Feijão está caro? Saiba como substituir alimento por opções mais em conta

Nutricionista ensina receitas para quem não abre mão de um “caldinho” no prato

A combinação perfeita de arroz e feijão é sagrada na mesa da maioria dos brasileiros, mas nos últimos meses, o aumento do feijão tem feito com que o alimento vira artigo de luxo na mesa de muitos sul-mato-grossenses. Para a conta do supermercado não ficar indigesta no final do mês, o consumidor pode substituir o tradicional prato brasileiro por opções igualmente saborosas e mais econômicas.

A consultora de alimentos Monyque Gomes explica que a troca também depende da aceitação, já que o alimento é patrimônio gastronômico cultural e não são todas as pessoas que abrem mão. A ingestão de arroz e feijão, na proporção de 3 para 1 respectivamente, faz tão bem para a saúde que foi reconhecido pelo Ministério da Saúde e incluído no Guia Alimentar Brasileiro.

Foto: Arquivo Pessoal

Os alimentos equivalentes, no grupo alimentar das leguminosas, como lentilha, soja, ervilha e grão de bico oferecem um aporte nutricional similar ao feijão, mas os clientes devem ficar atentos aos preços nas gôndolas.

A melhor alternativa nessas épocas de disparada nos preços, segundo a proprietária da Nutri Vital, é trocar o feijão carioca pelo feijão preto, que graças as possibilidades de importação nesse período mantiveram os preços mais acessíveis.

A nutricionista também lembra que a ervilha é uma pedida saborosa e possui valores bem menores. Além disso, o alimento pode ser preparado de diversas formas, tantos nos dias quentes como nos mais frios. O interessante da semente é que ela possui vitamina C, que combate os radicas livres – responsáveis pelo envelhecimento das células.

No caso de optar pela troca do feijão por outra leguminosa e não perder o valor de ferro, por exemplo, pode-se associar qualquer alimento com grãos e cereais integrais, espinafre, vegetais verdes escuros e beterraba.

“Quanto mais colorido o prato mais chances de ter dado certo”, lembra Monyque.

Midiamax

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário