Concurso IBGE: inscrições para 2,5 mil vagas em MS para recenseador começam nesta terça-feira

concurso IBGE

Em MS, são 2,5 mil vagas para recenseador do IBGE. (Foto: Divulgação)

O concurso do  (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 2021 para recenseador, com 2.502 vagas nas 79 cidades de  abre inscrições a partir das 10h desta terça-feira (23). O outro processo seletivo do órgão, com 313 oportunidades para agentes censitários no Estado começou a receber inscrições na sexta-feira (19).

Primeiro, é importante ressaltar que todos os cargos são temporários, sendo o recenseador válido por três meses e dos agentes censitários por 5 meses. Em ambos os casos é possível que haja prorrogação.

As contratações são para realizar o Censo 2021, que é o principal estudo da população brasileira realizado a cada dez anos. O processo seletivo era esperado para o ano passado e chegou a ser aberto, mas foi adiado para este ano por causa da pandemia do coronavírus.

Cargos e salários disponíveis

Para MS, o concurso do  oferece 2.502 vagas nas 79 cidades do Estado e 313 oportunidades para agentes censitários.

Para os cargos de agentes censitários, que são espécie de coordenadores do processo do Censo, o salário é de R$ 1,7 mil + benefícios para o agente supervisor e de R$ 2,1 mil + benefícios para agente municipal – que irá coordenar as pesquisas nos municípios. Nesses casos, a jornada será de 40 h semanais.

O edital prevê que os cargos de agente censitário (ACM e ACS) terão direito a auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio-pré-escola, férias e 13º salário proporcionais.

Já, para o cargo de recenseador, o pagamento será por produtividade. No hotsite do Censo 2021 haverá um simulador em que os candidatos poderão estimar a remuneração a ser obtida, com base nos valores pagos por setor censitário nas diferentes localidades do país. A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais.

Como é o trabalho

Os recenseadores são os profissionais que visitarão todos os domicílios do país, entrevistando seus moradores. Eles serão remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados.

Agente Censitário Supervisor é o cargo que conta com requisito de nível médio, sendo o profissional que monitora a produtividade dos recenseadores, adotando medidas quanto à contratação, prorrogação de contrato ou desligamento dos trabalhadores de campo.

Agente Censitário Municipal é o cargo que conta com requisito de nível médio, sendo o profissional que acompanha as atividades da coleta de dados, garantindo a qualidade das informações e o cumprimento dos prazos..

Precisa morar perto de onde trabalho?

Conforme o , o ideal é que os recenseadores aprovados no processo seletivo sejam moradores das próprias localidades onde vão trabalhar, para economia de custos com deslocamentos e maior produtividade nas visitas domiciliares.

Há vagas em quais cidades?

Jornal Midiamax separou a quantidade de vagas por cargo disponível em cada município de MS.

Como se inscrever?

A inscrição é online pelo site da Cebraspe, empresa organizadora dos processos seletivos.

Provas

As provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas. Elas serão aplicadas no dia 18 de abril para ACM e ACS, e no dia 25 de abril para recenseadores. Essa diferença de datas permite ao candidato participar dos dois processos seletivos. O cronograma detalhado de ambos os processos seletivos está disponível nos editais.

Os candidatos a ACM e ACS farão prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 questões de Ética no Serviço Público, 15 questões de Noções de Administração / Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos. O conteúdo programático está disponível no edital.

Já os candidatos a recenseador farão prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos. O conteúdo também está no edital.

As provas para ACM, ACS e recenseador terão duração de quatro horas e serão aplicadas no turno da tarde. Os gabaritos das provas serão divulgados no dia seguinte à aplicação das provas, a partir das 19 horas, no site do Cebraspe. O resultado final do concurso do  está previsto para 27 de maio. Midiamax

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .