Conheça 8 benefícios que você tem direito ao se cadastrar no CadÚnico

CadÚnico

Inscrição no CadÚnico é feita de forma presencial. (Imagem: Ilustrativa)

Um dos caminhos para obter acesso a programas sociais do governo é através do CadÚnico, que é um sistema  que contém cadastros de famílias de baixa renda.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que ter o cadastro no sistema não é garantia para conseguir recebimento automático, mas é um dos passos.

Os requisitos para estar no CadÚnico são: Famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo por pessoa, ou que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal total.

Programa para os jovens com idades entre 15 e 17 anos que estão inscritos no programa Bolsa Família ou estejam em situação de vulnerabilidade social.
Desconto Energia Elétrica 

Tarifa Social de Energia Elétrica, esta ação tem o objetivo de oferecer descontos que podem chegar a 60% para consumidores de baixa renda. Os descontos são aplicados até 220 KWh.

Aposentadoria 
Aposentadoria para as pessoas de baixa renda, o mesmo dá direito ao cidadão a pagar uma alíquota reduzida de 5% sobre o salário mínimo, para participar é necessário cumprir requisitos, sendo: Não pode exercer atividades laborais fora e que tenha baixa renda.
Transporte gratuito para o idoso 
Este é chamado de Carteira do Idoso, o mesmo dá o direito à pessoa idosa o acesso à:
Passagens interestaduais nos transportes rodoviário;
Ferroviário e aquaviário, gratuito ou com desconto de no mínimo 50%.
Fomento às atividades Produtivas Rurais 
Este programa tem o objetivo de amparar a segurança alimentar e nutricional, por meio da estruturação de atividades produtivas.
Bolsa Família 
Este programa é para amparar as famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza.
O foco do Bolsa Família é garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde, neste ano o Governo pretende melhorar mais ainda o Bolsa Família.

Quem pode se cadastrar no CadÚnico?

  • Somando o salário de todas as pessoas da família e dividindo pelo número de membros da família, o valor for de até R$ 522,50 (metade do salário mínimo) por mês; OU
  • A soma dos salários de todas as pessoas da família for de até R$ 3.135,00 (três vezes o salário mínimo); OU
  • Estiverem em situação de rua, seja uma pessoa sozinha em situação de rua ou uma família em situação de rua; OU
  • Pode ser que você não esteja em nenhuma dessas situações, mas precise fazer seu cadastro para receber um serviço que exija isso. Se esse for seu caso, poderá se cadastrar também.

Como se cadastrar no CadÚnico

Verifique o local onde é feito o Cadastro Único na sua cidade. Você pode ir até um Centro de Referência de Assistência Social – CRAS para se informar ou procurar a Prefeitura. Algumas prefeituras exigem que você agende o seu cadastramento, então tente planejar com antecedência e saber como funciona essa ação na sua cidade.

Documentação
  • Importante: No dia da entrevista, não será preciso que toda a família vá ao local de cadastramento. Se você for maior de 16 anos, e preferencialmente mulher, poderá cadastrar toda a família. Mas, atenção: a pessoa que prestar a informação será chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF) no Cadastro Único. Um outro recado: a entrevista demora mais ou menos uma hora, então  se programe para ir com tempo suficiente, certo?
  • Responsável pela Unidade Familiar (RF) – deve comparecer com pelo menos um desses documentos:- CPF; ou- Título de Eleitor.
Responsável pela Família Indígena
  • Deve comparecer com pelo menos um desses documentos:- CPF; ou- Título de Eleitor; ou– Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI); ou– Outros documentos de identificação, como Certidão de Casamento, Carteira de Identidade (RG) e Carteira de Trabalho.
Responsável pela Família Quilombola
  • Deve comparecer com pelo menos um desses documentos:- CPF; ou- Título de Eleitor; ou– Outros documentos de identificação, como Certidão de Casamento, Carteira de Identidade (RG) e Carteira de Trabalho.
Demais membros da família
  • O Responsável pela Unidade Familiar (RF) deve estar com um desses documentos de cada pessoa da família:- Certidão de Nascimento; ou- Certidão de Casamento; ou– CPF; ou– Carteira de Identidade – RG; ou– Carteira de Trabalho; ou– Título de Eleitor.
Cadastramento de pessoas que não têm documento
  • Caso tenha faltado algum documento seu ou de alguém de sua família na hora do cadastramento, é obrigação da prefeitura fazer o cadastro mesmo assim. Mas, atenção: nesse caso, o seu cadastro  vai ficar incompto e você não poderá participar dos programas sociais. Por isso, apresente todos os documentos o quanto antes para garantir todos seus direitos.
Documentos não obrigatórios, mas que ajudam no cadastramento (em todos os casos)
  • – Comprovante de endereço, de preferência a conta de luz;- Comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos. Se não tiver comprovante, leve o nome da escola de cada criança ou jovem.- Carteira de Trabalho.

Midiamax

 

Compartilhe:
Posted in Sem categoria and tagged .