É falso que número de casos serve para município receber verba contra Covid-19

É falso que número de casos serve para município receber verba contra Covid-19

Alerta é do Comitê municipal de combate à doença em Chapadão do Sul

Circulam pela internet falsas informações que ligam os números de pacientes infectados pelo novo COVID-19 à destinação de recursos federais para os municípios. A alegação é de que o número de casos confirmados existe apenas para a destinação de recursos aos municípios.

Em reunião nesta terça-feira (30) para tratar do assunto, o Comitê municipal de combate ao Covid-19 em Chapadão do Sul verificou que a informação não procede, uma vez que há outros fatores que influenciam na destinação dos recursos.

A destinação da verba é feita pelo Ministério da Saúde que analisa vários fatores, como aumento da aquisição de materiais hospitalares, contratação de mais profissionais da saúde e aquisição de novos equipamentos para o enfretamento da pandemia. Somente com tais informações é possível solicitar aporte financeiro do Governo Federal. O número de casos confirmados ou óbitos não interfere na destinação dos recursos.

O Comitê de combate ao COVID é formado por representantes de vários setores da comunidade, como Câmara e Prefeitura Municipal, Ministério Público entre outros.

O Comitê alerta que a população deve ficar atenta as informações inverídicas divulgadas na internet, e busque se informar antes de propagar qualquer informação sobre o COVID-19.

A situação em Chapadão do Sul é preocupante e até que se tenha um tratamento eficaz ou uma vacina que garanta imunidade contra o vírus, a única forma de se prevenir é evitando aglomerações e tomando as medidas de higiene essenciais.

MSTodoDia

 

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .