Aumento de casos de covid de uma semana para outra foi de quase 50%

Testagem continua a todo vapor na Capital. (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

Testagem continua a todo vapor na Capital. (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo) –

Depois da estabilização com tendência à queda, os casos de covid-19 em Campo Grande voltaram a crescer. Os números comprovam a diferença em apenas uma semana, alcançando aumento de quase 50%.

Os dados são de pesquisadores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), e revelam que houve 21 dias de estabilização e crescimento rápido de uma semana para outra. “Comparado ao valor da semana passada (8/11), o crescimento foi de 46,40%; passando de 154,86 casos para 226,71 casos”.

O Anúncio termina em 3s
Conforme a análise dos professores Erlandson Saraiva, do Instituto de Matemática e Leandro Sauer, da Escola de Administração e Negócios, “o aumento também ocorreu em relação ao número de óbitos, sendo de 100% no período de 8 a 15 de novembro e de 86,92% na comparação com 14 dias atrás”, saindo de 2 para 4 em uma semana.

Ambos alertam para a situação, que se afastou das projeções otimistas, revelando cenário que pode desbocar em uma segunda onda da doença.

““Esse afastamento das projeções do modelo deve ser visto com muita preocupação, pois indica um possível início de um novo cenário de crescimento da doença. A quantidade de casos que serão registrados no próximos 15 dias nos dirá se os dados permanecerão como as projeções do modelo (desejado) ou se um novo cenário de crescimento terá início.”

Estado – Relatório também revela a situação no restante de Mato Grosso do Sul, puxadas pela Capital. A média-móvel de sete dias para o número de casos, passou de 330,29 no dia 8 de novembro para 429.29 em 15 de novembro. Ou seja, um aumento de 29.97% no valor médio do número de casos confirmados. E o número de óbitos passou de 4,57 para 8, aumento de 75,05%.

“Embora, as projeções não mostrem evidências de colapso com relação aos leitos clínicos e de UTI, os resultados mostram a importância da população continuar seguindo as orientações de especialistas da área da saúde para se manter o isolamento social sempre que possível”, alertam.: CAMPO GRANDE NEWS

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .