Morre Toninho Assunção, um dos pioneiros do Chapadão do Sul

Vereador Toninho Assunção

Faleceu na manhã deste domingo (28), em hospital de Barretos, o pioneiro, ex-patrão do CTG Cultivando a Tradição, vereador e um dos pioneiros de  Chapadão do Sul, Antônio de Assunção, aos 62 anos de idade.

Toninho como era conhecido, lutava desde 2008 contra um câncer. Diagnosticado com um tumor no rim e a necessidade da retirada do órgão.

Após mais duas cirurgias para a retirada de tumores, Toninho resolveu abandonar o tratamento tradicional e arriscar tudo em uma terapia alternativa, com o uso da fosfoetanolamina, até então pouco conhecida. Seu fígado e pulmões, antes diagnosticados com diversos pequenos tumores, finalmente estavam “limpos”. Em um retorno médico constatou-se que um novo tumor havia ressurgido e alojado próximo ao coração.

Gaúcho de Santo Augusto, Toninho chegou a Chapadão do Sul no ano 1978 para trabalhar na agricultura. Aqui fincou suas raízes, constituiu família. Casou-se com Rosane Assunção, com quem teve três filhos: Lucas, Thalita e Matheus.

Gremista fanático e tradicionalista, defendeu como ninguém as cores da Bandeira do Rio Grande do Sul. Por vários anos esteve à frente do CTG Cultivando a Tradição e foi agraciado com o título de Cônsul do Rio Grande do Sul pelos relevantes serviços prestados à cultura gaúcha. Atualmente fazia parte do Conselho Fiscal do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG-MS).

Em seus últimos dias em Chapadão do Sul, sua família proporcionou-lhe um dos desejos do pioneiro no qual era ter um galpão crioulo. Amigos e familiares se reuniram e realizaram o sonho na fazenda da família próximo a cidade. O galpão levou o seu nome.

Com um estado de saúde delicado Toninho retornou para Barretos onde era acompanhado por sua esposa e filho.

Toninho deixa a esposa, filhos, netos e uma legião incontável de amigos e admiradores.

Informações sobre o velório e sepultamento será divulgado em breve.

Jovemsulnews/Juliana Angeli com informações Diário Chapadense.
Atualizdo em 10h13 min

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .