Agosto Alaranjado’ tem palestras nas escolas, blitz ambiental e alerta sobre riscos das queimadas

‘Agosto Alaranjado’ tem palestras nas escolas, blitz ambiental e alerta sobre riscos das queimadas

Para chamar a atenção quanto ao crime ambiental das queimadas e do perigo das ocorrências de incêndios em terrenos baldios, acontece durante todo o mês a Campanha Agosto Alaranjado com diversas ações voltadas para estudantes, blitz ambiental e palestras educativas para a população. Neste ano, o tema escolhido pelo Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos, “Onde tem Queimada, não tem saúde!”, destaca ainda o perigo de doenças respiratórias, alergias e queimaduras neste período devido aos focos de incêndios.

O mês de agosto poderá ser um dos piores em número de ocorrências de incêndio em terrenos baldios caso a população não aja com consciência e continue descartando lixo irregularmente e ateando fogo em vegetação. A campanha busca evitar essa situação ao promover a discussão junto à comunidade, otimizar a gestão, o monitoramento, a prevenção e o combate ao uso de fogo na vegetação da cidade.

A campanha, que foi instituída por lei, para que agosto seja o mês de prevenção e alerta, acontece com palestra em 40 escolas da Capital. Também contará com capacitação dos gestores dos Centros de Educação Ambiental (CEAs), divulgação dos alertas sobre incêndio, inserção das informações para denúncias nas contas de água e luz, cursos de combate a incêndio nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs), blitz educativas e conversa com moradores.

As orientações aos moradores busca a conscientização quanto a não atear fogo em terrenos baldios e lixos e não jogar pontas de cigarro em áreas verdes, não fazer fogueiras, entre outras advertências.

A Prefeitura disponibiliza o canal do Disque Denúncia 156 para o atendimento às denúncias relacionadas a utilização de queimadas para fins de limpeza de terrenos baldios.

O secretário municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, enfatiza a importância da conscientização e apoio da população no combate às queimadas urbanas “A administração municipal hoje atua próxima às comunidades, unindo esforços no sentido de conscientizar a população na mudança de comportamento daqueles que ainda insistem em que atear fogo como forma de limpar o terreno. Além do trabalho de fiscalização que fazemos no enfrentamento dessas ocorrências”.

A integrante do Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos, Mariana Massud, destaca que a temática das queimadas urbanas interfere no bem-estar geral da população “Apesar deste ser o terceiro ano da campanha “Agosto Alaranjado”, percebemos ainda que neste período nosso Município sofre com a grande quantidade de incidência das queimadas. Portanto, é muito importante que toda a população tenha sensibilidade para este tema, que não somente causa danos ambientais, mas a saúde de todos”.

Sobre a Campanha e o Comitê de Combate a Incêndios

A Lei Municipal n. 5.864, de 13 de setembro de 2017. instituiu e incluiu no calendário oficial do município de Campo Grande o “Agosto Alaranjado”. Também em 2017 foi instituído, o Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos foi instituído pelo Decreto n. 13.366. Com o comitê são implementadas ações de intercâmbio de informações e planejamento de ações conjuntas voltadas à prevenção de riscos e ao combate dos focos de incêndios.

O Comitê reúne esforços com a participação de 17 órgãos e entidades, sendo eles: Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (PLANURB); Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – Gabinete do Prefeito (COMPDEC/GAPRE); Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (SESDES); Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (SEMADUR); Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISEP); Secretaria Municipal de Educação (SEMED); Secretaria Municipal de Saúde (SESAU); Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul; Polícia Militar Ambiental (PMA/MS); Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Sindicato Rural de Campo Grande-MS; Instituição de Ensino Superior; Câmara Municipal de Campo Grande; Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA); e Conselhos Regionais.Midiamax

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário