara) para o Espírito Santo. A ação exigiu a vontade do indivíduo e a coordenação de motoristas da Saúde para que ele saísse “limpo” do hospital e não voltasse ao ciclo vicioso.
  2. Atendimento especializado: Gleicy Kelly destacou a satisfação em conseguir, sob mandado judicial, o atendimento odontológico hospitalar para um dos acolhidos do Lar das Crianças que é paraplégico e autista (grau alto).
  3. Redução de população de rua: a Secretária percebeu uma diminuição da população de rua, embora a cidade sinta o impacto do desenvolvimento de Inocência, com moradores de rua migrando para Cassilândia. A equipe do Creas está atenta, oferecendo passagens para evitar que as pessoas se fixem na rua da cidade.

Combate à Pobreza e Vulnerabilidade:

A Secretária reconheceu que existe pessoas em situações de vulnerabilidade em Cassilândia e tem solicitado ativamente à população que comunique ao Cras os endereços de famílias vulneráveis para que a Assistência Social possa fazer a visita. O objetivo da assistência é fazer com que as famílias saiam da situação de vulnerabilidade, e não apenas dependam de benefícios.

Marina, da equipe, informou que, até 9 de dezembro, foram atendidas 11.165 pessoas no Cras com algum tipo de benefício (que inclui Tarifa Social de Energia, Auxílio Natalidade, e não apenas Bolsa Família). Os dados enviados pelo vereador Paulo Bonome indicam cerca de 2.916 pessoas recebendo Bolsa Família.

A Secretária reconheceu que a fiscalização precisa melhorar para evitar que pessoas que não precisam recebam o benefício (como casais que se declaram solteiros), tirando a oportunidade de quem realmente está na extrema pobreza. O telefone do Cras para denúncias ou solicitações é o 9 92000 8655.

Cassilândia Notícias

Compartilhe:

Morre jornalista Edson Godoy, ex-TV Morena, Record e TVE; infarto matou o comunicador

Godoy trabalhou por anos na TV Morena, em Campo Grande

Morreu na tarde desta terça-feira (9) em São José dos Pinhais, interior do estado do Paraná, o jornalista Edson Godoy. Infarto matou o comunicador.

Ele teria passado mal pela manhã, levado ao hospital, onde não resistiu e teve a morte decretada por volta das 17h;

Godoy trabalhou por anos como repórter da TV Morena. Ele também atuou nas redações da TV Record e TV Educativa, em Campo Grande.

O jornalista, em Campo Grande, ainda trabalhou na assessoria de imprensa da Santa Casa. Também assessorou campanhas políticas e até se candidatou a um mandato, plano que não deu certo.

Godoy, em 2015, dez anos atrás, ocupou o comando da comunicação da prefeitura de Campo Grande.

Midiamax

Compartilhe:

Prefeitura notifica 4 mil devedores de IPTU e inicia protesto em cartório

Prefeitura notifica 4 mil devedores de IPTU e inicia protesto em cartórioA Secretária de Finanças interina, Bruna Fernandes, informou que a Prefeitura de Cassilândia deu início ao processo de cobrança de dívida ativa do imposto predial e territorial urbano (IPTU). O levantamento de imóveis com dívida em aberto de 2021 a 2024 totalizou aproximadamente 4.000 pessoas (físicas e jurídicas) com débitos em aberto. O primeiro lote dessas dívidas já foi enviado ao Cartório Nacional, que o repassará ao Cartório de Cassilândia para os procedimentos de protesto.

A Secretária alertou que, para evitar ser protestado e ter problemas com o CPF ou CNPJ, o contribuinte deve procurar a Prefeitura o mais rápido possível para renegociar sua dívida. No entanto, ela esclareceu que o município não está em período de Refis, portanto, não há desconto de multas e juros, mas é possível realizar o parcelamento do débito. Cassilândia Notícias

Compartilhe:

Cassilândia Urgente: Mãe de aluno cadeirante reclama dos ônibus escolares por não respeitarem a rampa de acesso na porta do Cmeic, em Cassilândia

Uma mãe de aluno cadeirante da escola CMEIC – Centro Municipal Educacional Vereadora Ilma Costa – recorreu, nesta quarta-feira, 8 de outubro, ao Cassilândia Urgente depois de ter tentado resolver o problema – sem sucesso – junto às autoridades escolares cassilandenses.

Segundo ela, os ônibus do transporte não respeitam a acessibilidade de cadeirante ao estacionar interropendo a rampa existente na porta da escola.

A mãe reclama que tem que dar volta empurrando a cadeira de rodas pela calçada “horrível de andar”.

Ela espera apenas que os motoristas de ônibus tenham o bom senso de respeitar a acessibilidade de cadeirantes.

Com certeza não é pedir muito.

Com a palavra quem interessar possa.

Confira as imagens.

Compartilhe:

SEJA SOLIDÁRIO! Ajude Luís Fernando Oliveira Souza a representar Cassilândia e Mato Grosso do Sul em Olimpíada Estudantil no Rio de Janeiro

Olá, me chamo Luís Fernando Oliveira Souza, sou de Cassilândia – MS, aluno da 2° série do Ensino Médio da Escola Evangélica Avivamento Bíblico e participei da 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A OBA é do ramo das olimpíadas científicas, similar à OBMEP. Tais olimpíadas buscam incentivar os alunos a conhecerem mais sobre Ciência, bem como torná-la mais popular entre a sociedade. Após a OBA, e graças à minha nota, fui convidado a participar das seletivas internacionais: diversas provas que têm como objetivo selecionar as equipes que irão representar o Brasil nas Olimpíadas a nível mundial. A primeira fase das seletivas é composta por três provas online, as quais eu fiz e consegui uma média de aproximadamente 8.4. E, com essa pontuação, fui o único estudante do Mato Grosso do Sul a passar para a próxima fase, que ocorrerá presencialmente em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, nos dias 11 a 15 de março. Portanto, por conta do custo de deslocamento e da hospedagem no hotel em que as provas serão realizadas, preciso de uma ajuda financeira para que isso seja possível.
FAÇA UM PIX PARA A CHAVE CELULAR (67) 98164-5357

Luís Fernando Oliveira Souza

Compartilhe:

Cassilândia: Morre a quarta pessoa vítima de Covid-19

Morreu nesta segunda-feira, 17 de agosto,  a quarta pessoa vítima de Covid-19 em Cassilândia, de nome Carol Canovas, que trabalhava como recepcionista em hospital.

Ela tinha 32 anos, era casada com Wilian Santos, era membro da Igreja Metodista e deixa duas filhas, sendo uma de dez e outra de 12 anos.

O óbito foi confirmado pelo secretário municipal de Saúde, José Lourenço Braga Marin.

Voltaremos a informar.

Carol Canovas
Compartilhe:

Cassilândia: Moradora reivindica asfalto e iluminação na Rua Luiz Machado, no Jardim Minas Gerais

Uma moradora do Bairro Jardim Minas Gerais enviou à redação do Cassilândia Urgente reivindicação para que a Prefeitura Municipal faça a pavimentação asfáltica e instale iluminação pública na Rua Luiz Machado.

O pedido da moradora foi encaminhado hoje cedo, segunda-feira, 4 de maio, ao prefeito Jair Boni para as devidas providências.

Imagem noturna da Rua Luiz Machado
Rua está sem asfalto
Compartilhe:

Cassilândia: Reorganização das Serventias Extrajudiciais é oficializada

Os serviços extrajudiciais de Cassilândia passaram por uma reorganização prevista na Lei Estadual nº 6.486/2025, com o objetivo de deixar mais clara a divisão das atividades e aprimorar a estrutura de atendimento à população.

Houve a desacumulação dos serviços, que antes estavam reunidos no 1º Ofício. Com isso, todo o acervo do Tabelionato de Notas e do Protesto foi transferido para o 2º Ofício, que passa a ser oficialmente: Serviço Notarial, de Protesto e Registro Civil das Pessoas Naturais — Rua Amin José, 635.

O Registro de Imóveis, de Títulos e Documentos e o Registro Civil das Pessoas Jurídicas continua atendendo normalmente no mesmo endereço de sempre: Rua Amin José, 417 — Praça São José

Essa reorganização torna mais clara a distribuição das funções e fortalece a estrutura necessária para um atendimento seguro, organizado e acolhedor. Seguimos trabalhando com responsabilidade e dedicação para melhor atender a comunidade cassilandense.

Pâmela Barros

Compartilhe:

Cassilândia Urgente: Hoje no Jornal Comentado a situação precária da ponte da Trilha do Gordinho, em Cassilândia

A reportagem do Jornal Comentado Cassilândia Urgente esteve nesta manhã de quarta-feira, 10 de dezembro, na Trilha do Gordinho, zona rural de Cassilândia, e constatou que a situação da ponte de madeira é pior a cada dia.

Saiba mais detalhes hoje às 10h MS no Jornal Comentado pelo Cassilândia Urgente, Facebook e Youtube.

Confira a imagem.

Compartilhe:

Secretária Gleicy Kelly detalha complexidade da Assistência Social e ações inovadoras nesse primeiro ano

Secretária Gleicy Kelly detalha complexidade da Assistência Social e ações inovadoras nesse primeiro ano

A Secretária Gleicy (esquerda) e assessora Marina (direita) (Foto: Cassilândia Notícias)

A Secretária de Bem-Estar Social e primeira-dama, Gleicy Kelly, fez um balanço de seu primeiro ano de gestão, destacando o aprendizado e a complexidade da secretaria. Ela confessou que não sabia o grau dessa complexidade, pois a assistência social não se resume apenas à doação de cestas básicas, mas envolve inúmeras situações e equipes (Cras, Creas, Conviver, e agora, o Lar das Crianças e o Conselho Tutelar).

Ações e Inovações:

  1. Apoio a morador em situação de rua: a Secretária conseguiu, em uma missão intensa, a internação e o transporte de um morador de rua (conhecido por ter quebrado vidros da Câmara) para o Espírito Santo. A ação exigiu a vontade do indivíduo e a coordenação de motoristas da Saúde para que ele saísse “limpo” do hospital e não voltasse ao ciclo vicioso.
  2. Atendimento especializado: Gleicy Kelly destacou a satisfação em conseguir, sob mandado judicial, o atendimento odontológico hospitalar para um dos acolhidos do Lar das Crianças que é paraplégico e autista (grau alto).
  3. Redução de população de rua: a Secretária percebeu uma diminuição da população de rua, embora a cidade sinta o impacto do desenvolvimento de Inocência, com moradores de rua migrando para Cassilândia. A equipe do Creas está atenta, oferecendo passagens para evitar que as pessoas se fixem na rua da cidade.

Combate à Pobreza e Vulnerabilidade:

A Secretária reconheceu que existe pessoas em situações de vulnerabilidade em Cassilândia e tem solicitado ativamente à população que comunique ao Cras os endereços de famílias vulneráveis para que a Assistência Social possa fazer a visita. O objetivo da assistência é fazer com que as famílias saiam da situação de vulnerabilidade, e não apenas dependam de benefícios.

Marina, da equipe, informou que, até 9 de dezembro, foram atendidas 11.165 pessoas no Cras com algum tipo de benefício (que inclui Tarifa Social de Energia, Auxílio Natalidade, e não apenas Bolsa Família). Os dados enviados pelo vereador Paulo Bonome indicam cerca de 2.916 pessoas recebendo Bolsa Família.

A Secretária reconheceu que a fiscalização precisa melhorar para evitar que pessoas que não precisam recebam o benefício (como casais que se declaram solteiros), tirando a oportunidade de quem realmente está na extrema pobreza. O telefone do Cras para denúncias ou solicitações é o 9 92000 8655.

Cassilândia Notícias

Compartilhe:

Morre jornalista Edson Godoy, ex-TV Morena, Record e TVE; infarto matou o comunicador

Godoy trabalhou por anos na TV Morena, em Campo Grande

Morreu na tarde desta terça-feira (9) em São José dos Pinhais, interior do estado do Paraná, o jornalista Edson Godoy. Infarto matou o comunicador.

Ele teria passado mal pela manhã, levado ao hospital, onde não resistiu e teve a morte decretada por volta das 17h;

Godoy trabalhou por anos como repórter da TV Morena. Ele também atuou nas redações da TV Record e TV Educativa, em Campo Grande.

O jornalista, em Campo Grande, ainda trabalhou na assessoria de imprensa da Santa Casa. Também assessorou campanhas políticas e até se candidatou a um mandato, plano que não deu certo.

Godoy, em 2015, dez anos atrás, ocupou o comando da comunicação da prefeitura de Campo Grande.

Midiamax

Compartilhe:

Prefeitura notifica 4 mil devedores de IPTU e inicia protesto em cartório

Prefeitura notifica 4 mil devedores de IPTU e inicia protesto em cartórioA Secretária de Finanças interina, Bruna Fernandes, informou que a Prefeitura de Cassilândia deu início ao processo de cobrança de dívida ativa do imposto predial e territorial urbano (IPTU). O levantamento de imóveis com dívida em aberto de 2021 a 2024 totalizou aproximadamente 4.000 pessoas (físicas e jurídicas) com débitos em aberto. O primeiro lote dessas dívidas já foi enviado ao Cartório Nacional, que o repassará ao Cartório de Cassilândia para os procedimentos de protesto.

A Secretária alertou que, para evitar ser protestado e ter problemas com o CPF ou CNPJ, o contribuinte deve procurar a Prefeitura o mais rápido possível para renegociar sua dívida. No entanto, ela esclareceu que o município não está em período de Refis, portanto, não há desconto de multas e juros, mas é possível realizar o parcelamento do débito. Cassilândia Notícias

Compartilhe:
Compartilhe: