Cassilândia: Concessões e Parcerias podem gerar R$ 6 bilhões de investimentos para MS

Governador esteve em Fórum promovido pela revista Exame, em SP – Foto: Reprodução

O governador Reinaldo Azambuja defendeu o modelo de Parceria Públicas Privadas (PPPs) e concessões como caminho para o desenvolvimento e geração de emprego para Mato Grosso do Sul. Dentro de uma modelagem estruturada, o governo calcula investimentos na marca de R$ 6 bilhões durante 10 anos.Os investimentos são para projetos nas áreas do saneamento, infovias e rodovias. O tema foi debatido nesta terça-feira (28), no Fórum, promovido pela Revista Exame, em São Paulo.

Para o governo do Estado há quatro planejamentos que foram modelados dentro das prioridades da administração estadual com os pilares da segurança jurídica e transparência, o que na prática coloca Mato Grosso do Sul numa condição positiva para atração de novos investimentos movimentando a economia local.

O governador do Estado de São Paulo João Doria argumentou que essa nova forma de enxergar o Estado é visionária, já que coloca setor público e privado dentro de uma mesma linha de atuação. “Sou do setor privado e desde o meu ingresso na Prefeitura de São Paulo eu atuei neste cenário de parcerias e concessões, um processo demorado, mas que já vem mostrando os benefícios deste modelo”, disse.

INVESTIMENTOS

O governo aponta que Mato Grosso do Sul tem  projetos e parcerias para atrair investimentos ao Estado e promover o desenvolvimento socioeconômico. A PPP do saneamento básico vai universalizar os 68 municípios que hoje são atendidos pela Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (Sanesul) e saltar de 43% para 98% de universalização. “Já estamos bem avançados neste projeto e devemos publicar os editais o segundo semestre deste ano. Um plano arrojado, inteligente, que equilibra o potencial de lucratividade com os municípios mais deficitários”, explicou o governador.

A concessão dos 219 km da MS-306 – que liga Goiá ao Mato Grosso, via Mato Grosso do Sul (Cassilândia) – também é de extrema importância, segundo o governador, porque é um modal de integração rodoviária. “Já tivemos uma intenção neste projeto que não foi bem-sucedidas por falta de critérios que hoje temos em Mato Grosso do Sul”.

Área de infovias digitais tem o propósito de levar fibra ótica aos 79 municípios do Estado. Isso vai proporcionar WiFi nas praças dos municípios, conectar 1,5 mil órgãos estaduais, além da possibilidade também da cessão para o investidor privado.

O Fórum da Revista Exame que debateu PPPs e Concessões reuniu 12 governadores de Estado e o prefeito de São Paulo Bruno Covas, além de empresários. Correio do Estado

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário