Bebê que nasceu com 6 kg e mais de meio metro recebe alta em MS; ‘Levei um susto quando vi ele’, diz mãe

Bebê nasce com mais de 6kg em hospital de Maracaju e surpreende médico. — Foto: Tudo MS

De acordo com o médico, gravidez era de risco porque mãe apresentou diabete gestacional. Em MS, Henrique é o 3º maior bebê que nasceu em 2019, segundo secretaria de saúde.

Henrique Josué que surpreendeu muita gente ao nascer com exatos 6,045 Kg e com 55 centímetros de comprimento, deixou o hospital na manhã dessa sexta-feira (13), em Maracaju, a 158 km de Campo Grade. Ele já está em casa com toda a família, os pais e mais cinco irmãos. Segundo a secretaria estadual de Saúde, Henrique é considerado até agora o terceiro maior bebê que nasceu em Mato Grosso do Sul em 2019.

De acordo com a mãe da criança, Esidra Romero, de 36 anos, que deu a luz após um procedimento de cesárea na última quarta-feira (11), disse que o filho foi o centro das atenções dentro da unidade: Quando eu vi ele, levei um susto. Nunca tinha visto um recém-nascido tão grande assim”, explica ao G1.

Conforme o médico responsável pelo parto, Johnny Maffei Lemos, Henrique nasceu com 55 centímetros e é considerado um caso raro. O especialista explica que o tamanho da criança já era esperado, pois Esidra apresentou durante a gravidez diabete gestacional.

“Por conta dessa descompensação metabólica, isso interferiu no tamanho do Henrique. Graças a Deus ele e nem a mãe teve complicações na hora do parto. A criança nasceu perfeita e saudável”, explica.

Conforme o especialista, dos 3 mil partos que já fez no hospital da cidade, esse surpreendeu não só ele, mas toda a equipe. Johnny conta que durante os últimos 15 dias da gestação de Esidra, uma ultrassom foi realizada e constatou que o bebê já estava com cerca de 5,5 kg.

“Esse peso do nascimento já esperávamos porque até o dia do parto, o bebê ganha geralmente uns 30 gramas de peso por dia. Com o cálculo, tínhamos a certeza que ele chegaria aos 6 kg”, relembra.

De acordo com Lemos, a média de peso para recém-nascidos do sexo masculino é de 3,300 kg e para menina, a média chega aos 3,200 Kg.

Grandes bebês de MS

De acordo com a secretaria estadual de Saúde, neste ano, nasceram 3 crianças com peso de 6 kg a 6,999 Kg, sendo uma na cidade de Rio Negro, Coxim e Henrique, em Maracaju.

Já bebês que pesaram entre 4 kg a 4,999 kg, o estado registrou 1.043 nascimentos.A mãe do bebê, Dircenia Gomes da Rosa, de 33 anos, disse que no início achou que teria uma gravidez tranquila, até que descobriu a glicose alta. “O Rafael é meu terceiro filho, tive anteriormente outras duas gestações que foram tranquilas.

Tudo correu bem até o terceiro trimestre, quando minha glicose começou a subir e ele ganhou peso, agora no final da gestação ganhou mais ainda, e já estava pesando muito minha barriga, já não aguentava mais andar, respirava com dificuldade”, comentou.

Rafael Gomes da Silva faz parte desta estatística. Ele nasceu no dia quatro de janeiro com 5,7 kg e 54 cm, em Ponta Porã, região sul do estado. A cesária foi considerada de alto risco pela equipe médica e feita aos 37 semanas de gestação.

O médico disse que uma das explicações para bebês com peso acima do padrão é o diabetes. “A equipe vai prestar um cuidado diferenciado nesses primeiros dias de vida, pois, há necessidade de monitorar os quadros hiperglicêmicos para impedir que ele desenvolva diabetes na fase adulta”.G1

Esidra com o filho Henrique que nasceu com mais 6kg em hospital de Maracaju (MS). — Foto: Arquivo pessoal/Esidra Romero
Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário