Conhecida como ‘Cidade Sorriso’, Cassilândia comemora seus 66 anos nesta segunda

(Divulgação).

Conhecida como ‘Cidade Sorriso’, Cassilândia comemora seus 66 anos nesta segunda-feira (3). A cidade, localizada a 430 km de Campo Grande, foi desmembrada de Paranaíba, e tem sua economia voltada à pecuária de leite e de corte e a silvicultura. Devido à pandemia de coronavírus, o município não deve contar com uma festa neste ano.

A cidade tem uma população estimada em 21,9 mil habitantes segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e salário médio mensal dos trabalhadores do município é de dois salários mínimos.

O  município de Cassilândia surgiu da necessidade de um povoado que servisse de apoio para os fazendeiros que se deslocavam para a região. Segundo relatos, em 1943, Joaquim Balduíno, conhecido como Cassinha, idealizou a formação do povoado.

Ele fez a doação de um terreno a São José, onde seriam construídas uma praça e a igreja. Depois, foi feita a demarcação do terreno da praça e abertura da primeira rua que recebeu o seu nome. Em dezembro de 1944, chegava o libanês Amim José, em companhia de sua família, construindo a primeira casa em terras ainda pertencentes à Fazenda Salto, de propriedade de Cassinha. Em seguida surgiu um botequim e uma pensão, iniciando a formação do município.

Em março de 1946, foi instalada a primeira escola, quando Cassinha foi assassinado por desconhecidos. Coube então a Sebastião Leal continuar a formação do vilarejo. Em 1948, foi criado o Distrito de Cassilândia, que é elevado à categoria de município no dia 3 de agosto. Midiamax

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .