Dia de campo em Cassilândia (MS) reforça importância de sistemas de irrigação para alcance de altas produtividades

O uso da irrigação em conjunto com demais boas práticas agronômicas permite que produtores busquem, e alcancem, a tão desejada verticalização da produção. Na fazenda Cantinho do Céu, da AgroPassion, no último dia 15 de junho, quando é comemorado o Dia da Agricultura Irrigada, foi realizado um dia de campo para compartilhar exemplos de empreendedorismo e desenvolvimento da irrigação integrada, em parceria com a Irrigaterra, Lindsay, Netafim e UNESP.

A fazenda fica entre Cassilândia e Chapadão do Sul e faz parte do Bolsão Sul-Mato-Grossense. De acordo com Antônio Ricardo Sechis, da AgroPassion, a implantação de um projeto totalmente integrado com a natureza e com o bem-estar social, proporcionou rentabilidade sustentável. “Antes tínhamos a pastagem e o solo degradados e com a implantação da irrigação mudamos completamente o cenário da fazenda. Agora estamos assinando mais um contrato de irrigação na mesma propriedade”, disse Sechis.

Halisson Vieira, representante técnico de vendas da Netafim, empresa pioneira e líder mundial em soluções para irrigação, participou do encontro e explicou que diversos produtores têm extraído muito valor da tecnologia de irrigação. “É evidente o salto nas produtividades graças a eficiência na utilização da água e aumento da qualidade dos produtos devido a procedimentos como a fertirrigação. Além disso, hoje o agricultor pode harmonizar diferentes sistemas de irrigação e aproveitar 100% do terreno de suas fazendas. Produzir mais sem necessidade de expansão da área”, conta Vieira.

O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Ilha Solteira, e sua Equipe vão acompanhar o projeto da Fazenda Cantinho do Céu através de duas pesquisas ligadas ao uso da água e aos ganhos ambientais da mudança no uso e ocupação dos solos. Segundo ele, solos arenosos, com baixa capacidade de retenção de água, têm com a irrigação, uma oportunidade ímpar para recuperação, alcançando excelentes resultados na produção de carnes e grãos.

“A evapotranspiração média anual de 4,0 mm/dia e 7 meses por ano de déficit hídrico seriam limitações, mas a temperatura média anual de 24,9ºC e 19,3 MJ/m2.dia de radiação global média são vantagens que se associadas à investimentos em sistemas de irrigação e acompanhadas de técnicas agronômicas adequadas transformam a região em exemplo de modernização e sustentabilidade do negócio de produzir alimentos, seja de origem agrícola, como animal”, explicou Hernandez

Autoridades presentes no encontro comemoraram a iniciativa e esperam que outros produtores copiem o modelo de sucesso. O vice-prefeito de Cassilândia, Valdecy Pereira da Costa, disse que o desenvolvimento de alta tecnologia na produção agropecuária é visto como mais uma oportunidade para a geração de renda, emprego e divisas para o seu município. “Vemos nos municípios vizinhos a importância da agropecuária de tecnologia para o incremento da economia e sabemos também que ela exige mais da administração e estamos conseguindo atender a demanda, levando melhorias nas estradas e pontes aos produtores”. Contou Costa. Revista Cultivar

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .