Até dezembro de 2020, bandeira tarifaria de energia será a verde

Até dezembro de 2020, bandeira tarifaria de energia será a verde

Por conta da pandemia do Coronavíurus e para aliviar a conta dos consumidores, a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira verde acionada até 31 de dezembro de 2020.

Os valores das bandeiras tarifárias são atualizados todos os anos e levam em consideração parâmetros como estimativas de mercado, inflação, projeção de volume de usinas hidrelétricas, histórico de operação do Sistema Interligado Nacional, além dos valores e limites do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD).

No entanto, os impactos da pandemia no consumo de energia e nas atividades econômicas alteraram de forma significativa os estudos e parâmetros utilizados na proposta da Agência.

O sistema de bandeiras tarifárias funciona como uma sinalização para que o consumidor de energia elétrica conheça, mês a mês, as condições e os custos de geração no País. Quando a produção nas usinas hidrelétricas (energia mais barata) está favorável, aciona-se a bandeira verde, sem acréscimos na tarifa. Em condições ruins, podem ser acionadas as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2.

 

Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .