Após surto de sarna, Saúde encabeça ações limpeza e troca de colchões

Casos foram encontrados em presídios de Dourados (Foto/Divulgação)

Casos foram encontrados em presídios de Dourados (Foto/Divulgação)

Com cerca de 500 casos registrados de sarna, a PED (Penitenciária Estadual de Dourados) vai receber força-tarefa da SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul). Orientações de manejo e cuidados foram elaboradas para serem aplicadas nos presos e há ainda previsão da troca de colchões e roupas de pelo menos 100 detentos. Também será feita limpeza e higienização das celas.

Conforme nota da secretaria, as ações foram elaboradas pela presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia em Mato Grosso do Sul, Andyane Tetila, que visitou a prisão. A secretária adjunta de saúde do Estado, Crhistinne Maymone, informou que todas as recomendações feitas pela médica serão seguidas.

“A Dra. Andyane esteve presente na PED fazendo essa visita técnica. Como resultado, publicou duas notas técnicas que estão relacionadas diretamente ao manejo escabiose (sarna) e furunculose registradas nos apenados. De imediato, todas as medidas sugeridas pela profissional foram tomadas pela SES/MS”, afirmou Maymone.

A SES ainda vai ajudar financeiramente o município de Dourados na compra de medicamentos e apoio na elaboração de um protocolo de limpeza de celas e higienização de lençóis e toalhas. Já a Defesa Civil deverá trocar, a pedido da secretaria, 100 colchões, “bem como, a possível troca de roupas de cama dos apenados”, disse a adjunta.

A expectativa dela é que essas ações sejam suficientes para “conter os focos que foram encontrados na PED de Dourados”. Por fim, na penitenciária, foram coletadas amostras de material que foram encaminhadas para o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul) para análise laboratorial.

As ações são feitas em parceria da Sociedade Brasileira de Infectologia de Mato Grosso do Sul, bem como a Agepen (Agência Estadual de Administração Penitenciária) e Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, além da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Compartilhe:
Posted in Noticias.