Ninhada de jararaca é encontrada em pátio de escola

Ninhada de jararaca é encontrada em pátio de escola.

Ninhada de jararaca é encontrada em pátio de escola (foto: divulgação/Pixabay/Sipa).

Na volta às aulas da última semana uma ninhada com pelo menos 10 jararacas foi encontradas no pátio da Escola Estadual Doutor Leopoldo Ambrósio Filho em Cáceres, a 220 km de Cuiabá/MT. Segundo a unidade escolar a descoberta ocorreu durante a limpeza e retirada de mato e entulho no local.

Apesar da grande quantidade de cobras, nenhum incidente envolvendo alunos foi registrado. De acordo com a coordenadora Joana Durvalina, por causa do período chuvoso, o mato no tereno da escola cresceu rapidamente. “A gente sabe que quando o mato cresce assim para a abrigar esses animais e como a área é grande tem essa possibilidade”, disse.

Também de acordo com Durvalina, nenhum estudante brinca na área com mato. Depois de serem encontradas, as cobras foram soltas em uma área de mata distante da escola.

A instituição abriga cerca de 400 alunos do ensino fundamento e do primeiro ano do ensino médio. A limpeza na unidade é realizada por dez reeducandos do sistema prisional.

A jararaca se alimenta essencialmente roedores. Quando filhote, como a maioria dos répteis de seu gênero, utiliza a cauda para atrair pequenas rãs, sapos e lagartos.

A espécie de cobra jararaca dá a luz aos filhotes, ao invés de colocar ovos. Por isso é classificada de vivípara. Em média, são de 6 a 16 indivíduos por vez, mas já houve registro de até 34 filhotes. As cobrinhas, em geral, nascem no início da estação chuvosa.

A jararaca é a cobra mais conhecida do gênero. Apesar de perigosa, sempre foge ao ser avistada. Pode chegar a medir 120 centímetros. Existem mais de 30 variedades deste gênero no Brasil. A jararaca é conhecida também como caiçara, jaraca, jararacão e jararaca-dormideira.Regional Paulista

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário