Mato Grosso do Sul foi o 3º estado que mais investiu em 2019

MS é o único do Centro Oeste entre os dez estados que mais realizaram investimentos públicos no último ano

Levantamento do Jornal ‘O Globo’, divulgado em fevereiro, mostra Mato Grosso do Sul como o 3º estado do país que mais investiu em 2019, com 7,6% da receita, sendo o único da região Centro-Oeste a figurar entre os dez que mais realizaram investimentos. A reportagem também aponta Mato Grosso do Sul entre as dez unidades da Federação que mais avançaram na qualidade da educação, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Médio.

“Mais uma vez somos destaque nacional por nossa gestão responsável, que toma as medidas necessárias para manter as contas em dia e investir em infraestrutura, educação e segurança, permitindo ao nosso estado se desenvolver cada vez mais”, destaca o secretário de Governo, Eduardo Corrêa Riedel.

Ele avalia que esse resultado só foi possível porque o estado fez sua parte e andou à frente promovendo uma agenda de reformas imprescindíveis para aumentar a produtividade e a competitividade, adotando medidas austeras, mas necessárias para equilibrar receita e despesa e diminuiu o número de secretarias para uma estrutura administrativa enxuta.

“Nem todos percebem que estamos mudando o modelo de estado e a própria orientação do processo de desenvolvimento em um ambiente crítico. Isso exige sacrifício e convicção para fazer o que precisa ser feito: pensar no estado como um todo vislumbrando resultados a médio e longo prazos”, complementou Riedel.

Neste ranking de investimentos dos estados brasileiros, Mato Grosso do Sul ocupa a terceira posição. Na contramão de outras Unidades da Federação que enfrentam dificuldades para cumprir compromissos e pagar o salário do funcionalismo, em 2019, MS manteve os pagamentos em dia e ainda usou 7,69% da receita para investimentos. Apenas Ceará, com 8,8%, e Alagoas, 8,5%, tiveram desempenho superior.

“Trabalhamos parar tornar nosso estado mais eficiente e focado no desenvolvimento econômico e no equilíbrio social”, explica o secretário de governo, Eduardo Corrêa Riedel.

Os números foram publicados em 23/2 pelo jornal ‘O Globo’. O veículo utilizou como base relatórios de execução orçamentária e gestão fiscal, além de informações do Tesouro Nacional e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Em 2019, Mato Grosso do Sul aplicou R$ 910 milhões para melhorar a vida das pessoas com obras em áreas prioritárias como infraestrutura, saúde, segurança pública e educação. São investimentos que já começam a mostrar resultado.

Conforme Riedel, um novo pacote de obras e investimentos está por vir. No dia 6 de março, no Centro de Convenções Albano Franco, o governador Reinaldo Azambuja lançará investimentos para atender os 79 municípios, como resultado de uma série de encontros com prefeitos, secretários e vereadores por meio do Programa Governo Presente.

“O resultado desses números positivos que conquistamos refletem a formação de uma nova consciência sobre os limites do governo e suas atribuições. Trabalhamos parar tornar nosso estado mais eficiente, menos oneroso, focado no desenvolvimento econômico e no equilíbrio social. Mato Grosso do Sul cresce mais do que o Brasil, gera emprego, desenvolvimento e oportunidades”, conclui Riedel.

Texto: Paulo Fernandes (Subcom) e Alexsandro Nogueira (Segov).

Publicado por: jmachado@segov.ms

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .