PMA multa proprietário rural em R$ 11 mil por crimes ambientais em Cassilândia

O proprietário, residente em Cassilândia

Equipe da Polícia Militar Ambiental de Cassilândia (MS) realizou na quinta-feira (18) fiscalização nas propriedades rurais do município. Durante a ação foram encontradas irregularidades em uma fazenda localizada à rodovia MS 306, a 10 km da cidade, por degradações ambientais afetando áreas protegidas de preservação permanente (APP) de manancial.

O proprietário, residente em Cassilândia, realizou a mudança de uso do solo, quando da remoção da vegetação durante a formação de pastagem e não tomou as medidas de conservação adequadas.

Aliada a falta de conservação do solo, foi verificado que o pisoteio de animais também contribuíam com processos erosivos de ravinas e até algumas pequenas voçorocas, que estavam assoreando as nascentes e um córrego que corta à propriedade. Com uso de drone, os policiais verificaram nas imagens, que o pisoteio do gado e outros animais criados na fazenda, nas áreas de nascentes, matas ciliares e margens do córrego foram determinantes para a degradação dessas áreas protegidas.

No veículo do proprietário da fazenda também foi encontrada uma motosserra sem a Licença de Porte e Uso (LPU), e a máquina foi apreendida.

O proprietário rural foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação de Área Degradada e Alterada (PRADA), junto ao órgão ambiental estadual. Ele também foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 11.000,00. O autuado responderá por crime ambiental de degradação de área de preservação permanente (APP) e poderá pegar pena de detenção de um a três anos.

Informações PMA MS

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .