Brasil tem o primeiro caso oficial de covid-19 em animal; gata vive em Cuiabá

Brasil tem o primeiro caso oficial de covid-19 em animal; gata vive em Cuiabá

Bichana não teve sintomas, assim como uma criança da residência

Uma gata que vive com a dona em Cuiabá (MT) é o primeiro caso oficial de covid-19 em animais. A confirmação foi feita pela Secretaria de Saúde de Cuiabá.

Segundo o G1, o animal testou positivo pelo exame molecular de PCR, feito na Universidade Federal do Mato Grosso. Os donos da gata que teve a confirmação da doença também estavam com coronavírus e tinham alta carga viral.

Segundo a veterinária, Valéria Dutra, que é professora da Faculdade de Medicina Veterinária da UFMT, a gata foi infectada porque teve contato com os donos durante o período de isolamento deles.

O animal, ainda segundo o G1, pertence a um casal com um filho pequeno. Todos foram infectados em uma festa de família, em setembro. Os pais adoeceram, mas a criança ficou assintomática, assim como o animal. As amostras colhidas foram ainda enviadas para Universidade Federal do Paraná, onde há sorologia para pets, e também para um laboratório em Minas Gerais.

Valéria e os outros pesquisadores aguardam os resultados dos exames que foram feitos nos dois estados. A secretaria de Cuiabá informou, ainda, que o caso está sendo investigado pela Unidade de Vigilância de Zoonoses do município.

Top Midia News

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .