Cassilândia Urgente: Mãe de aluno cadeirante reclama dos ônibus escolares por não respeitarem a rampa de acesso na porta do Cmeic, em Cassilândia

Uma mãe de aluno cadeirante da escola CMEIC – Centro Municipal Educacional Vereadora Ilma Costa – recorreu, nesta quarta-feira, 8 de outubro, ao Cassilândia Urgente depois de ter tentado resolver o problema – sem sucesso – junto às autoridades escolares cassilandenses.

Segundo ela, os ônibus do transporte não respeitam a acessibilidade de cadeirante ao estacionar interropendo a rampa existente na porta da escola.

A mãe reclama que tem que dar volta empurrando a cadeira de rodas pela calçada “horrível de andar”.

Ela espera apenas que os motoristas de ônibus tenham o bom senso de respeitar a acessibilidade de cadeirantes.

Com certeza não é pedir muito.

Com a palavra quem interessar possa.

Confira as imagens.

Compartilhe:

SEJA SOLIDÁRIO! Ajude Luís Fernando Oliveira Souza a representar Cassilândia e Mato Grosso do Sul em Olimpíada Estudantil no Rio de Janeiro

Olá, me chamo Luís Fernando Oliveira Souza, sou de Cassilândia – MS, aluno da 2° série do Ensino Médio da Escola Evangélica Avivamento Bíblico e participei da 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A OBA é do ramo das olimpíadas científicas, similar à OBMEP. Tais olimpíadas buscam incentivar os alunos a conhecerem mais sobre Ciência, bem como torná-la mais popular entre a sociedade. Após a OBA, e graças à minha nota, fui convidado a participar das seletivas internacionais: diversas provas que têm como objetivo selecionar as equipes que irão representar o Brasil nas Olimpíadas a nível mundial. A primeira fase das seletivas é composta por três provas online, as quais eu fiz e consegui uma média de aproximadamente 8.4. E, com essa pontuação, fui o único estudante do Mato Grosso do Sul a passar para a próxima fase, que ocorrerá presencialmente em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, nos dias 11 a 15 de março. Portanto, por conta do custo de deslocamento e da hospedagem no hotel em que as provas serão realizadas, preciso de uma ajuda financeira para que isso seja possível.
FAÇA UM PIX PARA A CHAVE CELULAR (67) 98164-5357

Luís Fernando Oliveira Souza

Compartilhe:

Cassilândia: Morre a quarta pessoa vítima de Covid-19

Morreu nesta segunda-feira, 17 de agosto,  a quarta pessoa vítima de Covid-19 em Cassilândia, de nome Carol Canovas, que trabalhava como recepcionista em hospital.

Ela tinha 32 anos, era casada com Wilian Santos, era membro da Igreja Metodista e deixa duas filhas, sendo uma de dez e outra de 12 anos.

O óbito foi confirmado pelo secretário municipal de Saúde, José Lourenço Braga Marin.

Voltaremos a informar.

Carol Canovas
Compartilhe:

Cassilândia: Moradora reivindica asfalto e iluminação na Rua Luiz Machado, no Jardim Minas Gerais

Uma moradora do Bairro Jardim Minas Gerais enviou à redação do Cassilândia Urgente reivindicação para que a Prefeitura Municipal faça a pavimentação asfáltica e instale iluminação pública na Rua Luiz Machado.

O pedido da moradora foi encaminhado hoje cedo, segunda-feira, 4 de maio, ao prefeito Jair Boni para as devidas providências.

Imagem noturna da Rua Luiz Machado
Rua está sem asfalto
Compartilhe:

Estudantes goianas criam produto natural que acaba com as larvas do mosquito da dengue

Estudantes goianas criam produto natural que acaba com as larvas do mosquito da dengue

Alunas do Centro de Ensino Dom Veloso, uma escola estadual de Itumbiara, no sul do estado, criaram um produto natural a partir do pé de saboneteira para ajudar a combater o mosquito da dengue. O gel foi desenvolvido com a ajuda de uma professora e é capaz de eliminar larvas do Aedes aegypti em 36 minutos. O projeto está competindo como finalista do prêmio Solve for Tomorrow.

O gel foi criado a partir do fruto da árvore saboneteira, conhecida por seus frutos que tem propriedades naturais de limpeza. A árvore fica nos fundos da escola onde as alunas estudam, e os frutos foram usados como uma alternativa aos larvicidas químicos normalmente utilizados no combate ao mosquito.

O produto é colocado em estações disseminadoras que atraem a fêmea do mosquito causador da dengue para que o extrato faça efeito e elas o disseminem a outros lugares.

Em entrevista à TV Anhanguera, a professora de biologia da rede municipal de Itumbiara que orientou as estudantes, Ayanda Ferreira, disse acreditar que a responsabilidade de buscar alternativas no combate ao mosquito da dengue é de toda a população.

Como a ideia surgiu

 

A professora explicou que a ideia surgiu a partir desse princípio: buscar soluções para combater esses vírus. Assim, ela e as alunas começaram a testar a eficácia de alguns extratos vegetais, como o da fruta da saboneteira, no uso de Estações Disseminadoras de Larvicida (EDL).

“Sabemos que a dengue, a zika e a chikungunya são problemas de saúde pública há anos. E, sendo assim, cabe a nós, à população — e não só a cientistas — buscar soluções para o controle do Aedes aegypti, que é o vetor dos vírus causadores dessas doenças”, comenta.

Todo o trabalho das alunas e da professora durou mais de um ano e meio, desde a escolha da planta até os testes em laboratório.

“Foi um processo demorado, mas que pra nós, é gratificante”, afirmou a estudante que integra o projeto, Maria Gabriela Pereira.

Processo laboratorial

As estudantes fazem todo o processo de extração do princípio ativo no laboratório. Para isso, retiram as sementes do fruto e as deixam de molho por cerca de uma semana. Em seguida, o líquido proveniente é coado e concentrado.

Ayanda explica que, só depois desse processo, o líquido pode ser testado com as larvas do mosquito. Apenas após ter sua eficácia comprovada o extrato pode ser transformado em gel, feito com uma base de amido. Só então o produto pode ser aplicado aos tecidos das Estações Disseminadoras.

Dessa forma, as fêmeas do Aedes aegypti são atraídas às estações, pousam no tecido impregnado com o gel e levam o extrato para outros criadouros, disseminando o produto para larvas e outros mosquitos, eliminando-os.

Resultados

Os resultados dos testes mais recentes da equipe da escola municipal apontam que o extrato da saboneteira matou 100% das larvas em até 36 minutos.

Testes com larvas dos mosquitos utilizando o produto criado pelas estudantes — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Testes com larvas dos mosquitos utilizando o produto criado pelas estudantes — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

A professora de biologia explica que, com esse método, torna-se mais fácil conter a disseminação do mosquito até mesmo em locais mais difíceis, com alta proliferação devido às condições dos ambientes.

Indicação a prêmio nacional

A ideia das estudantes vai levá-las até São Paulo, onde será realizado o prêmio nacional “Solve for Tomorrow”, que estimula alunos a criarem soluções reais para problemas como o da dengue. Foram mais de 3 mil projetos e 14 mil estudantes e professores inscritos em todo o país, que passaram por uma seleção até chegar aos 10 finalistas.

As estudantes são as únicas goianas que chegaram à final do prêmio, que acontecerá no dia 2 de dezembro deste ano, na capital paulista.

“Querendo ou não, [o projeto] ajuda pessoas de baixa renda, que não podem comprar inseticida, ou [produtos que] fazem mal para a saúde, dão alergia. E o nosso larvicida é natural, não causa danos à pele, ao ser humano, é totalmente natural”, explica uma das estudantes pesquisadoras.

 

Estações Disseminadoras de Larvicida (EDL) com o extrato do fruto da saboneteira — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Estações Disseminadoras de Larvicida (EDL) com o extrato do fruto da saboneteira — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Por Michely Loures, TV Anhanguera, g1 Goiás

Compartilhe:

Ex vereador de SP morre em acidente na MS 112 em Inocência

Reprodução/Redes sociais

Geovani Pereira Carlos, 44 anos, foi identificado como a vítima fatal do grave acidente ocorrido na tarde desta sexta-feira (21), na rodovia MS-112, na entrada do município de Inocência-MS.

Segundo informações do site MS News, o Gol conduzido por Geovani invadiu repentinamente a pista contrária, momento em que colidiu frontalmente com um caminhão. O motorista do caminhão relatou que chegou a “acionar a buzina diversas vezes” ao perceber o carro vindo em sua direção, mas não conseguiu evitar o impacto.

Geovani ficou preso às ferragens, não resistiu aos ferimentos e faleceu antes mesmo da chegada do resgate. O motorista do caminhão não teve ferimentos graves, de acordo com relatos preliminares.

As causas da colisão ainda serão investigadas pelas autoridades.

Segundo informações, a vítima foi vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Glicério, no interior de São Paulo. A instituição emitiu uma nota lamentando a morte do político. Midiamax

 

Compartilhe:

Defesa de Bolsonaro diz que tornozeleira humilha e nega plano de fuga

Advogado de Bolsonaro o visitou horas após a prisão. (Foto: Valter Campanato, Agência Brasil)

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou, neste sábado (22), que a tornozeleira eletrônica só foi colocada para “causar humilhação” ao ex-presidente e que a fuga com o rompimento do equipamento é apenas uma narrativa para justificar a prisão.

Bolsonaro foi preso preventivamente pela Polícia Federal, após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

“Essa questão de tornozeleira é uma narrativa que tenta justificar o injustificável. O presidente Bolsonaro não teria de forma alguma como subtrair-se, como evadir-se da sua casa. Ele tem uma viatura armada com agentes federais 24 horas por dia, sete dias da semana, na porta da casa dele”, disse o advogado Paulo Cunha Bueno ao deixar a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde Bolsonaro ficará detido.

“A tornozeleira eletrônica tornou-se, neste caso, o símbolo da pena infamante, a versão moderna da pena infamante. Sua finalidade foi apenas causar humilhação ao ex-presidente. Não havia qualquer necessidade. Desconheço qualquer indivíduo no Brasil com tornozeleira eletrônica que tenha uma escolta permanente da Polícia Federal na porta da sua casa”, acrescentou o advogado.

Cunha Bueno disse, ainda, que Bolsonaro “é um idoso que padece de problemas graves de saúde”, causados por complicações decorrentes da facada que sofreu durante a campanha eleitoral de 2022.

“Uma situação extremamente frágil”, ressaltou, argumentando que o ex-presidente sempre esteve disponível e nunca de esquivou de responder à Justiça.

O advogado também comparou o caso de Bolsonaro com o do também ex-presidente Fernando Collor de Melo. “É inconcebível que o ex-presidente Fernando Collor de Melo seja mantido em prisão domiciliar por conta de apneia do sono e de Doença de Parkinson, enquanto que o presidente Bolsonaro seja submetido a uma prisão vergonhosa nas dependências da Polícia Federal diante de todo o estado gravíssimo de saúde que ele apresenta”, disse.

Nesta sexta-feira (21), o ex-presidente Bolsonaro usou ferro de solda para tentar abrir a tornozeleira eletrônica, o que gerou alerta para a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seap), responsável pelo monitoramento do equipamento. O ministro Alexandre de Moraes deu prazo de 24 horas para que a defesa se manifeste sobre a tentativa de violação.

Também ontem, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocou, pelas redes sociais, uma vigília de orações próxima à casa onde o pai, Jair Bolsonaro, cumpria prisão domiciliar desde o dia 4 de agosto.

Na decisão que determinou a prisão preventiva, cita a violação da tornozeleira e diz que a reunião poderia causar tumulto e até mesmo facilitar “eventual tentativa de fuga do réu”. Midiamax

Compartilhe:

Briga por empréstimo de R$ 5 termina com golpes de facão

Facão (Imagem Ilustrativa | Arquivo Midiamax)

Enquanto jogavam videogame, dois homens se desentenderam por conta de R$ 5,00. A discussão transformou-se em luta corporal e terminou com golpes de facão, que causaram ferimentos profundos do rosto de um dos homens, de 25 anos. O crime ocorreu no Bairro Aero Rancho neste sábado (22).

Conforme boletim de ocorrência, um dos rapazes que jogava videogame teria pedido R$ 5,00 emprestado à vítima para fazer compras na internet. Ambos se desentenderam e começaram uma discussão, que evoluiu para briga física.

A vítima, homem de 25 anos, afirmou à polícia que saiu do local e foi perseguido por outras duas pessoas. Então, começou nova discussão com um terceiro homem, que queria ‘tirar satisfações’ por conta da discussão iniciada pelo pedido de R$ 5,00.

O homem, então, tomou posse de um facão e golpeou o rosto da vítima. O rapaz de 25 anos foi ao CRS (Centro Regional de Saúde) Aero Rancho com corte profundo na lateral esquerda do rosto. Ele aguarda transferência para a Santa Casa de Campo Grande.

O caso foi registrado como lesão corporal dolosa na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol. Midiamax

Compartilhe:

Agiota é assassinado com golpes de faca dentro de escritório

Polícia Militar em frente ao local onde ocorreu o crime. (Foto: Rio Brilhante em Tempo Real)

Um homem identificado como Manoel Andrade Leite, de 67 anos, conhecido como “Netinho”, foi encontrado morto a golpes de faca na manhã deste sábado (22) dentro do escritório onde trabalhava, na Rua Dr. Boaventura, região central de Rio Brilhante, cidade a 161 km de Campo Grande.

Segundo as informações apuradas pelo Campo Grande News, uma pessoa foi ao local por volta das 9h50 de hoje para se reunir com Netinho e encontrou o corpo caído ao lado de uma mesa. Havia muito sangue no banheiro do escritório, e uma faca – que pode ser a usada no crime – sobre a pia.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas apenas pôde constatar o óbito.

Netinho era conhecido no município por trabalhar com empréstimo de dinheiro a juros (agiotagem) e mantinha o escritório no prédio ao lado de uma vidraçaria. O autor do crime, ainda não identificado, fugiu após o ataque.

A Polícia Militar e a Polícia Civil estão no local isolando a área e aguardam a chegada da perícia técnica de Dourados para os levantamentos que ajudarão na investigação. Em frente ao prédio permanece estacionada a caminhonete Mitsubishi L200 vermelha pertencente à vítima.

Campo Grande News

Compartilhe:

Motociclista é atropelada e executada com tiro na cabeça

Caso aconteceu na região do Jardim Panorama (Foto: Jornal Midiamax)

Uma mulher identificada como Janaina Sabino de Almeida, de aproximadamente 27 anos, foi atropelada e executada com um tiro na cabeça na BR-262, na continuação da Avenida João Arinos, em Campo Grande, região do Bairro Panorama, na noite desta sexta-feira (21).

De acordo com informações, a jovem pilotava uma moto Honda Fan com uma amiga na garupa, momento em que foram atropeladas por um veículo de cor preta, possivelmente um VW Gol. As duas retornavam do serviço, uma lanchonete localizada no Centro.

Ainda conforme apurado, o autor, motorista do carro, desceu e deu um tiro na cabeça da vítima, que morreu no local. Onde ocorreu o crime, às margens da pista, trata-se de uma pequena ribanceira. Como a jovem que estava na garupa caiu, ela viu o autor apenas de costas, segundo informações. A colega de trabalho da vítima não sofreu ferimentos graves com a queda.

O autor fugiu após o crime. Hipótese é a de que o crime foi premeditado. Moradora no Jardim Noroeste, familiar da vítima relatou ela teria se envolvido em uma briga, em um bar no bairro, na última semana. Também não é descartado feminicídio. A polícia irá investigar o caso. O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Polícia Civil foram acionados.

*Matéria alterada às 08h51 às 22 de novembro de 2025 para correção do nome da vítima.

Midiamax

Compartilhe:

Após dançar com mulher, homem cai e morre em bar

O caso foi registrado na Polícia Civil (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Mariano Ferreira de Sales, de 53 anos, morreu na madrugada deste sábado (23) após cair da própria altura e bater o rosto contra o chão em um bar, localizado na cidade de Antônio Joã, a 300 quilômetros de Campo Grande.

Segundo o boletim de ocorrência, Mariano estava dançando com uma mulher no Bar do Cachoeira. Assim, a música teria acabado, e ele solicitou que colocasse a mesma música para tocar, pagando o valor de R$ 10.

Contudo, nesse momento, a vítima acabou caindo da própria altura e batendo o rosto no chão. Devido ao impacto da queda, ele chegou ao Hospital Regional de Antônio João sem vida.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia da cidade, como morte por causa indeterminada (sem indício de crime).

Midiamax

Compartilhe:

Inocência: Ex-vereador é a vítima de acidente na MS-112

Ex vereador é a vitima do acidente na MS 112 em Inocência

Geovani Pereira Carlos

Geovani Pereira Carlos, 44 anos, foi identificado como a vítima fatal do grave acidente ocorrido na tarde desta sexta-feira (21), na rodovia MS-112, na entrada do município de Inocência, distante 324 quilômetros de Campo Grande.

Segundo informações do site MS News, o Gol conduzido por Geovani invadiu repentinamente a pista contrária, momento em que colidiu frontalmente com um caminhão. O motorista do caminhão relatou que chegou a “acionar a buzina diversas vezes” ao perceber o carro vindo em sua direção, mas não conseguiu evitar o impacto.

Geovani ficou preso às ferragens, não resistiu aos ferimentos e morreu antes mesmo da chegada do resgate. O motorista do caminhão não teve ferimentos graves, de acordo com relatos preliminares. As causas da colisão ainda serão investigadas pelas autoridades.

Segundo informações, a vítima foi vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Glicério, no interior de São Paulo. A instituição emitiu uma nota lamentando a morte do político.

Top Mídia News

Compartilhe:

Cassilândia: Secretário de Obras detalha prisão por receptação e possível envolvimento de funcionários no furto de pneus

Exclusivo: Secretário de Obras detalha prisão por receptação e possível envolvimento de funcionários no furto de pneus
Secretário de Obras do município, Pedro Rodrigues (Foto: Cassilândia Notícias)

O Secretário de Obras, Pedro Rodrigues, concedeu entrevista exclusiva ao Programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, nesta sexta-feira, 21 de novembro, trazendo importantes desdobramentos sobre a investigação do furto de 54 pneus, doados pela Receita Federal, do barracão localizado na Secretaria Municipal de Educação

Prisão e localização dos pneus
Após o registro da ocorrência do furto (prejuízo de R$ 100 mil), a Polícia Civil iniciou as investigações. Segundo o secretário:

  • A Polícia Civil encontrou alguns pneus em uma borracharia na avenida Presidente Dutra e chamou o Secretário para averiguação.
  • Foi constatado que se tratava dos pneus furtados da Prefeitura.
  • O proprietário da borracharia foi preso.
  • Foram localizados cinco pneus (quatro pneus de caminhão e um pneu aro 13 dos pequenos).

Envolvimento de funcionários e outros compradores
O Secretário confirmou que o proprietário da borracharia, que foi preso por receptação, alegou que ele apenas fazia as montagens dos pneus, que recebia de um terceiro.

  • Pedro Rodrigues afirmou que o caso teve desdobramentos e existe grande suspeita de envolvimento de funcionários da Prefeitura.
  • O borracheiro levou os investigadores até a casa de um suposto funcionário.
  • Nessa residência, foi encontrado outro pneu de carro.
  • O Secretário informou que esse funcionário já foi convocado para depoimento.
  • O borracheiro também relatou que outros pneus foram vendidos e montados em caminhões, cujos proprietários serão investigados pela polícia.

Transparência e punição
O prefeito Rodrigo de Freitas e o Secretário estão comprometidos em solucionar o caso rapidamente para mostrar a transparência da administração. Em relação aos supostos funcionários envolvidos, Pedro Rodrigues garantiu que será aberto um processo administrativo:

  • Disse Pedro: “a punição sera com o rigor da lei”.
  • O Prefeito deixou claro que a punição será no rigor da lei, podendo haver demissão ou perda de concurso, dependendo da gravidade do crime comprovado.
  • O Secretário avalia que o rápido resultado das investigações é gratificante e mostra que a administração está “batendo de frente”.

Cassilândia Notícias

Compartilhe:

Cassilândia Urgente: Buraco continua na esquina da Vila Pernambuco, em Cassilândia

Um buraco que voltou após o serviço mal feito do tapa-buraco feito por uma empresa a serviço da Prefeitura de Cassilândia.

Neste sábado, 22 de novembro, a reportagem do Cassilândia Urgente esteve no local pela terceira vez.

Além do buraco, há água parada, o que significa um risco em tempos de dengue.

Com a palavra quem interessar possa.

Confira as imagens.

Compartilhe:

Cassilândia Urgente: Mãe de aluno cadeirante reclama dos ônibus escolares por não respeitarem a rampa de acesso na porta do Cmeic, em Cassilândia

Uma mãe de aluno cadeirante da escola CMEIC – Centro Municipal Educacional Vereadora Ilma Costa – recorreu, nesta quarta-feira, 8 de outubro, ao Cassilândia Urgente depois de ter tentado resolver o problema – sem sucesso – junto às autoridades escolares cassilandenses.

Segundo ela, os ônibus do transporte não respeitam a acessibilidade de cadeirante ao estacionar interropendo a rampa existente na porta da escola.

A mãe reclama que tem que dar volta empurrando a cadeira de rodas pela calçada “horrível de andar”.

Ela espera apenas que os motoristas de ônibus tenham o bom senso de respeitar a acessibilidade de cadeirantes.

Com certeza não é pedir muito.

Com a palavra quem interessar possa.

Confira as imagens.

Compartilhe:

SEJA SOLIDÁRIO! Ajude Luís Fernando Oliveira Souza a representar Cassilândia e Mato Grosso do Sul em Olimpíada Estudantil no Rio de Janeiro

Olá, me chamo Luís Fernando Oliveira Souza, sou de Cassilândia – MS, aluno da 2° série do Ensino Médio da Escola Evangélica Avivamento Bíblico e participei da 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A OBA é do ramo das olimpíadas científicas, similar à OBMEP. Tais olimpíadas buscam incentivar os alunos a conhecerem mais sobre Ciência, bem como torná-la mais popular entre a sociedade. Após a OBA, e graças à minha nota, fui convidado a participar das seletivas internacionais: diversas provas que têm como objetivo selecionar as equipes que irão representar o Brasil nas Olimpíadas a nível mundial. A primeira fase das seletivas é composta por três provas online, as quais eu fiz e consegui uma média de aproximadamente 8.4. E, com essa pontuação, fui o único estudante do Mato Grosso do Sul a passar para a próxima fase, que ocorrerá presencialmente em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, nos dias 11 a 15 de março. Portanto, por conta do custo de deslocamento e da hospedagem no hotel em que as provas serão realizadas, preciso de uma ajuda financeira para que isso seja possível.
FAÇA UM PIX PARA A CHAVE CELULAR (67) 98164-5357

Luís Fernando Oliveira Souza

Compartilhe:

Cassilândia: Morre a quarta pessoa vítima de Covid-19

Morreu nesta segunda-feira, 17 de agosto,  a quarta pessoa vítima de Covid-19 em Cassilândia, de nome Carol Canovas, que trabalhava como recepcionista em hospital.

Ela tinha 32 anos, era casada com Wilian Santos, era membro da Igreja Metodista e deixa duas filhas, sendo uma de dez e outra de 12 anos.

O óbito foi confirmado pelo secretário municipal de Saúde, José Lourenço Braga Marin.

Voltaremos a informar.

Carol Canovas
Compartilhe:

Cassilândia: Moradora reivindica asfalto e iluminação na Rua Luiz Machado, no Jardim Minas Gerais

Uma moradora do Bairro Jardim Minas Gerais enviou à redação do Cassilândia Urgente reivindicação para que a Prefeitura Municipal faça a pavimentação asfáltica e instale iluminação pública na Rua Luiz Machado.

O pedido da moradora foi encaminhado hoje cedo, segunda-feira, 4 de maio, ao prefeito Jair Boni para as devidas providências.

Imagem noturna da Rua Luiz Machado
Rua está sem asfalto
Compartilhe:

Estudantes goianas criam produto natural que acaba com as larvas do mosquito da dengue

Estudantes goianas criam produto natural que acaba com as larvas do mosquito da dengue

Alunas do Centro de Ensino Dom Veloso, uma escola estadual de Itumbiara, no sul do estado, criaram um produto natural a partir do pé de saboneteira para ajudar a combater o mosquito da dengue. O gel foi desenvolvido com a ajuda de uma professora e é capaz de eliminar larvas do Aedes aegypti em 36 minutos. O projeto está competindo como finalista do prêmio Solve for Tomorrow.

O gel foi criado a partir do fruto da árvore saboneteira, conhecida por seus frutos que tem propriedades naturais de limpeza. A árvore fica nos fundos da escola onde as alunas estudam, e os frutos foram usados como uma alternativa aos larvicidas químicos normalmente utilizados no combate ao mosquito.

O produto é colocado em estações disseminadoras que atraem a fêmea do mosquito causador da dengue para que o extrato faça efeito e elas o disseminem a outros lugares.

Em entrevista à TV Anhanguera, a professora de biologia da rede municipal de Itumbiara que orientou as estudantes, Ayanda Ferreira, disse acreditar que a responsabilidade de buscar alternativas no combate ao mosquito da dengue é de toda a população.

Como a ideia surgiu

 

A professora explicou que a ideia surgiu a partir desse princípio: buscar soluções para combater esses vírus. Assim, ela e as alunas começaram a testar a eficácia de alguns extratos vegetais, como o da fruta da saboneteira, no uso de Estações Disseminadoras de Larvicida (EDL).

“Sabemos que a dengue, a zika e a chikungunya são problemas de saúde pública há anos. E, sendo assim, cabe a nós, à população — e não só a cientistas — buscar soluções para o controle do Aedes aegypti, que é o vetor dos vírus causadores dessas doenças”, comenta.

Todo o trabalho das alunas e da professora durou mais de um ano e meio, desde a escolha da planta até os testes em laboratório.

“Foi um processo demorado, mas que pra nós, é gratificante”, afirmou a estudante que integra o projeto, Maria Gabriela Pereira.

Processo laboratorial

As estudantes fazem todo o processo de extração do princípio ativo no laboratório. Para isso, retiram as sementes do fruto e as deixam de molho por cerca de uma semana. Em seguida, o líquido proveniente é coado e concentrado.

Ayanda explica que, só depois desse processo, o líquido pode ser testado com as larvas do mosquito. Apenas após ter sua eficácia comprovada o extrato pode ser transformado em gel, feito com uma base de amido. Só então o produto pode ser aplicado aos tecidos das Estações Disseminadoras.

Dessa forma, as fêmeas do Aedes aegypti são atraídas às estações, pousam no tecido impregnado com o gel e levam o extrato para outros criadouros, disseminando o produto para larvas e outros mosquitos, eliminando-os.

Resultados

Os resultados dos testes mais recentes da equipe da escola municipal apontam que o extrato da saboneteira matou 100% das larvas em até 36 minutos.

Testes com larvas dos mosquitos utilizando o produto criado pelas estudantes — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Testes com larvas dos mosquitos utilizando o produto criado pelas estudantes — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

A professora de biologia explica que, com esse método, torna-se mais fácil conter a disseminação do mosquito até mesmo em locais mais difíceis, com alta proliferação devido às condições dos ambientes.

Indicação a prêmio nacional

A ideia das estudantes vai levá-las até São Paulo, onde será realizado o prêmio nacional “Solve for Tomorrow”, que estimula alunos a criarem soluções reais para problemas como o da dengue. Foram mais de 3 mil projetos e 14 mil estudantes e professores inscritos em todo o país, que passaram por uma seleção até chegar aos 10 finalistas.

As estudantes são as únicas goianas que chegaram à final do prêmio, que acontecerá no dia 2 de dezembro deste ano, na capital paulista.

“Querendo ou não, [o projeto] ajuda pessoas de baixa renda, que não podem comprar inseticida, ou [produtos que] fazem mal para a saúde, dão alergia. E o nosso larvicida é natural, não causa danos à pele, ao ser humano, é totalmente natural”, explica uma das estudantes pesquisadoras.

 

Estações Disseminadoras de Larvicida (EDL) com o extrato do fruto da saboneteira — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Estações Disseminadoras de Larvicida (EDL) com o extrato do fruto da saboneteira — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Por Michely Loures, TV Anhanguera, g1 Goiás

Compartilhe:

Ex vereador de SP morre em acidente na MS 112 em Inocência

Reprodução/Redes sociais

Geovani Pereira Carlos, 44 anos, foi identificado como a vítima fatal do grave acidente ocorrido na tarde desta sexta-feira (21), na rodovia MS-112, na entrada do município de Inocência-MS.

Segundo informações do site MS News, o Gol conduzido por Geovani invadiu repentinamente a pista contrária, momento em que colidiu frontalmente com um caminhão. O motorista do caminhão relatou que chegou a “acionar a buzina diversas vezes” ao perceber o carro vindo em sua direção, mas não conseguiu evitar o impacto.

Geovani ficou preso às ferragens, não resistiu aos ferimentos e faleceu antes mesmo da chegada do resgate. O motorista do caminhão não teve ferimentos graves, de acordo com relatos preliminares.

As causas da colisão ainda serão investigadas pelas autoridades.

Segundo informações, a vítima foi vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Glicério, no interior de São Paulo. A instituição emitiu uma nota lamentando a morte do político. Midiamax

 

Compartilhe:

Defesa de Bolsonaro diz que tornozeleira humilha e nega plano de fuga

Advogado de Bolsonaro o visitou horas após a prisão. (Foto: Valter Campanato, Agência Brasil)

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou, neste sábado (22), que a tornozeleira eletrônica só foi colocada para “causar humilhação” ao ex-presidente e que a fuga com o rompimento do equipamento é apenas uma narrativa para justificar a prisão.

Bolsonaro foi preso preventivamente pela Polícia Federal, após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

“Essa questão de tornozeleira é uma narrativa que tenta justificar o injustificável. O presidente Bolsonaro não teria de forma alguma como subtrair-se, como evadir-se da sua casa. Ele tem uma viatura armada com agentes federais 24 horas por dia, sete dias da semana, na porta da casa dele”, disse o advogado Paulo Cunha Bueno ao deixar a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde Bolsonaro ficará detido.

“A tornozeleira eletrônica tornou-se, neste caso, o símbolo da pena infamante, a versão moderna da pena infamante. Sua finalidade foi apenas causar humilhação ao ex-presidente. Não havia qualquer necessidade. Desconheço qualquer indivíduo no Brasil com tornozeleira eletrônica que tenha uma escolta permanente da Polícia Federal na porta da sua casa”, acrescentou o advogado.

Cunha Bueno disse, ainda, que Bolsonaro “é um idoso que padece de problemas graves de saúde”, causados por complicações decorrentes da facada que sofreu durante a campanha eleitoral de 2022.

“Uma situação extremamente frágil”, ressaltou, argumentando que o ex-presidente sempre esteve disponível e nunca de esquivou de responder à Justiça.

O advogado também comparou o caso de Bolsonaro com o do também ex-presidente Fernando Collor de Melo. “É inconcebível que o ex-presidente Fernando Collor de Melo seja mantido em prisão domiciliar por conta de apneia do sono e de Doença de Parkinson, enquanto que o presidente Bolsonaro seja submetido a uma prisão vergonhosa nas dependências da Polícia Federal diante de todo o estado gravíssimo de saúde que ele apresenta”, disse.

Nesta sexta-feira (21), o ex-presidente Bolsonaro usou ferro de solda para tentar abrir a tornozeleira eletrônica, o que gerou alerta para a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seap), responsável pelo monitoramento do equipamento. O ministro Alexandre de Moraes deu prazo de 24 horas para que a defesa se manifeste sobre a tentativa de violação.

Também ontem, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocou, pelas redes sociais, uma vigília de orações próxima à casa onde o pai, Jair Bolsonaro, cumpria prisão domiciliar desde o dia 4 de agosto.

Na decisão que determinou a prisão preventiva, cita a violação da tornozeleira e diz que a reunião poderia causar tumulto e até mesmo facilitar “eventual tentativa de fuga do réu”. Midiamax

Compartilhe:

Briga por empréstimo de R$ 5 termina com golpes de facão

Facão (Imagem Ilustrativa | Arquivo Midiamax)

Enquanto jogavam videogame, dois homens se desentenderam por conta de R$ 5,00. A discussão transformou-se em luta corporal e terminou com golpes de facão, que causaram ferimentos profundos do rosto de um dos homens, de 25 anos. O crime ocorreu no Bairro Aero Rancho neste sábado (22).

Conforme boletim de ocorrência, um dos rapazes que jogava videogame teria pedido R$ 5,00 emprestado à vítima para fazer compras na internet. Ambos se desentenderam e começaram uma discussão, que evoluiu para briga física.

A vítima, homem de 25 anos, afirmou à polícia que saiu do local e foi perseguido por outras duas pessoas. Então, começou nova discussão com um terceiro homem, que queria ‘tirar satisfações’ por conta da discussão iniciada pelo pedido de R$ 5,00.

O homem, então, tomou posse de um facão e golpeou o rosto da vítima. O rapaz de 25 anos foi ao CRS (Centro Regional de Saúde) Aero Rancho com corte profundo na lateral esquerda do rosto. Ele aguarda transferência para a Santa Casa de Campo Grande.

O caso foi registrado como lesão corporal dolosa na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol. Midiamax

Compartilhe:

Agiota é assassinado com golpes de faca dentro de escritório

Polícia Militar em frente ao local onde ocorreu o crime. (Foto: Rio Brilhante em Tempo Real)

Um homem identificado como Manoel Andrade Leite, de 67 anos, conhecido como “Netinho”, foi encontrado morto a golpes de faca na manhã deste sábado (22) dentro do escritório onde trabalhava, na Rua Dr. Boaventura, região central de Rio Brilhante, cidade a 161 km de Campo Grande.

Segundo as informações apuradas pelo Campo Grande News, uma pessoa foi ao local por volta das 9h50 de hoje para se reunir com Netinho e encontrou o corpo caído ao lado de uma mesa. Havia muito sangue no banheiro do escritório, e uma faca – que pode ser a usada no crime – sobre a pia.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas apenas pôde constatar o óbito.

Netinho era conhecido no município por trabalhar com empréstimo de dinheiro a juros (agiotagem) e mantinha o escritório no prédio ao lado de uma vidraçaria. O autor do crime, ainda não identificado, fugiu após o ataque.

A Polícia Militar e a Polícia Civil estão no local isolando a área e aguardam a chegada da perícia técnica de Dourados para os levantamentos que ajudarão na investigação. Em frente ao prédio permanece estacionada a caminhonete Mitsubishi L200 vermelha pertencente à vítima.

Campo Grande News

Compartilhe:

Motociclista é atropelada e executada com tiro na cabeça

Caso aconteceu na região do Jardim Panorama (Foto: Jornal Midiamax)

Uma mulher identificada como Janaina Sabino de Almeida, de aproximadamente 27 anos, foi atropelada e executada com um tiro na cabeça na BR-262, na continuação da Avenida João Arinos, em Campo Grande, região do Bairro Panorama, na noite desta sexta-feira (21).

De acordo com informações, a jovem pilotava uma moto Honda Fan com uma amiga na garupa, momento em que foram atropeladas por um veículo de cor preta, possivelmente um VW Gol. As duas retornavam do serviço, uma lanchonete localizada no Centro.

Ainda conforme apurado, o autor, motorista do carro, desceu e deu um tiro na cabeça da vítima, que morreu no local. Onde ocorreu o crime, às margens da pista, trata-se de uma pequena ribanceira. Como a jovem que estava na garupa caiu, ela viu o autor apenas de costas, segundo informações. A colega de trabalho da vítima não sofreu ferimentos graves com a queda.

O autor fugiu após o crime. Hipótese é a de que o crime foi premeditado. Moradora no Jardim Noroeste, familiar da vítima relatou ela teria se envolvido em uma briga, em um bar no bairro, na última semana. Também não é descartado feminicídio. A polícia irá investigar o caso. O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Polícia Civil foram acionados.

*Matéria alterada às 08h51 às 22 de novembro de 2025 para correção do nome da vítima.

Midiamax

Compartilhe:

Após dançar com mulher, homem cai e morre em bar

O caso foi registrado na Polícia Civil (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Mariano Ferreira de Sales, de 53 anos, morreu na madrugada deste sábado (23) após cair da própria altura e bater o rosto contra o chão em um bar, localizado na cidade de Antônio Joã, a 300 quilômetros de Campo Grande.

Segundo o boletim de ocorrência, Mariano estava dançando com uma mulher no Bar do Cachoeira. Assim, a música teria acabado, e ele solicitou que colocasse a mesma música para tocar, pagando o valor de R$ 10.

Contudo, nesse momento, a vítima acabou caindo da própria altura e batendo o rosto no chão. Devido ao impacto da queda, ele chegou ao Hospital Regional de Antônio João sem vida.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia da cidade, como morte por causa indeterminada (sem indício de crime).

Midiamax

Compartilhe:

Inocência: Ex-vereador é a vítima de acidente na MS-112

Ex vereador é a vitima do acidente na MS 112 em Inocência

Geovani Pereira Carlos

Geovani Pereira Carlos, 44 anos, foi identificado como a vítima fatal do grave acidente ocorrido na tarde desta sexta-feira (21), na rodovia MS-112, na entrada do município de Inocência, distante 324 quilômetros de Campo Grande.

Segundo informações do site MS News, o Gol conduzido por Geovani invadiu repentinamente a pista contrária, momento em que colidiu frontalmente com um caminhão. O motorista do caminhão relatou que chegou a “acionar a buzina diversas vezes” ao perceber o carro vindo em sua direção, mas não conseguiu evitar o impacto.

Geovani ficou preso às ferragens, não resistiu aos ferimentos e morreu antes mesmo da chegada do resgate. O motorista do caminhão não teve ferimentos graves, de acordo com relatos preliminares. As causas da colisão ainda serão investigadas pelas autoridades.

Segundo informações, a vítima foi vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Glicério, no interior de São Paulo. A instituição emitiu uma nota lamentando a morte do político.

Top Mídia News

Compartilhe:

Cassilândia: Secretário de Obras detalha prisão por receptação e possível envolvimento de funcionários no furto de pneus

Exclusivo: Secretário de Obras detalha prisão por receptação e possível envolvimento de funcionários no furto de pneus
Secretário de Obras do município, Pedro Rodrigues (Foto: Cassilândia Notícias)

O Secretário de Obras, Pedro Rodrigues, concedeu entrevista exclusiva ao Programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, nesta sexta-feira, 21 de novembro, trazendo importantes desdobramentos sobre a investigação do furto de 54 pneus, doados pela Receita Federal, do barracão localizado na Secretaria Municipal de Educação

Prisão e localização dos pneus
Após o registro da ocorrência do furto (prejuízo de R$ 100 mil), a Polícia Civil iniciou as investigações. Segundo o secretário:

  • A Polícia Civil encontrou alguns pneus em uma borracharia na avenida Presidente Dutra e chamou o Secretário para averiguação.
  • Foi constatado que se tratava dos pneus furtados da Prefeitura.
  • O proprietário da borracharia foi preso.
  • Foram localizados cinco pneus (quatro pneus de caminhão e um pneu aro 13 dos pequenos).

Envolvimento de funcionários e outros compradores
O Secretário confirmou que o proprietário da borracharia, que foi preso por receptação, alegou que ele apenas fazia as montagens dos pneus, que recebia de um terceiro.

  • Pedro Rodrigues afirmou que o caso teve desdobramentos e existe grande suspeita de envolvimento de funcionários da Prefeitura.
  • O borracheiro levou os investigadores até a casa de um suposto funcionário.
  • Nessa residência, foi encontrado outro pneu de carro.
  • O Secretário informou que esse funcionário já foi convocado para depoimento.
  • O borracheiro também relatou que outros pneus foram vendidos e montados em caminhões, cujos proprietários serão investigados pela polícia.

Transparência e punição
O prefeito Rodrigo de Freitas e o Secretário estão comprometidos em solucionar o caso rapidamente para mostrar a transparência da administração. Em relação aos supostos funcionários envolvidos, Pedro Rodrigues garantiu que será aberto um processo administrativo:

  • Disse Pedro: “a punição sera com o rigor da lei”.
  • O Prefeito deixou claro que a punição será no rigor da lei, podendo haver demissão ou perda de concurso, dependendo da gravidade do crime comprovado.
  • O Secretário avalia que o rápido resultado das investigações é gratificante e mostra que a administração está “batendo de frente”.

Cassilândia Notícias

Compartilhe:

Cassilândia Urgente: Buraco continua na esquina da Vila Pernambuco, em Cassilândia

Um buraco que voltou após o serviço mal feito do tapa-buraco feito por uma empresa a serviço da Prefeitura de Cassilândia.

Neste sábado, 22 de novembro, a reportagem do Cassilândia Urgente esteve no local pela terceira vez.

Além do buraco, há água parada, o que significa um risco em tempos de dengue.

Com a palavra quem interessar possa.

Confira as imagens.

Compartilhe:
Compartilhe: