Cassilândia: Festa do Peão 2026 terá portões abertos e grandes shows nacionais

Foto Inteligência Artificial

O presidente do Sindicato Rural de Cassilândia, Cilas Alberto, anunciou oficialmente a programação completa da Festa do Peão de Cassilândia 2026, que será realizada entre os dias 29 de julho e 2 de agosto. A grande novidade deste ano é que o evento terá entrada gratuita em todos os dias, graças a parcerias com a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores e órgãos estaduais e federais.

Grade de shows nacionais

A festa contará com uma programação musical de peso, reunindo artistas de destaque no cenário sertanejo nacional:

  • Quarta-feira (29/07): Ícaro & Gilmar (abertura oficial)

  • Quinta-feira (30/07): Israel & Rodolffo

  • Sexta-feira (31/07): Guilherme & Santiago

  • Sábado (01/08): Mariana Fagundes

Rodeio de alto nível em touros e cavalos

Cilas destacou o forte investimento na qualidade do rodeio, que promete estar entre os mais valorizados do país.

Na montaria em touros, estarão presentes boiadas das companhias:

  • Califórnia

  • André de Mogi

  • Paulo Emílio

  • Gutt Bulls

  • Cinco Estrelas

Já na montaria em cavalos (estilo cutiano), o grande destaque será a SBC – Seleção Brasileira de Cutiano, trazendo os 20 melhores peões ranqueados do Brasil, além das tropas das companhias WR, Zé Ricardo e Vale da Piedade.

Premiação e equipe técnica

O rodeio terá narração de Dimas Thiago e Humberto Júnior, com arbitragem de Tião Procópio e Marcelo Araújo.

A premiação total será de R$ 54.000,00, caso não seja entregue um veículo 0km ao campeão de cada modalidade, colocando Cassilândia entre os rodeios mais bem pagos do Brasil.

Salva-vidas: João Problema, Coloral, Pepéu e Escurinho
Madrinheiras: Sandra Frades e Kelly

Nova estrutura e inovação visual

A edição 2026 passará por uma reformulação completa na estrutura. Entre as mudanças estudadas estão:

  • Novo posicionamento do palco e dos camarotes

  • Redução do tamanho da arena para maior proximidade com o público

  • Camarotes inferiores envelopados e com fechamento em grade, garantindo mais segurança

Segundo Cilas, o objetivo é entregar “a estrutura mais linda já vista” na história da festa.

O lançamento oficial para empresários e patrocinadores aconteceu no dia 6 de fevereiro, com apresentação de maquetes em 3D e vídeos detalhando a nova estrutura do evento.

Programação complementar e impacto econômico

Antes da abertura oficial, a festa começa com o rodeio regional, na terça e quarta-feira, com cerca de 100 montarias, oferecendo vagas para o rodeio profissional e incluindo também o rodeio amador em cavalos.

Outras atrações em fase de alinhamento incluem:

  • Prova dos Três Tambores

  • Ranch Sorting

  • Laço Comprido

A tradicional cavalgada também retorna ao formato antigo, sendo realizada uma semana antes do início da festa.

 Evento para a população

Cilas Alberto reforçou que o objetivo do Sindicato Rural não é o lucro, mas sim movimentar a economia local, fortalecer o comércio e oferecer lazer gratuito de qualidade para a população de Cassilândia e visitantes.

A Festa do Peão de Cassilândia 2026 promete ser um dos maiores eventos do interior do Mato Grosso do Sul, unindo tradição, esporte, música e inclusão social.

Cassilândia Notícias

Compartilhe:

Assassinato de idoso encontrado dentro de saco teria sido motivado por discussão banal após bebedeira

Local onde a vítima morava. (Foto: Marcos Ermínio, Midiamax)

Dois homens, de 50 e 55 anos, foram presos na manhã desta quinta-feira (25), apontados como responsáveis pela morte e ocultação do corpo de Antônio Ormondes Pereira, de 72 anos, no Assentamento Conquista, às margens da MS-080, a 30 km de Campo Grande. A motivação do crime teria sido uma discussão banal após o consumo de bebidas alcoólicas.

Já no fim da manhã de quarta-feira (24), outros moradores realizaram buscas, quando localizaram uma bolsa de estopa exalando forte odor. Ao verificarem, encontraram o corpo de Antônio em estado avançado de decomposição e com várias lesões na região da cabeça.

Antônio Ormondes Pereira. (Foto: Fala Povo Midiamax)

Prisões

A DHPP (Delegacia Especializada de Repressão a Homicídios e Proteção à Pessoa) então assumiu as investigações. Durante as diligências, os policiais falaram com alguns moradores, que relataram terem visto Antônio pela última vez na companhia de um vizinho — com quem, inclusive, teria discutido na oportunidade.

O mesmo suspeito não teria sido mais visto após ter pegado carona em direção à rodovia. Já na manhã desta quinta-feira, ele foi encontrado em uma propriedade rural de parentes, em Corguinho, a 96 km de Campo Grande.

Ao ser abordado, confessou o crime, indicando inclusive o comparsa que o teria ajudado na ocultação do corpo. “O autor do homicídio relatou que o matou com uma paulada, motivado por uma discussão banal, após a ingestão de pinga”, esclareceu o delegado titular da DHPP, Caio Macedo.
Suspeito preso pela DHPP. (Reprodução, PCMS)

O comparsa suspeito de auxiliar na ocultação do corpo foi localizado no mesmo assentamento onde o crime teria ocorrido. Ao ser abordado, confessou a participação e falou o local onde havia escondido o celular de Antônio, que teria ficado com ele desde o crime.

A companheira do suspeito responsável pela ocultação de cadáver também foi presa, pois estaria foragida da Justiça pelo crime de furto, com mandado de prisão em aberto.

Região onde o corpo foi localizado. (Foto: Marcos Ermínio, Midiamax)

Conhecido na região

Na região do sítio onde a vítima morava, vizinhos descreveram Antônio como uma pessoa querida e “gente boa”. Lamentaram também a crueldade cometida com o idoso, que teve o corpo encontrado em uma área de brejo do assentamento. “É muita maldade, arrastaram o corpo dele até lá”, disse um vizinho.

Devido ao carinho por Antônio, aquelas pessoas que o conheciam estão inconformadas com o fato de a última lembrança que têm do idoso ser o “o saco branco” onde o corpo dele foi encontrado, com diversas lesões na região da cabeça.

O militar conheceu Antônio quando ele morava em um assentamento na região de Jaraguari, a 47 km de Campo Grande. Posteriormente, Antônio se mudou para o Assentamento Conquista, localizado às margens da MS-080.

“Quem fez a mudança [para o Assentamento Conquista] dele fui eu. Levei as coisas dele, levei ele no meu carro. Ele não tinha conta bancária, ele tinha o dinheiro, as coisas dele, guardava assim, enrolado num saco plástico. O comportamento dele era assim, ele nunca ligou para documento, aquela pessoa que preferia se identificar como um anônimo”, relembrou o amigo, relatando a simplicidade em que Antônio vivia.

Antônio morava no Assentamento Conquista. (Foto: Fala Povo Midiamax)

Midiamax

Compartilhe:

Julgamento termina e dupla é condenada a 14 e a 7 anos por matar detenta asfixiada

Flabson, durante julgamento nesta quinta-feira (25). (Foto: Léol de França, Midiamax)

Flabson Amaro dos Santos Alves e Rita Cadillac – nome social da acusada – foram condenados a 14 e a 7 anos, respectivamente, por matar asfixiada a travesti Dandara Vick. A dupla foi julgada nesta quinta-feira (25), no Tribunal do Júri de Campo Grande.

Nesta quinta-feira, durante o julgamento, o Conselho de Sentença reconheceu a materialidade e as autorias do delito. Flabson foi sentenciado a pena de 14 anos de reclusão pelo homicídio doloso qualificado pela asfixia da vítima.

Conforme sentença proferida pelo juiz Carlos Alberto Garcete, o regime inicial de cumprimento de pena para ambos os sentenciados será o fechado.

Relembre o caso

Dandara foi asfixiada com uma toalha e morreu após 50 minutos de sufocamento. A vítima foi encontrada com as mãos e os pés amarrados. Os autores disseram que havia uma desavença antiga entre eles e, por isso, cometeram o crime.

Ao contrário das declarações concedidas à época do crime, durante o julgamento, Flabson disse que cometeu matou Dandara sozinho. “Dei murro e várias pancadas na cara. Eu sozinho. Passei a toalha no pescoço e comecei a enforcar”, afirmou.

Kalu Além relembrou, mãe de Dandara acompanhou o julgamento. Antes da sentença, pediu por justiça. “Estamos aqui hoje para pedir justiça. Quero que os dois sejam condenados. Porque o que eles fizeram com meu filho não se faz com um animal. Meu filho foi amarrado e torturado”, frisou.

Midiamax

Compartilhe:

Lagoa Santa-GO: Prefeitura é atacada por hacker e tem prejuízo de R$ 150 mil

De acordo com a Associação Goiana de Municípios, pelo menos sete cidades foram alvo de criminosos. Prefeituras tentam reaver o dinheiro junto à Caixa Econômica Federal.

Pelo menos sete prefeituras goianas foram alvo de ataques hackers nos últimos três anos, gerando prejuízos que, somados, chegam a quase R$ 8 milhões. Segundo a Associação Goiana de Municípios (AGM), as invasões aconteceram entre 2024 e 2026.

De acordo com a TV Anhanguera, as cidades afetadas e os respectivos prejuízos foram:

  • Damianópolis – R$ 400 mil
  • Nazário – R$ 2,8 milhões
  • Santa Rita do Araguaia – R$ 1,3 milhão
  • Lagoa Santa- R$ 150 mil
  • Castelândia- R$ 496 mil
  • Cromínia- R$ 406 mil
  • Caçu- R$ 3 milhões (dos quais R$ 600 mil foram recuperados)

De acordo com a AGM, todas as contas bancárias das quais os valores foram retirados pelos hackers são da Caixa Econômica Federal. O g1 entrou em contato com o banco, solicitando informações sobre as ocorrências e as medidas tomadas posteriormente, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

A assessoria da AGM informou que a iniciativa partiu do prefeito de Caçu, no sudoeste do estado, Kelson Souza Vilarinho, que, entre os casos, registrou o segundo maior prejuízo, que ocorreu em 2025: os hackers conseguiram retirar R$ 3 milhões, mas a prefeitura conseguiu recuperar R$ 600 mil, resultando em uma perda de R$ 2,4 milhões.

Em entrevista à TV Anhanguera, o prefeito de Nazário, João Batista de Oliveira (União), contou que um dia antes do ataque cibernético a prefeitura havia terminado uma obra de recapeamento.

“Quando no outro dia eu vou caçar o dinheiro para pagar, o dinheiro tinha sido hackeado”, relatou.

 

Pelo menos sete cidades goianas tiveram prejuízos após serem alvo de ataques hackers desde 2024 — Foto: Reprodução/ TV Anhanguera

Pelo menos sete cidades goianas tiveram prejuízos após serem alvo de ataques hackers desde 2024 — Foto: Reprodução/ TV Anhanguera

O prefeito destaca que são vários os impactos do desvio da verba, como atraso de pagamento a fornecedores, compra de medicamentos e pagamento dos médicos. “E como você vai fazer para prestar contas de um dinheiro que foi desviado?”, desabafou.

A assessoria da AGM informou que houve caso de invasão tarde da noite, após as 23h. Após acessar a conta, os hackers conseguiam retirar os valores, por meio de PIX, em minutos. Em 2025, a TV Anhanguera mostrou o caso de Santa Rita do Araguaia, cujos recursos foram desviados para diversos estados por meio de 14 transações bancárias, com apenas segundos de diferença entre elas.

Segundo a AGM, no dia 9 de junho houve uma reunião de alguns prefeitos, em Brasília, com representantes da Caixa Econômica, que disseram que os casos seriam avaliados. O encontro aconteceu, a pedido dos prefeitos, no gabinete do senador Vanderlan Cardoso (PSD).

Procurada, a Polícia Federal disse que não fornece informações sobre investigações em andamento.

Por Rafaella Barros, John William, g1 Goiás e TV Anhanguera

Compartilhe:

Dono de tabacaria morre após atentado a tiros; funcionário segue em estado grave na UTI

Gabriel foi uma das vítimas de uma tentativa de homicídio registrada no início da noite de quarta-feira (24)

O empresário Gabriel Rondora, proprietário de uma tabacaria localizada na Avenida Manoel Mariano, no bairro Flávio Garcia, em Coxim, não resistiu aos ferimentos provocados por disparos de arma de fogo e morreu por volta da meia-noite desta quinta-feira (25), no Hospital Regional Álvaro Fontoura.

Gabriel foi uma das vítimas de uma tentativa de homicídio registrada no início da noite de quarta-feira (24), quando dois homens chegaram ao estabelecimento em uma motocicleta, invadiram o local e efetuaram diversos disparos contra ele e seu colaborador, Wellington Leandro de Castro.

Wellington permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Capital, em estado grave. Conforme informações apuradas pelo Coxim Agora, ele sofreu um ferimento na cabeça e permanece com um projétil alojado na região craniana.

Após o atentado, os autores fugiram em uma motocicleta e ainda não foram localizados. A Polícia Militar isolou a cena do crime para os trabalhos da Perícia Criminal, enquanto a Polícia Civil conduz as investigações para identificar os responsáveis e esclarecer a motivação do homicídio.

Com a morte de Gabriel Rondora, o caso passa a ser investigado como homicídio consumado e tentativa de homicídio.

Coxim Agora

Compartilhe:

Prefeito é preso por posse ilegal de arma durante operação que investiga fraudes em licitações

Dr. Wallison, foi preso na manhã desta quarta-feira (24)

O prefeito de São Simão, no sudoeste de Goiás, Wallison José de Freitas, conhecido como Dr. Wallison, foi preso na manhã desta quarta-feira (24) durante uma operação da Polícia Civil que investiga supostas irregularidades em contratos da área da saúde.

Segundo a corporação, duas armas de fogo foram encontradas no endereço do agente político durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Por isso, ele foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Em nota, a defesa de Wallisson José de Freitas informou que ainda não teve acesso integral ao procedimento policial e afirmou confiar na inocência do prefeito em relação às suspeitas de crimes contra a administração pública. Sobre a prisão em flagrante, os advogados alegam que as armas encontradas pertenciam ao pai de Wallisson, policial militar aposentado que morreu recentemente, circunstância que, segundo a defesa, será esclarecida perante as autoridades competentes.

Após os procedimentos, o prefeito foi encaminhado ao sistema prisional e ficará à disposição da Justiça.
Wallison José de Freitas, prefeito de São Simão, foi preso por posse ilegal de arma de fogo durante operação da Polícia Civil nesta quarta-feira (24) — Foto: Reprodução/Instagram de Dr. Wallisson Freitas

Wallison José de Freitas, prefeito de São Simão, foi preso por posse ilegal de arma de fogo durante operação da Polícia Civil nesta quarta-feira (24) — Foto: Reprodução/Instagram de Dr. Wallisson Freitas

Operação Carreta Ardilosa

A prisão ocorreu durante a Operação Carreta Ardilosa, deflagrada pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a Administração Pública (DERCAP). Ao todo, foram cumpridas 23 medidas judiciais, incluindo nove mandados de busca e apreensão nas cidades de São Simão, Alvorada do Norte, Nova Veneza e Goiânia.

A investigação tem como foco a contratação de serviços médicos em unidades móveis de saúde pelo município de São Simão em 2023. Além das buscas, a Justiça autorizou a quebra dos sigilos fiscal e bancário de investigados, pessoas físicas e jurídicas, além da quebra de sigilo de dados telefônicos e telemáticos.
Suspeita de prejuízo de R$ 1,3 milhão

De acordo com a Polícia Civil, a investigação apura possíveis crimes de desvio de dinheiro público, fraude em licitação e fraude na execução de contratos administrativos relacionados à realização de exames e consultas especializadas em unidades móveis equipadas.

Segundo a corporação, há indícios de que uma empresa tenha sido contratada com direcionamento nas licitações. A apuração também aponta possível sobrepreço nos contratos e a inclusão em duplicidade de consultas e exames, que teriam sido pagos pela prefeitura.

Conforme a Polícia Civil, os valores sob suspeita somam quase R$ 1,3 milhão.

Os investigadores também apontam indícios de inexecução contratual, uma vez que serviços oftalmológicos pagos pelo município não teriam sido efetivamente prestados.

O que diz a defesa

Em nota, a defesa de Wallisson José de Freitas informou que ainda não teve acesso integral ao procedimento policial e, por isso, não conhece detalhadamente os elementos que fundamentaram a investigação.

Os advogados afirmaram confiar na inocência do prefeito em relação às suspeitas de crimes contra a administração pública e disseram que os fatos serão esclarecidos durante a investigação.

Sobre a prisão em flagrante por posse irregular de arma de fogo, a defesa alegou que as armas encontradas pertenciam ao pai de Wallisson, policial militar aposentado que morreu recentemente, circunstância que, segundo os advogados, será comprovada perante as autoridades competentes.

A defesa declarou ainda que confia na Justiça e que a apuração dos fatos deverá respeitar a presunção de inocência garantida pela Constituição Federal.

Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão durante a Operação Carreta Ardilosa, que investiga supostas fraudes em contratos da saúde em São Simão e outras cidades de Goiás — Foto: Divulgação/Polícia Civil de Goiás

Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão durante a Operação Carreta Ardilosa, que investiga supostas fraudes em contratos da saúde em São Simão e outras cidades de Goiás — Foto: Divulgação/Polícia Civil de Goiás

Por Bárbara França, g1 Goiás

Compartilhe:

Cassilândia: Festa do Peão 2026 terá portões abertos e grandes shows nacionais

Foto Inteligência Artificial

O presidente do Sindicato Rural de Cassilândia, Cilas Alberto, anunciou oficialmente a programação completa da Festa do Peão de Cassilândia 2026, que será realizada entre os dias 29 de julho e 2 de agosto. A grande novidade deste ano é que o evento terá entrada gratuita em todos os dias, graças a parcerias com a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores e órgãos estaduais e federais.

Grade de shows nacionais

A festa contará com uma programação musical de peso, reunindo artistas de destaque no cenário sertanejo nacional:

  • Quarta-feira (29/07): Ícaro & Gilmar (abertura oficial)

  • Quinta-feira (30/07): Israel & Rodolffo

  • Sexta-feira (31/07): Guilherme & Santiago

  • Sábado (01/08): Mariana Fagundes

Rodeio de alto nível em touros e cavalos

Cilas destacou o forte investimento na qualidade do rodeio, que promete estar entre os mais valorizados do país.

Na montaria em touros, estarão presentes boiadas das companhias:

  • Califórnia

  • André de Mogi

  • Paulo Emílio

  • Gutt Bulls

  • Cinco Estrelas

Já na montaria em cavalos (estilo cutiano), o grande destaque será a SBC – Seleção Brasileira de Cutiano, trazendo os 20 melhores peões ranqueados do Brasil, além das tropas das companhias WR, Zé Ricardo e Vale da Piedade.

Premiação e equipe técnica

O rodeio terá narração de Dimas Thiago e Humberto Júnior, com arbitragem de Tião Procópio e Marcelo Araújo.

A premiação total será de R$ 54.000,00, caso não seja entregue um veículo 0km ao campeão de cada modalidade, colocando Cassilândia entre os rodeios mais bem pagos do Brasil.

Salva-vidas: João Problema, Coloral, Pepéu e Escurinho
Madrinheiras: Sandra Frades e Kelly

Nova estrutura e inovação visual

A edição 2026 passará por uma reformulação completa na estrutura. Entre as mudanças estudadas estão:

  • Novo posicionamento do palco e dos camarotes

  • Redução do tamanho da arena para maior proximidade com o público

  • Camarotes inferiores envelopados e com fechamento em grade, garantindo mais segurança

Segundo Cilas, o objetivo é entregar “a estrutura mais linda já vista” na história da festa.

O lançamento oficial para empresários e patrocinadores aconteceu no dia 6 de fevereiro, com apresentação de maquetes em 3D e vídeos detalhando a nova estrutura do evento.

Programação complementar e impacto econômico

Antes da abertura oficial, a festa começa com o rodeio regional, na terça e quarta-feira, com cerca de 100 montarias, oferecendo vagas para o rodeio profissional e incluindo também o rodeio amador em cavalos.

Outras atrações em fase de alinhamento incluem:

  • Prova dos Três Tambores

  • Ranch Sorting

  • Laço Comprido

A tradicional cavalgada também retorna ao formato antigo, sendo realizada uma semana antes do início da festa.

 Evento para a população

Cilas Alberto reforçou que o objetivo do Sindicato Rural não é o lucro, mas sim movimentar a economia local, fortalecer o comércio e oferecer lazer gratuito de qualidade para a população de Cassilândia e visitantes.

A Festa do Peão de Cassilândia 2026 promete ser um dos maiores eventos do interior do Mato Grosso do Sul, unindo tradição, esporte, música e inclusão social.

Cassilândia Notícias

Compartilhe:

Assassinato de idoso encontrado dentro de saco teria sido motivado por discussão banal após bebedeira

Local onde a vítima morava. (Foto: Marcos Ermínio, Midiamax)

Dois homens, de 50 e 55 anos, foram presos na manhã desta quinta-feira (25), apontados como responsáveis pela morte e ocultação do corpo de Antônio Ormondes Pereira, de 72 anos, no Assentamento Conquista, às margens da MS-080, a 30 km de Campo Grande. A motivação do crime teria sido uma discussão banal após o consumo de bebidas alcoólicas.

Já no fim da manhã de quarta-feira (24), outros moradores realizaram buscas, quando localizaram uma bolsa de estopa exalando forte odor. Ao verificarem, encontraram o corpo de Antônio em estado avançado de decomposição e com várias lesões na região da cabeça.

Antônio Ormondes Pereira. (Foto: Fala Povo Midiamax)

Prisões

A DHPP (Delegacia Especializada de Repressão a Homicídios e Proteção à Pessoa) então assumiu as investigações. Durante as diligências, os policiais falaram com alguns moradores, que relataram terem visto Antônio pela última vez na companhia de um vizinho — com quem, inclusive, teria discutido na oportunidade.

O mesmo suspeito não teria sido mais visto após ter pegado carona em direção à rodovia. Já na manhã desta quinta-feira, ele foi encontrado em uma propriedade rural de parentes, em Corguinho, a 96 km de Campo Grande.

Ao ser abordado, confessou o crime, indicando inclusive o comparsa que o teria ajudado na ocultação do corpo. “O autor do homicídio relatou que o matou com uma paulada, motivado por uma discussão banal, após a ingestão de pinga”, esclareceu o delegado titular da DHPP, Caio Macedo.
Suspeito preso pela DHPP. (Reprodução, PCMS)

O comparsa suspeito de auxiliar na ocultação do corpo foi localizado no mesmo assentamento onde o crime teria ocorrido. Ao ser abordado, confessou a participação e falou o local onde havia escondido o celular de Antônio, que teria ficado com ele desde o crime.

A companheira do suspeito responsável pela ocultação de cadáver também foi presa, pois estaria foragida da Justiça pelo crime de furto, com mandado de prisão em aberto.

Região onde o corpo foi localizado. (Foto: Marcos Ermínio, Midiamax)

Conhecido na região

Na região do sítio onde a vítima morava, vizinhos descreveram Antônio como uma pessoa querida e “gente boa”. Lamentaram também a crueldade cometida com o idoso, que teve o corpo encontrado em uma área de brejo do assentamento. “É muita maldade, arrastaram o corpo dele até lá”, disse um vizinho.

Devido ao carinho por Antônio, aquelas pessoas que o conheciam estão inconformadas com o fato de a última lembrança que têm do idoso ser o “o saco branco” onde o corpo dele foi encontrado, com diversas lesões na região da cabeça.

O militar conheceu Antônio quando ele morava em um assentamento na região de Jaraguari, a 47 km de Campo Grande. Posteriormente, Antônio se mudou para o Assentamento Conquista, localizado às margens da MS-080.

“Quem fez a mudança [para o Assentamento Conquista] dele fui eu. Levei as coisas dele, levei ele no meu carro. Ele não tinha conta bancária, ele tinha o dinheiro, as coisas dele, guardava assim, enrolado num saco plástico. O comportamento dele era assim, ele nunca ligou para documento, aquela pessoa que preferia se identificar como um anônimo”, relembrou o amigo, relatando a simplicidade em que Antônio vivia.

Antônio morava no Assentamento Conquista. (Foto: Fala Povo Midiamax)

Midiamax

Compartilhe:

Julgamento termina e dupla é condenada a 14 e a 7 anos por matar detenta asfixiada

Flabson, durante julgamento nesta quinta-feira (25). (Foto: Léol de França, Midiamax)

Flabson Amaro dos Santos Alves e Rita Cadillac – nome social da acusada – foram condenados a 14 e a 7 anos, respectivamente, por matar asfixiada a travesti Dandara Vick. A dupla foi julgada nesta quinta-feira (25), no Tribunal do Júri de Campo Grande.

Nesta quinta-feira, durante o julgamento, o Conselho de Sentença reconheceu a materialidade e as autorias do delito. Flabson foi sentenciado a pena de 14 anos de reclusão pelo homicídio doloso qualificado pela asfixia da vítima.

Conforme sentença proferida pelo juiz Carlos Alberto Garcete, o regime inicial de cumprimento de pena para ambos os sentenciados será o fechado.

Relembre o caso

Dandara foi asfixiada com uma toalha e morreu após 50 minutos de sufocamento. A vítima foi encontrada com as mãos e os pés amarrados. Os autores disseram que havia uma desavença antiga entre eles e, por isso, cometeram o crime.

Ao contrário das declarações concedidas à época do crime, durante o julgamento, Flabson disse que cometeu matou Dandara sozinho. “Dei murro e várias pancadas na cara. Eu sozinho. Passei a toalha no pescoço e comecei a enforcar”, afirmou.

Kalu Além relembrou, mãe de Dandara acompanhou o julgamento. Antes da sentença, pediu por justiça. “Estamos aqui hoje para pedir justiça. Quero que os dois sejam condenados. Porque o que eles fizeram com meu filho não se faz com um animal. Meu filho foi amarrado e torturado”, frisou.

Midiamax

Compartilhe:

Lagoa Santa-GO: Prefeitura é atacada por hacker e tem prejuízo de R$ 150 mil

De acordo com a Associação Goiana de Municípios, pelo menos sete cidades foram alvo de criminosos. Prefeituras tentam reaver o dinheiro junto à Caixa Econômica Federal.

Pelo menos sete prefeituras goianas foram alvo de ataques hackers nos últimos três anos, gerando prejuízos que, somados, chegam a quase R$ 8 milhões. Segundo a Associação Goiana de Municípios (AGM), as invasões aconteceram entre 2024 e 2026.

De acordo com a TV Anhanguera, as cidades afetadas e os respectivos prejuízos foram:

  • Damianópolis – R$ 400 mil
  • Nazário – R$ 2,8 milhões
  • Santa Rita do Araguaia – R$ 1,3 milhão
  • Lagoa Santa- R$ 150 mil
  • Castelândia- R$ 496 mil
  • Cromínia- R$ 406 mil
  • Caçu- R$ 3 milhões (dos quais R$ 600 mil foram recuperados)

De acordo com a AGM, todas as contas bancárias das quais os valores foram retirados pelos hackers são da Caixa Econômica Federal. O g1 entrou em contato com o banco, solicitando informações sobre as ocorrências e as medidas tomadas posteriormente, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

A assessoria da AGM informou que a iniciativa partiu do prefeito de Caçu, no sudoeste do estado, Kelson Souza Vilarinho, que, entre os casos, registrou o segundo maior prejuízo, que ocorreu em 2025: os hackers conseguiram retirar R$ 3 milhões, mas a prefeitura conseguiu recuperar R$ 600 mil, resultando em uma perda de R$ 2,4 milhões.

Em entrevista à TV Anhanguera, o prefeito de Nazário, João Batista de Oliveira (União), contou que um dia antes do ataque cibernético a prefeitura havia terminado uma obra de recapeamento.

“Quando no outro dia eu vou caçar o dinheiro para pagar, o dinheiro tinha sido hackeado”, relatou.

 

Pelo menos sete cidades goianas tiveram prejuízos após serem alvo de ataques hackers desde 2024 — Foto: Reprodução/ TV Anhanguera

Pelo menos sete cidades goianas tiveram prejuízos após serem alvo de ataques hackers desde 2024 — Foto: Reprodução/ TV Anhanguera

O prefeito destaca que são vários os impactos do desvio da verba, como atraso de pagamento a fornecedores, compra de medicamentos e pagamento dos médicos. “E como você vai fazer para prestar contas de um dinheiro que foi desviado?”, desabafou.

A assessoria da AGM informou que houve caso de invasão tarde da noite, após as 23h. Após acessar a conta, os hackers conseguiam retirar os valores, por meio de PIX, em minutos. Em 2025, a TV Anhanguera mostrou o caso de Santa Rita do Araguaia, cujos recursos foram desviados para diversos estados por meio de 14 transações bancárias, com apenas segundos de diferença entre elas.

Segundo a AGM, no dia 9 de junho houve uma reunião de alguns prefeitos, em Brasília, com representantes da Caixa Econômica, que disseram que os casos seriam avaliados. O encontro aconteceu, a pedido dos prefeitos, no gabinete do senador Vanderlan Cardoso (PSD).

Procurada, a Polícia Federal disse que não fornece informações sobre investigações em andamento.

Por Rafaella Barros, John William, g1 Goiás e TV Anhanguera

Compartilhe:

Dono de tabacaria morre após atentado a tiros; funcionário segue em estado grave na UTI

Gabriel foi uma das vítimas de uma tentativa de homicídio registrada no início da noite de quarta-feira (24)

O empresário Gabriel Rondora, proprietário de uma tabacaria localizada na Avenida Manoel Mariano, no bairro Flávio Garcia, em Coxim, não resistiu aos ferimentos provocados por disparos de arma de fogo e morreu por volta da meia-noite desta quinta-feira (25), no Hospital Regional Álvaro Fontoura.

Gabriel foi uma das vítimas de uma tentativa de homicídio registrada no início da noite de quarta-feira (24), quando dois homens chegaram ao estabelecimento em uma motocicleta, invadiram o local e efetuaram diversos disparos contra ele e seu colaborador, Wellington Leandro de Castro.

Wellington permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Capital, em estado grave. Conforme informações apuradas pelo Coxim Agora, ele sofreu um ferimento na cabeça e permanece com um projétil alojado na região craniana.

Após o atentado, os autores fugiram em uma motocicleta e ainda não foram localizados. A Polícia Militar isolou a cena do crime para os trabalhos da Perícia Criminal, enquanto a Polícia Civil conduz as investigações para identificar os responsáveis e esclarecer a motivação do homicídio.

Com a morte de Gabriel Rondora, o caso passa a ser investigado como homicídio consumado e tentativa de homicídio.

Coxim Agora

Compartilhe:

Prefeito é preso por posse ilegal de arma durante operação que investiga fraudes em licitações

Dr. Wallison, foi preso na manhã desta quarta-feira (24)

O prefeito de São Simão, no sudoeste de Goiás, Wallison José de Freitas, conhecido como Dr. Wallison, foi preso na manhã desta quarta-feira (24) durante uma operação da Polícia Civil que investiga supostas irregularidades em contratos da área da saúde.

Segundo a corporação, duas armas de fogo foram encontradas no endereço do agente político durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Por isso, ele foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Em nota, a defesa de Wallisson José de Freitas informou que ainda não teve acesso integral ao procedimento policial e afirmou confiar na inocência do prefeito em relação às suspeitas de crimes contra a administração pública. Sobre a prisão em flagrante, os advogados alegam que as armas encontradas pertenciam ao pai de Wallisson, policial militar aposentado que morreu recentemente, circunstância que, segundo a defesa, será esclarecida perante as autoridades competentes.

Após os procedimentos, o prefeito foi encaminhado ao sistema prisional e ficará à disposição da Justiça.
Wallison José de Freitas, prefeito de São Simão, foi preso por posse ilegal de arma de fogo durante operação da Polícia Civil nesta quarta-feira (24) — Foto: Reprodução/Instagram de Dr. Wallisson Freitas

Wallison José de Freitas, prefeito de São Simão, foi preso por posse ilegal de arma de fogo durante operação da Polícia Civil nesta quarta-feira (24) — Foto: Reprodução/Instagram de Dr. Wallisson Freitas

Operação Carreta Ardilosa

A prisão ocorreu durante a Operação Carreta Ardilosa, deflagrada pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a Administração Pública (DERCAP). Ao todo, foram cumpridas 23 medidas judiciais, incluindo nove mandados de busca e apreensão nas cidades de São Simão, Alvorada do Norte, Nova Veneza e Goiânia.

A investigação tem como foco a contratação de serviços médicos em unidades móveis de saúde pelo município de São Simão em 2023. Além das buscas, a Justiça autorizou a quebra dos sigilos fiscal e bancário de investigados, pessoas físicas e jurídicas, além da quebra de sigilo de dados telefônicos e telemáticos.
Suspeita de prejuízo de R$ 1,3 milhão

De acordo com a Polícia Civil, a investigação apura possíveis crimes de desvio de dinheiro público, fraude em licitação e fraude na execução de contratos administrativos relacionados à realização de exames e consultas especializadas em unidades móveis equipadas.

Segundo a corporação, há indícios de que uma empresa tenha sido contratada com direcionamento nas licitações. A apuração também aponta possível sobrepreço nos contratos e a inclusão em duplicidade de consultas e exames, que teriam sido pagos pela prefeitura.

Conforme a Polícia Civil, os valores sob suspeita somam quase R$ 1,3 milhão.

Os investigadores também apontam indícios de inexecução contratual, uma vez que serviços oftalmológicos pagos pelo município não teriam sido efetivamente prestados.

O que diz a defesa

Em nota, a defesa de Wallisson José de Freitas informou que ainda não teve acesso integral ao procedimento policial e, por isso, não conhece detalhadamente os elementos que fundamentaram a investigação.

Os advogados afirmaram confiar na inocência do prefeito em relação às suspeitas de crimes contra a administração pública e disseram que os fatos serão esclarecidos durante a investigação.

Sobre a prisão em flagrante por posse irregular de arma de fogo, a defesa alegou que as armas encontradas pertenciam ao pai de Wallisson, policial militar aposentado que morreu recentemente, circunstância que, segundo os advogados, será comprovada perante as autoridades competentes.

A defesa declarou ainda que confia na Justiça e que a apuração dos fatos deverá respeitar a presunção de inocência garantida pela Constituição Federal.

Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão durante a Operação Carreta Ardilosa, que investiga supostas fraudes em contratos da saúde em São Simão e outras cidades de Goiás — Foto: Divulgação/Polícia Civil de Goiás

Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão durante a Operação Carreta Ardilosa, que investiga supostas fraudes em contratos da saúde em São Simão e outras cidades de Goiás — Foto: Divulgação/Polícia Civil de Goiás

Por Bárbara França, g1 Goiás

Compartilhe:
Compartilhe: