Cassilândia Urgente: Mãe de aluno cadeirante reclama dos ônibus escolares por não respeitarem a rampa de acesso na porta do Cmeic, em Cassilândia
Uma mãe de aluno cadeirante da escola CMEIC – Centro Municipal Educacional Vereadora Ilma Costa – recorreu, nesta quarta-feira, 8 de outubro, ao Cassilândia Urgente depois de ter tentado resolver o problema – sem sucesso – junto às autoridades escolares cassilandenses.
Segundo ela, os ônibus do transporte não respeitam a acessibilidade de cadeirante ao estacionar interropendo a rampa existente na porta da escola.
A mãe reclama que tem que dar volta empurrando a cadeira de rodas pela calçada “horrível de andar”.
Ela espera apenas que os motoristas de ônibus tenham o bom senso de respeitar a acessibilidade de cadeirantes.
Com certeza não é pedir muito.
Com a palavra quem interessar possa.
Confira as imagens.




SEJA SOLIDÁRIO! Ajude Luís Fernando Oliveira Souza a representar Cassilândia e Mato Grosso do Sul em Olimpíada Estudantil no Rio de Janeiro
Olá, me chamo Luís Fernando Oliveira Souza, sou de Cassilândia – MS, aluno da 2° série do Ensino Médio da Escola Evangélica Avivamento Bíblico e participei da 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A OBA é do ramo das olimpíadas científicas, similar à OBMEP. Tais olimpíadas buscam incentivar os alunos a conhecerem mais sobre Ciência, bem como torná-la mais popular entre a sociedade. Após a OBA, e graças à minha nota, fui convidado a participar das seletivas internacionais: diversas provas que têm como objetivo selecionar as equipes que irão representar o Brasil nas Olimpíadas a nível mundial. A primeira fase das seletivas é composta por três provas online, as quais eu fiz e consegui uma média de aproximadamente 8.4. E, com essa pontuação, fui o único estudante do Mato Grosso do Sul a passar para a próxima fase, que ocorrerá presencialmente em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, nos dias 11 a 15 de março. Portanto, por conta do custo de deslocamento e da hospedagem no hotel em que as provas serão realizadas, preciso de uma ajuda financeira para que isso seja possível.
FAÇA UM PIX PARA A CHAVE CELULAR (67) 98164-5357

Luís Fernando Oliveira Souza
Revista digital de Natal 2023 do Cassilândia Urgente
Veja agora as mensagens e ofertas das empresas e dos profissionais de Cassilândia especialmente para você neste período de Natal e Ano Novo.
Veja também a revista em formato PDF.

Cassilândia: Morre a quarta pessoa vítima de Covid-19
Morreu nesta segunda-feira, 17 de agosto, a quarta pessoa vítima de Covid-19 em Cassilândia, de nome Carol Canovas, que trabalhava como recepcionista em hospital.
Ela tinha 32 anos, era casada com Wilian Santos, era membro da Igreja Metodista e deixa duas filhas, sendo uma de dez e outra de 12 anos.
O óbito foi confirmado pelo secretário municipal de Saúde, José Lourenço Braga Marin.
Voltaremos a informar.

Cassilândia: Moradora reivindica asfalto e iluminação na Rua Luiz Machado, no Jardim Minas Gerais
Uma moradora do Bairro Jardim Minas Gerais enviou à redação do Cassilândia Urgente reivindicação para que a Prefeitura Municipal faça a pavimentação asfáltica e instale iluminação pública na Rua Luiz Machado.
O pedido da moradora foi encaminhado hoje cedo, segunda-feira, 4 de maio, ao prefeito Jair Boni para as devidas providências.


Chapadão do Sul: Duas mulheres ficam feridas em estado gravíssimo após colisão de moto e Corolla
A noite deste sábado, 20 de dezembro, foi marcada por um acidente de proporções devastadoras na Rua dos Periquitos, em Chapadão do Sul. Duas mulheres ficaram gravemente feridas após uma colisão lateral entre uma motocicleta e um Toyota Corolla.
Dinâmica do acidente
De acordo com informações apuradas no local, a motocicleta seguia em direção ao Centro da cidade quando, no cruzamento com a Rua dos Periquitos, ocorreu a colisão com o automóvel. A força do impacto foi extrema. A condutora da moto foi arremessada contra o tanque de combustível do Corolla, provocando o estouro da peça.
Com a violência da batida, tanto a pilota quanto a passageira foram lançadas a vários metros de distância, sendo projetadas para debaixo de um caminhão que estava regularmente estacionado na via.
Gravidade dos ferimentos
Uma das vítimas sofreu fratura exposta grave em uma das pernas, acompanhada de intensa hemorragia, além de múltiplas lesões pelo corpo. A outra mulher também apresentou ferimentos graves.
As duas vítimas receberam os primeiros socorros ainda no local do acidente e foram encaminhadas em estado grave ao Hospital Municipal de Chapadão do Sul, onde deram entrada diretamente na Sala Vermelha. Uma equipe médica multidisciplinar atua para estabilizar o quadro clínico das pacientes.
Conexão Mulher
Morre o cantor Lindomar Castilho aos 85 anos em Goiânia

Cantor Lindomar Castilho
Morreu, nessa sexta-feira (19/12), o cantor Lindomar Castilho, aos 85 anos. O artista, que fez sucesso no Brasil nos anos 1970 e 1980, virou manchete nas páginas policiais em 1981, quando assassinou com cinco tiros a ex-esposa, Eliane de Grammont, então com 26 anos. O motivo da morte não foi divulgado.

Lindomar Castilho fez grande sucesso
Saúde fragilizada
Nos últimos anos, Lindomar Castilho vivia recluso em seu apartamento localizado em Goiânia. Diagnosticado com Parkinson, ele tinha a saúde fragilizada há cerca de 10 anos. O velório acontece neste sábado (20/12), a partir das 13h, no Cemitério Santana, em Goiânia (GO).
A morte foi confirmada pela filha, Lili De Grammont, nas redes sociais. “O que te faz ser quem você é? As palavras não são suficientes para explicar o que estou sentindo! Só sinto uma humanidade imensa, sinto o tanto que estamos nesta terra para evoluir. Sinto o poder das coisas que verdadeiramente importam”, disse ela.
“Meu pai partiu! E como qualquer ser humano, ele é finito, ele é só mais um ser humano que se desviou com sua vaidade e narcisismo. E ao tirar a vida da minha mãe também morreu em vida. O homem que mata também morre. Morre o pai e nasce um assassino, morre uma família inteira”, completou.
Tragédia
Apelidado de Rei do Bolero pelo estilo sentimental de suas músicas, Lindomar Castilho emplacou sucessos populares, como Você É Doida Demais e Eu Amo a Sua Mãe. A primeira, aliás, foi usada pela TV Globo como tema de abertura da série Os Normais, com Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães
O cantor matou Eliane de Grammont, sua ex-companheira, no dia 30 de março de 1981. No auge da carreira, ele disparou cinco tiros contra a ex-esposa de 26 anos, mãe de uma de suas filhas. Ela se apresentava na boate Belle Époque, em São Paulo, com o violonista Carlos Randall. Lindomar foi julgado em 1984, de acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
Metrópoles
A morte do cantor Lindomar Castilho, neste sábado (20), reacendeu um assassinato brutal que aconteceu em 1981, quando o artista invadiu o show da ex-esposa e a matou a tiros, enquanto ela cantava uma música de Chico Buarque no palco de um café em São Paulo.
Lindomar Castilho foi casado com Eliane de Grammont entre 1979 e 1981, quem ele conheceu nos corredores da gravadora RCA, e os dois tiveram uma filha, Liliane, quem fez o anúncio da morte dele. O artista sempre se mostrou um homem possessivo e ciumento, o que se agravou ainda mais pelo alcoolismo. O casal passou a viver uma vida conturbada e ela chegou a pedir o desquite após agressões físicas.
Quando os dois já haviam se separado e o cantor estava no topo das paradas, no dia 30 de março de 1981, Lindomar invadiu o bar Belle Époque, em São Paulo, onde a esposa se apresentava, e deu cinco tiros enquanto ela estava ainda no palco.
Eliane cantava a música “João e Maria”, de Chico Buarque, exatamente nos versos “agora era fatal, que o faz de conta terminasse assim”, quando foi atingida pelos tiros. A motivação do crime foi o ciúme que sentia do violonista Carlos Randall, primo de Lindomar, que se apresentava com ela na noite paulistana. Ela morreu a caminho do hospital, aos 26 anos. O cantor tentou fugir, mas foi impedido pelas pessoas que estavam no local.
No post que anunciou a morte do pai, Lili relembrou o passado trágico na família que a deixou órfã de mãe ainda pequena.
“Ele é só mais um ser humano que se desviou com sua vaidade e narcisismo. E ao tirar a vida da minha mãe também morreu em vida. O homem que mata também morre. Morre o pai e nasce um assassino, morre uma família inteira”, escreveu ela.
Carlos Randall, que levou um tiro e sobreviveu, deu uma entrevista ao podcast do jornalista Piunti em 2022, e falou que não se sente apto a perdoar Lindomar. Depois do crime, o violonista precisou se afastar dos palcos para se recompor.
“Você precisa de um tempo para assentar. Você precisa se recompor, a ficha demora para cair, começa a pensar sobre o que poderia ter feito de diferente”, comentou.
O “Rei do Bolero” foi preso em flagrante e condenado, em 1984, por homicídio. Ele ficou em regime fechado até 1986, passou para o semiaberto e ficou livre da prisão em 1996.
Lili também comentou que não existe uma resposta exata quando o assunto é ter perdoado o pai ou não. Para ela, Lindomar era um homem com uma masculinidade tóxica que precisava ser transformada.
“Se eu perdoei? Essa resposta não é simples como um sim ou não, ela envolve tudo e todas as camadas das dores e delícias de ser, um ser complexo e em evolução. Diante de tudo isso, desejo que a alma dele se cure, que sua masculinidade tóxica tenha sido transformada”, pontuou.
CNN Brasil
Morrem cinco pessoas em van da saúde em choque com caminhão

Foto: Samir Oliveira/Portal Carazinho News
Cinco pessoas morreram num acidente entre uma van e um caminhão na BR-386, em Carazinho, cidade que fica na Região Norte do Rio Grande do Sul. A colisão foi registrada por volta das 23h desta sexta-feira (19), entre os municípios de Carazinho e Santo Antônio do Planalto.
Informações do site Carazinho News são que a van era da Secretaria de Saúde da cidade de Constantina, retornava de Porto Alegre com oito pacientes e, por motivos ainda desconhecidos, bateu no caminhão.
Conforme a RBS TV, todas as vítimas fatais estavam na van: três homens, uma mulher e uma criança. Já entre os feridos, três pessoas que também estavam na van, além do motorista do caminhão, que ficaram presos às ferragens dos veículos. Esses foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados ao Hospital de Carazinho.
Conforme a reportagem do Portal Terra, o trânsito no trecho do acidente ficou bloqueado por quase seis horas para o trabalho do Instituto-Geral de Perícias. As causas do acidente serão investigadas.
Midiamax
Natal Encantado de Cassilândia terá show especial com Jonathan Cordeiro neste sábado
A magia do Natal vai tomar conta de Cassilândia neste sábado, 20 de dezembro, com um show especial do pastor e cantor gospel Jonathan Cordeiro, dentro da programação do Natal Encantado, promovido pela Prefeitura de Cassilândia.Primeiro cassilandense transplantado de fígado alerta sobre os riscos da automedicação

Professor Ricardo Ramir Gonçalves (Foto: Cassilândia Notícias)
A história do professor Ricardo Ramir Gonçalves, o primeiro cassilandense a passar por um transplante de fígado, traz lições fundamentais sobre prevenção, a complexidade da medicina moderna e a importância do Sistema Único de Saúde, o SUS. O professor compartilhou sua história nesta sexta-feira, 19 de dezembro, no Programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca.
O professor Ricardo Ramir Gonçalves, que leciona na Escola Estadual São José e também em Itajá/GO, tornou-se um marco para a saúde de Cassilândia ao ser o primeiro cidadão do município a realizar um transplante de fígado. Internado há dois meses para o procedimento e recuperação, o professor aproveitou o espaço na Rádio Patriarca para desmistificar as causas da cirrose e alertar sobre hábitos cotidianos que podem ser fatais.
A causa: O fígado “paga a conta” da automedicação
Diferente do senso comum, que associa a cirrose exclusivamente ao álcool, o caso de Ricardo foi diagnosticado como cirrose hepática medicamentosa. O professor relatou que nunca consumiu bebidas alcoólicas ou substâncias ilícitas, nem teve hepatite. A falência do órgão foi resultado de três fatores combinados, intensificados durante a pandemia:
- Uso excessivo de analgésicos: O consumo frequente de dipirona e outros remédios para tratar dores de cabeça crônicas.
- Sedentarismo: A falta total de atividades físicas,.
- Má alimentação: Hábitos alimentares desregulados.
Há dois anos, a situação se agravou com hemorragias causadas por varizes esofágicas, culminando na necessidade urgente do transplante no dia 7 de outubro, quando o fígado já não funcionava mais.
Logística de guerra e a eficiência do SUS
O transplante foi realizado integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e envolveu uma operação logística impressionante. O órgão doado veio de Porto Velho (Rondônia), transportado pela Força Aérea Brasileira (FAB) até Campo Grande.
O procedimento ocorreu no Hospital Adventista do Pênfigo, uma instituição filantrópica que atende pelo SUS e é referência no estado. A equipe médica foi liderada pelo Dr. Gustavo Rapassi. Ricardo destacou que, desde o transporte do órgão até o atendimento pós-operatório, o sistema se mostrou “extremamente eficiente” e “humanizado”, acolhendo o paciente desde a portaria até a alta complexidade cirúrgica.
Recuperação e apelo à doação
O professor permaneceu internado para tratar uma debilidade causada por um vírus que o atingiu enquanto estava com a imunidade baixa. Hoje, sexta-feira, após ter sido transmitida a entrevista no Programa Rotativa no Ar, o professor confirmou ao Cassilândia Notícias que havia acabado de ter alta no início da tarde, realizando a expectativa de alta a tempo de passar o Natal com a família. Ele finalizou sua participação reforçando a necessidade de as pessoas se declararem doadoras de órgãos para seus familiares, lembrando que esse gesto salva vidas e permite que histórias como a dele tenham um recomeço.
Cassilândia Notícias –
Idosa de 81 anos tem celular furtado após oferecer café a mulher em situação de rua

Foto gerada com auxílio de inteligência artificial (Fonte: Cassilândia Notícias)
Uma senhora de 81 anos de idade foi vítima de um furto qualificado em sua residência, localizada na rua João Ferreira de Oliveira, por volta das 10h23 de quinta-feira, 18 de dezembro. A informação é do Sargento Magalhães, da Polícia Militar de Cassilândia, ao Programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, nesta sexta-feira, 19 de dezembro.
Segundo o relato, a idosa estava em sua sala quando foi chamada por uma mulher conhecida como “Baixinha”, uma usuária de entorpecentes a quem a vítima costumava ajudar com mantimentos.
A autora entrou na residência após encontrar o portão destrancado e pediu um café. Enquanto a idosa a acompanhava até a cozinha para serví-la, a infratora aproveitou o momento para furtar um aparelho celular que estava na sala. Após a saída da mulher, a vítima deu falta do objeto e acionou a guarnição.
Em diligências, os policiais localizaram o celular na residência de um homem de 28 anos, já conhecido pela polícia por crimes de tráfico e receptação. O indivíduo confirmou que a autora havia deixado o aparelho no local. Ele foi preso em flagrante por receptação e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, enquanto a autora do furto, embora identificada e qualificada no boletim de ocorrência, permanece foragida.
Cassilândia Notícias
Peão de rodeio já operou e está retornando para Cassilândia

Leonardo Castro Ferreira (Foto: Cassilândia Notícias)
O peão de rodeio cassilandense Leonardo Castro Ferreira, foi submetido à cirurgia de ligamento de joelho em Goiânia, Goiás. Segundo sua mãe, Jaqueline Castro, a cirurgia aconteceu dentro da normalidade e Léo já está retornando para Cassilândia. Por conta da lesão, o atleta cassilandense ficou fora das finais da PBR americana e retornará às arenas em 2026. Leonardo Castro Ferreira Cassilândia Notícias
Bebê e dois idosos estão entre os casos confirmados de gripe K em MS

Imagem Ilustrativa – Foto: Shutterstock / Nurul Warianti.
Um bebê de cinco meses e dois idosos de 77 e 73 anos estão entre os três casos confirmados da variante K do vírus influenza A (H3N2), popularmente conhecido como “gripe K” ou “super gripe”, em Mato Grosso do Sul. Além dos casos, uma morte está em investigação na Bolívia, país que faz fronteira com MS.
Em nota, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) esclareceu que foram identificadas três amostras do subclado K da Influenza A (H3N2) em pacientes de Campo Grande, Nioaque e Ponta Porã. Os casos não são considerados suspeitos, uma vez que já foram confirmados laboratorialmente.
Entre os pacientes, dois são do sexo feminino e um do sexo masculino. Dois não apresentam comorbidades relatadas, enquanto um possui histórico de hipertensão e diabetes.
As amostras passaram inicialmente por análise do Lacen/MS (Laboratório Central de Saúde Pública), que identificou a presença do vírus e encaminhou o material ao Instituto Adolfo Lutz (SP). O laboratório é referência nacional para realização do sequenciamento genético, conforme os protocolos estabelecidos pela vigilância em saúde.
Em razão dessa identificação, a SES emitiu, no dia 18 de dezembro, o Alerta Epidemiológico – Identificação do subclado K da Influenza A (H3N2) no Estado de Mato Grosso do Sul.
“A SES reforça que a população deve manter as medidas de prevenção já recomendadas nos alertas epidemiológicos e nas notas técnicas vigentes. A vacinação contra a Influenza, ofertada anualmente em todo o país, pelo SUS [Sistema Único de Saúde], permanece como a principal estratégia para a prevenção de casos graves, complicações e hospitalizações.”
O que é o H3N2-K?
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a influenza sazonal passa por constantes mutações. Desde agosto de 2025, há crescimento acelerado da circulação do subtipo A (H3N2) J.2.4.1, conhecido como subclado K, em diversos países.
O vírus apresenta mutações que trazem características novas para o sistema imunológico de grande parte da população, o que favorece a rápida disseminação. No entanto, até o momento, não há evidências de aumento da gravidade dos casos clínicos associados a essa variante.
Entre os principais sintomas, estão febre, dores musculares, cansaço, congestão nasal, dor de cabeça, tosse, calafrios, coriza, mal-estar, náusea e vômitos.
Ainda conforme a OMS, a atividade da gripe permanece dentro do esperado para a temporada, embora, em algumas regiões, o aumento tenha ocorrido de forma mais precoce. As vacinas disponíveis continuam oferecendo proteção, especialmente contra formas graves e hospitalizações.
Vigilância reforçada
Diante dos registros suspeitos, o Ministério da Saúde informou que intensificou as ações de vigilância da influenza A (H3N2), com atenção especial ao subclado K. A medida atende a um alerta epidemiológico da Opas/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde), que aponta aumento de casos e de internações por gripe no hemisfério norte, principalmente na América do Norte, Europa e Ásia.
A vigilância ocorre por meio do monitoramento contínuo de casos de síndrome gripal e de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), além da investigação e notificação imediata de eventos respiratórios incomuns. Também houve reforço nas medidas de prevenção e no acesso a vacinas e antivirais para os grupos de risco.
Como se proteger?
O Ministério da Saúde reforça que as vacinas contra a gripe disponibilizadas pelo SUS seguem eficazes para prevenir casos graves, inclusive os causados pelo subclado K. Os grupos mais vulneráveis são os mesmos já contemplados como prioritários na campanha de vacinação. No entanto, o imunizante pode não impedir totalmente a infecção pelo subclado K.
Além da imunização, o SUS oferece gratuitamente antiviral específico para o tratamento da influenza, indicado principalmente para pessoas dos grupos de risco, como estratégia para reduzir a chance de agravamento da doença.
A orientação é manter a vacinação em dia e adotar medidas básicas de prevenção, como higienização das mãos, etiqueta respiratória e evitar contato próximo em caso de sintomas, contribuindo para reduzir a transmissão do vírus.
Morte na fronteira
Autoridades da Bolívia investigam se a morte de uma mulher de 26 anos decorreu da gripe K. O caso foi registrado em Santa Cruz, onde ela testou positivo para gripe A H3N2. Agora, o Serviço Departamental de Saúde declarou alerta laranja e pediu para que a população tome medidas preventivas e meio ao aumento dos casos virais.
O diretor do órgão informou que há suspeita de que a mulher tenha contraído a variante K, já que ela havia chegado do Japão, onde ocorreram infecções. No entanto, os exames laboratoriais ainda não foram divulgados para confirmar a variante.
Em Cochabamba, o Serviço Departamental de Saúde também está monitorando uma paciente de 47 anos, seus dois filhos e dois outros parentes com suspeita de terem contraído a variante K. Ela já testou positivo para influenza A H3N2, e o subtipo está sendo investigado. Eles haviam viajado para os Estados Unidos há três semanas.
Em países vizinhos, como o Peru, autoridades já intensificaram a vigilância devido ao registro de casos positivos e à alta disseminação. Midiamax
Cassilândia Urgente: Mãe de aluno cadeirante reclama dos ônibus escolares por não respeitarem a rampa de acesso na porta do Cmeic, em Cassilândia
Uma mãe de aluno cadeirante da escola CMEIC – Centro Municipal Educacional Vereadora Ilma Costa – recorreu, nesta quarta-feira, 8 de outubro, ao Cassilândia Urgente depois de ter tentado resolver o problema – sem sucesso – junto às autoridades escolares cassilandenses.
Segundo ela, os ônibus do transporte não respeitam a acessibilidade de cadeirante ao estacionar interropendo a rampa existente na porta da escola.
A mãe reclama que tem que dar volta empurrando a cadeira de rodas pela calçada “horrível de andar”.
Ela espera apenas que os motoristas de ônibus tenham o bom senso de respeitar a acessibilidade de cadeirantes.
Com certeza não é pedir muito.
Com a palavra quem interessar possa.
Confira as imagens.




SEJA SOLIDÁRIO! Ajude Luís Fernando Oliveira Souza a representar Cassilândia e Mato Grosso do Sul em Olimpíada Estudantil no Rio de Janeiro
Olá, me chamo Luís Fernando Oliveira Souza, sou de Cassilândia – MS, aluno da 2° série do Ensino Médio da Escola Evangélica Avivamento Bíblico e participei da 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A OBA é do ramo das olimpíadas científicas, similar à OBMEP. Tais olimpíadas buscam incentivar os alunos a conhecerem mais sobre Ciência, bem como torná-la mais popular entre a sociedade. Após a OBA, e graças à minha nota, fui convidado a participar das seletivas internacionais: diversas provas que têm como objetivo selecionar as equipes que irão representar o Brasil nas Olimpíadas a nível mundial. A primeira fase das seletivas é composta por três provas online, as quais eu fiz e consegui uma média de aproximadamente 8.4. E, com essa pontuação, fui o único estudante do Mato Grosso do Sul a passar para a próxima fase, que ocorrerá presencialmente em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, nos dias 11 a 15 de março. Portanto, por conta do custo de deslocamento e da hospedagem no hotel em que as provas serão realizadas, preciso de uma ajuda financeira para que isso seja possível.
FAÇA UM PIX PARA A CHAVE CELULAR (67) 98164-5357

Luís Fernando Oliveira Souza
Revista digital de Natal 2023 do Cassilândia Urgente
Veja agora as mensagens e ofertas das empresas e dos profissionais de Cassilândia especialmente para você neste período de Natal e Ano Novo.
Veja também a revista em formato PDF.

Cassilândia: Morre a quarta pessoa vítima de Covid-19
Morreu nesta segunda-feira, 17 de agosto, a quarta pessoa vítima de Covid-19 em Cassilândia, de nome Carol Canovas, que trabalhava como recepcionista em hospital.
Ela tinha 32 anos, era casada com Wilian Santos, era membro da Igreja Metodista e deixa duas filhas, sendo uma de dez e outra de 12 anos.
O óbito foi confirmado pelo secretário municipal de Saúde, José Lourenço Braga Marin.
Voltaremos a informar.

Cassilândia: Moradora reivindica asfalto e iluminação na Rua Luiz Machado, no Jardim Minas Gerais
Uma moradora do Bairro Jardim Minas Gerais enviou à redação do Cassilândia Urgente reivindicação para que a Prefeitura Municipal faça a pavimentação asfáltica e instale iluminação pública na Rua Luiz Machado.
O pedido da moradora foi encaminhado hoje cedo, segunda-feira, 4 de maio, ao prefeito Jair Boni para as devidas providências.


Chapadão do Sul: Duas mulheres ficam feridas em estado gravíssimo após colisão de moto e Corolla
A noite deste sábado, 20 de dezembro, foi marcada por um acidente de proporções devastadoras na Rua dos Periquitos, em Chapadão do Sul. Duas mulheres ficaram gravemente feridas após uma colisão lateral entre uma motocicleta e um Toyota Corolla.
Dinâmica do acidente
De acordo com informações apuradas no local, a motocicleta seguia em direção ao Centro da cidade quando, no cruzamento com a Rua dos Periquitos, ocorreu a colisão com o automóvel. A força do impacto foi extrema. A condutora da moto foi arremessada contra o tanque de combustível do Corolla, provocando o estouro da peça.
Com a violência da batida, tanto a pilota quanto a passageira foram lançadas a vários metros de distância, sendo projetadas para debaixo de um caminhão que estava regularmente estacionado na via.
Gravidade dos ferimentos
Uma das vítimas sofreu fratura exposta grave em uma das pernas, acompanhada de intensa hemorragia, além de múltiplas lesões pelo corpo. A outra mulher também apresentou ferimentos graves.
As duas vítimas receberam os primeiros socorros ainda no local do acidente e foram encaminhadas em estado grave ao Hospital Municipal de Chapadão do Sul, onde deram entrada diretamente na Sala Vermelha. Uma equipe médica multidisciplinar atua para estabilizar o quadro clínico das pacientes.
Conexão Mulher
Morre o cantor Lindomar Castilho aos 85 anos em Goiânia

Cantor Lindomar Castilho
Morreu, nessa sexta-feira (19/12), o cantor Lindomar Castilho, aos 85 anos. O artista, que fez sucesso no Brasil nos anos 1970 e 1980, virou manchete nas páginas policiais em 1981, quando assassinou com cinco tiros a ex-esposa, Eliane de Grammont, então com 26 anos. O motivo da morte não foi divulgado.

Lindomar Castilho fez grande sucesso
Saúde fragilizada
Nos últimos anos, Lindomar Castilho vivia recluso em seu apartamento localizado em Goiânia. Diagnosticado com Parkinson, ele tinha a saúde fragilizada há cerca de 10 anos. O velório acontece neste sábado (20/12), a partir das 13h, no Cemitério Santana, em Goiânia (GO).
A morte foi confirmada pela filha, Lili De Grammont, nas redes sociais. “O que te faz ser quem você é? As palavras não são suficientes para explicar o que estou sentindo! Só sinto uma humanidade imensa, sinto o tanto que estamos nesta terra para evoluir. Sinto o poder das coisas que verdadeiramente importam”, disse ela.
“Meu pai partiu! E como qualquer ser humano, ele é finito, ele é só mais um ser humano que se desviou com sua vaidade e narcisismo. E ao tirar a vida da minha mãe também morreu em vida. O homem que mata também morre. Morre o pai e nasce um assassino, morre uma família inteira”, completou.
Tragédia
Apelidado de Rei do Bolero pelo estilo sentimental de suas músicas, Lindomar Castilho emplacou sucessos populares, como Você É Doida Demais e Eu Amo a Sua Mãe. A primeira, aliás, foi usada pela TV Globo como tema de abertura da série Os Normais, com Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães
O cantor matou Eliane de Grammont, sua ex-companheira, no dia 30 de março de 1981. No auge da carreira, ele disparou cinco tiros contra a ex-esposa de 26 anos, mãe de uma de suas filhas. Ela se apresentava na boate Belle Époque, em São Paulo, com o violonista Carlos Randall. Lindomar foi julgado em 1984, de acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
Metrópoles
A morte do cantor Lindomar Castilho, neste sábado (20), reacendeu um assassinato brutal que aconteceu em 1981, quando o artista invadiu o show da ex-esposa e a matou a tiros, enquanto ela cantava uma música de Chico Buarque no palco de um café em São Paulo.
Lindomar Castilho foi casado com Eliane de Grammont entre 1979 e 1981, quem ele conheceu nos corredores da gravadora RCA, e os dois tiveram uma filha, Liliane, quem fez o anúncio da morte dele. O artista sempre se mostrou um homem possessivo e ciumento, o que se agravou ainda mais pelo alcoolismo. O casal passou a viver uma vida conturbada e ela chegou a pedir o desquite após agressões físicas.
Quando os dois já haviam se separado e o cantor estava no topo das paradas, no dia 30 de março de 1981, Lindomar invadiu o bar Belle Époque, em São Paulo, onde a esposa se apresentava, e deu cinco tiros enquanto ela estava ainda no palco.
Eliane cantava a música “João e Maria”, de Chico Buarque, exatamente nos versos “agora era fatal, que o faz de conta terminasse assim”, quando foi atingida pelos tiros. A motivação do crime foi o ciúme que sentia do violonista Carlos Randall, primo de Lindomar, que se apresentava com ela na noite paulistana. Ela morreu a caminho do hospital, aos 26 anos. O cantor tentou fugir, mas foi impedido pelas pessoas que estavam no local.
No post que anunciou a morte do pai, Lili relembrou o passado trágico na família que a deixou órfã de mãe ainda pequena.
“Ele é só mais um ser humano que se desviou com sua vaidade e narcisismo. E ao tirar a vida da minha mãe também morreu em vida. O homem que mata também morre. Morre o pai e nasce um assassino, morre uma família inteira”, escreveu ela.
Carlos Randall, que levou um tiro e sobreviveu, deu uma entrevista ao podcast do jornalista Piunti em 2022, e falou que não se sente apto a perdoar Lindomar. Depois do crime, o violonista precisou se afastar dos palcos para se recompor.
“Você precisa de um tempo para assentar. Você precisa se recompor, a ficha demora para cair, começa a pensar sobre o que poderia ter feito de diferente”, comentou.
O “Rei do Bolero” foi preso em flagrante e condenado, em 1984, por homicídio. Ele ficou em regime fechado até 1986, passou para o semiaberto e ficou livre da prisão em 1996.
Lili também comentou que não existe uma resposta exata quando o assunto é ter perdoado o pai ou não. Para ela, Lindomar era um homem com uma masculinidade tóxica que precisava ser transformada.
“Se eu perdoei? Essa resposta não é simples como um sim ou não, ela envolve tudo e todas as camadas das dores e delícias de ser, um ser complexo e em evolução. Diante de tudo isso, desejo que a alma dele se cure, que sua masculinidade tóxica tenha sido transformada”, pontuou.
CNN Brasil
Morrem cinco pessoas em van da saúde em choque com caminhão

Foto: Samir Oliveira/Portal Carazinho News
Cinco pessoas morreram num acidente entre uma van e um caminhão na BR-386, em Carazinho, cidade que fica na Região Norte do Rio Grande do Sul. A colisão foi registrada por volta das 23h desta sexta-feira (19), entre os municípios de Carazinho e Santo Antônio do Planalto.
Informações do site Carazinho News são que a van era da Secretaria de Saúde da cidade de Constantina, retornava de Porto Alegre com oito pacientes e, por motivos ainda desconhecidos, bateu no caminhão.
Conforme a RBS TV, todas as vítimas fatais estavam na van: três homens, uma mulher e uma criança. Já entre os feridos, três pessoas que também estavam na van, além do motorista do caminhão, que ficaram presos às ferragens dos veículos. Esses foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados ao Hospital de Carazinho.
Conforme a reportagem do Portal Terra, o trânsito no trecho do acidente ficou bloqueado por quase seis horas para o trabalho do Instituto-Geral de Perícias. As causas do acidente serão investigadas.
Midiamax
Natal Encantado de Cassilândia terá show especial com Jonathan Cordeiro neste sábado
A magia do Natal vai tomar conta de Cassilândia neste sábado, 20 de dezembro, com um show especial do pastor e cantor gospel Jonathan Cordeiro, dentro da programação do Natal Encantado, promovido pela Prefeitura de Cassilândia.Primeiro cassilandense transplantado de fígado alerta sobre os riscos da automedicação

Professor Ricardo Ramir Gonçalves (Foto: Cassilândia Notícias)
A história do professor Ricardo Ramir Gonçalves, o primeiro cassilandense a passar por um transplante de fígado, traz lições fundamentais sobre prevenção, a complexidade da medicina moderna e a importância do Sistema Único de Saúde, o SUS. O professor compartilhou sua história nesta sexta-feira, 19 de dezembro, no Programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca.
O professor Ricardo Ramir Gonçalves, que leciona na Escola Estadual São José e também em Itajá/GO, tornou-se um marco para a saúde de Cassilândia ao ser o primeiro cidadão do município a realizar um transplante de fígado. Internado há dois meses para o procedimento e recuperação, o professor aproveitou o espaço na Rádio Patriarca para desmistificar as causas da cirrose e alertar sobre hábitos cotidianos que podem ser fatais.
A causa: O fígado “paga a conta” da automedicação
Diferente do senso comum, que associa a cirrose exclusivamente ao álcool, o caso de Ricardo foi diagnosticado como cirrose hepática medicamentosa. O professor relatou que nunca consumiu bebidas alcoólicas ou substâncias ilícitas, nem teve hepatite. A falência do órgão foi resultado de três fatores combinados, intensificados durante a pandemia:
- Uso excessivo de analgésicos: O consumo frequente de dipirona e outros remédios para tratar dores de cabeça crônicas.
- Sedentarismo: A falta total de atividades físicas,.
- Má alimentação: Hábitos alimentares desregulados.
Há dois anos, a situação se agravou com hemorragias causadas por varizes esofágicas, culminando na necessidade urgente do transplante no dia 7 de outubro, quando o fígado já não funcionava mais.
Logística de guerra e a eficiência do SUS
O transplante foi realizado integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e envolveu uma operação logística impressionante. O órgão doado veio de Porto Velho (Rondônia), transportado pela Força Aérea Brasileira (FAB) até Campo Grande.
O procedimento ocorreu no Hospital Adventista do Pênfigo, uma instituição filantrópica que atende pelo SUS e é referência no estado. A equipe médica foi liderada pelo Dr. Gustavo Rapassi. Ricardo destacou que, desde o transporte do órgão até o atendimento pós-operatório, o sistema se mostrou “extremamente eficiente” e “humanizado”, acolhendo o paciente desde a portaria até a alta complexidade cirúrgica.
Recuperação e apelo à doação
O professor permaneceu internado para tratar uma debilidade causada por um vírus que o atingiu enquanto estava com a imunidade baixa. Hoje, sexta-feira, após ter sido transmitida a entrevista no Programa Rotativa no Ar, o professor confirmou ao Cassilândia Notícias que havia acabado de ter alta no início da tarde, realizando a expectativa de alta a tempo de passar o Natal com a família. Ele finalizou sua participação reforçando a necessidade de as pessoas se declararem doadoras de órgãos para seus familiares, lembrando que esse gesto salva vidas e permite que histórias como a dele tenham um recomeço.
Cassilândia Notícias –
Idosa de 81 anos tem celular furtado após oferecer café a mulher em situação de rua

Foto gerada com auxílio de inteligência artificial (Fonte: Cassilândia Notícias)
Uma senhora de 81 anos de idade foi vítima de um furto qualificado em sua residência, localizada na rua João Ferreira de Oliveira, por volta das 10h23 de quinta-feira, 18 de dezembro. A informação é do Sargento Magalhães, da Polícia Militar de Cassilândia, ao Programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, nesta sexta-feira, 19 de dezembro.
Segundo o relato, a idosa estava em sua sala quando foi chamada por uma mulher conhecida como “Baixinha”, uma usuária de entorpecentes a quem a vítima costumava ajudar com mantimentos.
A autora entrou na residência após encontrar o portão destrancado e pediu um café. Enquanto a idosa a acompanhava até a cozinha para serví-la, a infratora aproveitou o momento para furtar um aparelho celular que estava na sala. Após a saída da mulher, a vítima deu falta do objeto e acionou a guarnição.
Em diligências, os policiais localizaram o celular na residência de um homem de 28 anos, já conhecido pela polícia por crimes de tráfico e receptação. O indivíduo confirmou que a autora havia deixado o aparelho no local. Ele foi preso em flagrante por receptação e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, enquanto a autora do furto, embora identificada e qualificada no boletim de ocorrência, permanece foragida.
Cassilândia Notícias
Peão de rodeio já operou e está retornando para Cassilândia

Leonardo Castro Ferreira (Foto: Cassilândia Notícias)
O peão de rodeio cassilandense Leonardo Castro Ferreira, foi submetido à cirurgia de ligamento de joelho em Goiânia, Goiás. Segundo sua mãe, Jaqueline Castro, a cirurgia aconteceu dentro da normalidade e Léo já está retornando para Cassilândia. Por conta da lesão, o atleta cassilandense ficou fora das finais da PBR americana e retornará às arenas em 2026. Leonardo Castro Ferreira Cassilândia Notícias
Bebê e dois idosos estão entre os casos confirmados de gripe K em MS

Imagem Ilustrativa – Foto: Shutterstock / Nurul Warianti.
Um bebê de cinco meses e dois idosos de 77 e 73 anos estão entre os três casos confirmados da variante K do vírus influenza A (H3N2), popularmente conhecido como “gripe K” ou “super gripe”, em Mato Grosso do Sul. Além dos casos, uma morte está em investigação na Bolívia, país que faz fronteira com MS.
Em nota, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) esclareceu que foram identificadas três amostras do subclado K da Influenza A (H3N2) em pacientes de Campo Grande, Nioaque e Ponta Porã. Os casos não são considerados suspeitos, uma vez que já foram confirmados laboratorialmente.
Entre os pacientes, dois são do sexo feminino e um do sexo masculino. Dois não apresentam comorbidades relatadas, enquanto um possui histórico de hipertensão e diabetes.
As amostras passaram inicialmente por análise do Lacen/MS (Laboratório Central de Saúde Pública), que identificou a presença do vírus e encaminhou o material ao Instituto Adolfo Lutz (SP). O laboratório é referência nacional para realização do sequenciamento genético, conforme os protocolos estabelecidos pela vigilância em saúde.
Em razão dessa identificação, a SES emitiu, no dia 18 de dezembro, o Alerta Epidemiológico – Identificação do subclado K da Influenza A (H3N2) no Estado de Mato Grosso do Sul.
“A SES reforça que a população deve manter as medidas de prevenção já recomendadas nos alertas epidemiológicos e nas notas técnicas vigentes. A vacinação contra a Influenza, ofertada anualmente em todo o país, pelo SUS [Sistema Único de Saúde], permanece como a principal estratégia para a prevenção de casos graves, complicações e hospitalizações.”
O que é o H3N2-K?
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a influenza sazonal passa por constantes mutações. Desde agosto de 2025, há crescimento acelerado da circulação do subtipo A (H3N2) J.2.4.1, conhecido como subclado K, em diversos países.
O vírus apresenta mutações que trazem características novas para o sistema imunológico de grande parte da população, o que favorece a rápida disseminação. No entanto, até o momento, não há evidências de aumento da gravidade dos casos clínicos associados a essa variante.
Entre os principais sintomas, estão febre, dores musculares, cansaço, congestão nasal, dor de cabeça, tosse, calafrios, coriza, mal-estar, náusea e vômitos.
Ainda conforme a OMS, a atividade da gripe permanece dentro do esperado para a temporada, embora, em algumas regiões, o aumento tenha ocorrido de forma mais precoce. As vacinas disponíveis continuam oferecendo proteção, especialmente contra formas graves e hospitalizações.
Vigilância reforçada
Diante dos registros suspeitos, o Ministério da Saúde informou que intensificou as ações de vigilância da influenza A (H3N2), com atenção especial ao subclado K. A medida atende a um alerta epidemiológico da Opas/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde), que aponta aumento de casos e de internações por gripe no hemisfério norte, principalmente na América do Norte, Europa e Ásia.
A vigilância ocorre por meio do monitoramento contínuo de casos de síndrome gripal e de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), além da investigação e notificação imediata de eventos respiratórios incomuns. Também houve reforço nas medidas de prevenção e no acesso a vacinas e antivirais para os grupos de risco.
Como se proteger?
O Ministério da Saúde reforça que as vacinas contra a gripe disponibilizadas pelo SUS seguem eficazes para prevenir casos graves, inclusive os causados pelo subclado K. Os grupos mais vulneráveis são os mesmos já contemplados como prioritários na campanha de vacinação. No entanto, o imunizante pode não impedir totalmente a infecção pelo subclado K.
Além da imunização, o SUS oferece gratuitamente antiviral específico para o tratamento da influenza, indicado principalmente para pessoas dos grupos de risco, como estratégia para reduzir a chance de agravamento da doença.
A orientação é manter a vacinação em dia e adotar medidas básicas de prevenção, como higienização das mãos, etiqueta respiratória e evitar contato próximo em caso de sintomas, contribuindo para reduzir a transmissão do vírus.
Morte na fronteira
Autoridades da Bolívia investigam se a morte de uma mulher de 26 anos decorreu da gripe K. O caso foi registrado em Santa Cruz, onde ela testou positivo para gripe A H3N2. Agora, o Serviço Departamental de Saúde declarou alerta laranja e pediu para que a população tome medidas preventivas e meio ao aumento dos casos virais.
O diretor do órgão informou que há suspeita de que a mulher tenha contraído a variante K, já que ela havia chegado do Japão, onde ocorreram infecções. No entanto, os exames laboratoriais ainda não foram divulgados para confirmar a variante.
Em Cochabamba, o Serviço Departamental de Saúde também está monitorando uma paciente de 47 anos, seus dois filhos e dois outros parentes com suspeita de terem contraído a variante K. Ela já testou positivo para influenza A H3N2, e o subtipo está sendo investigado. Eles haviam viajado para os Estados Unidos há três semanas.
Em países vizinhos, como o Peru, autoridades já intensificaram a vigilância devido ao registro de casos positivos e à alta disseminação. Midiamax





