MS fecha semana com recorde de pessoas internadas por covid em toda pandemia

Paciente respira por meio de aparelhos em hospital de Campo Grande (Foto: Arquivo)

Paciente respira por meio de aparelhos em hospital de Campo Grande (Foto: Arquivo)

Boletim epidemiológico indica que há 712 pacientes internados em leitos de terapia intensiva e clínicos, em hospitais públicos e privados de Mato Grosso do Sul. Esse é o maior índice de pessoas hospitalizadas com o coronavírus em todo o período pandêmico no Estado.

Há 13 dias, eram 495 internados – ou seja, houve um aumento de 43%. Apenas em Campo Grande, que detém maior parte dos casos, há 92% de vagas de UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva) ocupadas.

A secretária-adjunta em Saúde, Christinne Maymone, atribui o aumento na mobilidade urbana como um dos fatores para a piora na saúde pública sul-mato-grossense. “Não temos que nos locomover, temos que ter proteção a nós mesmos e às nossas famílias”.

Ela repreendeu aqueles que não têm mantido o distanciamento social – ou seja, aqueles que estão se aglomerando sem necessidade. Segundo ela, há pessoas indo em “evento que vai ter 120 pessoas”, sob a justificativa de que “‘está podendo ter evento’”. Na prática, para ela, nenhum tipo de evento deverá ser feito durante a pandemia.

Colapso – O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, afirmou durante transmissão oficial nesta manhã, que pacientes estão sendo transferidos entre municípios com grandes distâncias devido a falta de leitos. “Um paciente de Amambaí foi encaminhado para Aquidauana porque não havia leitos de UTI em Ponta Porã, nem Dourados. Em Naviraí, todos os leitos estão ocupados e há pacientes em ala vermelha”. CAMPO GRANDE NEWS

Compartilhe:
Posted in Noticias.