Boa notícia: Pela 1ª vez, MS registra queda na média móvel de casos de coronavírus

De acordo com dados divulgados pelo consórcio de imprensa, Mato Grosso do Sul registrou uma queda de 18% na média móvel. A média móvel é a média de casos ou mortes nos últimos sete dias no estado. Para calcular, é preciso somar o número de casos com os dos seis dias anteriores.

Boa notícia: Pela 1ª vez, MS registra queda na média móvel de casos de coronavírus
Fonte: Consórcio de Veículos de Imprensa

Para saber a tendência, é preciso calcular a variação percentual das médias móveis em um intervalo de 14 dias. Segundo o consórcio de imprensa, se a variação for de até 15%, é considerado estável. Se for acima de 15% positivos, está em crescimento. Se for mais de 15% negativos, está em queda.

A queda na média móvel é significativa, já que Mato Grosso do Sul estava com a curva de transmissão em estabilidade. Nesta semana, o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende comentou que MS está há cerca de nove semanas no platô da pandemia. A queda na média móvel pode ser um indicativo de que o número de casos e mortes por Covid-19 em MS pode enfim começar a cair.

Após pico, número de casos e mortes deve diminuir em MS

Outro dado positivo para MS é que a curva de transmissão pode passar por queda já a partir desta quarta-feira (22). Professores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) divulgaram um novo estudo matemático que aponta a redução de 22,06% na média móvel de novos casos de Covid-19 em MS.

Estudo matemático foi realizado pelos professores Erlandson Saraiva e Leandro Sauer, que apontam que o pico da pandemia de Covid-19 em MS é esperado para esta quarta-feira (22). “Ou seja, a partir de quarta é esperado que o número médio de pessoas infectadas comece a reduzir. Além disso, as projeções não indicam a possibilidade de colapso do sistema público de saúde”, afirmam.

A quantidade de pacientes internados em leitos clínicos reduziu de 271, em 14 de setembro, para 240 na data de ontem (21) e a quantidade de pacientes internados em UTIs reduziu de 230 para 219 no mesmo período. Segundo cálculo feito pelos pesquisadores, o valor da média móvel do número de casos confirmados em 21 de setembro é 660,71, contra 847,71 há sete dias, redução de 22.06%.

Já com relação ao número de óbitos, houve redução de 25,56% dos valores das médias móveis, saindo de 17,57 há 21 dias para 13,43 nessa última segunda-feira. Midiamax

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .