Mulheres passam mais tempo ‘lavando e passando’ que homens em MS

Mulheres passam mais tempo 'lavando e passando' que homens em MS

Em média, mulheres gastam 19,6 horas para cuidar da casa, bem diferente da realidade dos homens que usam 10 horas

Culturalmente, as mulheres costumam ser responsabilizadas pelos afazeres doméstico bem mais que os homens. Em Mato Grosso do Sul não e diferente, com sobrecarga maior para as mulheres, que enfrentam duplas ou triplas jornadas, como indica estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançado na última quarta-feira (3).

De acordo com o balancete, em Mato Grosso do Sul, as mulheres dedicaram quase o dobro de horas lavando e passando do que seus maridos, por exemplo. O comparativo aponta que elas utilizam 19,6 horas para os afazeres, enquanto os homens gastam apenas 10 horas.

Segundo o IBGE, este número é por causa do maior envolvimento das mulheres em trabalhos não renumerados, o que leva a ter uma menor participação delas no mercado de trabalho.

No ano de 2019, o estado apresentou a 13° menor desigualdade no país em relação aos trabalhos domésticos. No recorte por cor ou raça, negras e pardas precisaram tirar mais do seu tempo para cuidar da casa durante a semana.

Os dados apontaram que, em média, elas gastaram 17,6 horas, comparado com as 16,6h usadas pelas mulheres brancas. Já em relação aos homens, a diferença é de 82%, onde a carga semanal para pretos e pardos é de 9,7 horas e para brancos é de 9,6. Top Mídia News

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .