Temporada dos escorpiões: confira dicas para mantê-los longe de casa no verão

Sugestões simples podem evitar acidentes graves com os aracnídeos

Os termômetros nas alturas e aumento da umidade: chegamos à temporada dos escorpiões. É justamente nesta época do ano que o aparecimento destes aracnídeos venenosos é maior e, com os visitantes indesejados, os acidentes que podem ser fatais.

É de se esperar, portanto, que os 411 relatos de picadas de escorpião registrados na Capital – somente até novembro deste ano – aumentem significativamente, principalmente se alguns cuidados simples continuarem a ser ignorados.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), três dicas simples de prevenção podem fazer a diferença no caso da estação do ano na qual escorpiões são mais comuns. A primeira delas é simplesmente manter fechados os ralos de banheiro, pias e tanques, locais por onde os bichos podem surgir.

Em seguida, a dica é manter a casa sempre limpa, sem entulhos e outras sujeiras, já que isso atrai baratas. E são as baratas as principais refeições dos aracnídeos. Com isso, chega-se à terceira sugestão: manter sua residência, quintal e até calçada livres das baratas e outros insetos, que podem ser combatidos com dedetização simples.

Todavia, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Capital alerta que a população deve tomar muito cuidado na hora de realizar a eliminação do aracnídeo. O escorpião deve ser abatido sem o uso de inseticidas, uma vez que as substâncias podem deixá-lo ainda mais irritado e ativo, causando ainda mais riscos a quem esteja por perto.

(Infográfico: Divulgação | Sesau | PMCG)

Mortes crescentes

Responsável por 184 mortes no Brasil em 2017, o escorpião ultrapassou até mesmo as serpentes no topo do ranking de animais peçonhentos que mais matam no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. No mesmo ano, foram registrados 105 casos de morte por veneno de cobra.

De 2013 para cá, aumentou em 163% o número de óbitos causados por esse artrópode; naquele ano, eram apenas 70. A proporção no aumento das mortes é muito maior do que a dos casos notificados de escorpionismo, ou seja, situações em que o escorpião injeta veneno em uma pessoa através do ferrão, sem necessariamente levá-la à morte. Eles somaram 125.156 no ano passado, diante de 78.363 em 2013, um aumento de quase 60%.

Outros cuidados

Já em caso de picadas, a orientação é para que as vítimas procurem imediatamente uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou um CRS (Centro Regional de Saúde) para que recebam o atendimento necessário, mesmo que não haja sinais de complicações de saúde ou lesões aparentes. Não é necessário que o aracnídeo seja apresentado.

Quem morar próximos a terrenos baldios devem formalizar reclamação na Ouvidoria do SUS (Sistema Único de Saúde) pelo telefone 3314-9955, informando o endereço do local onde não há conservação ou limpeza.

Após a denúncia, uma equipe visitará o local para verificar as condições do terreno e o proprietário será notificado para que faça a limpeza. Caso ele não realize dentro do prazo determinado, poderá sofrer um processo administrativo passível de multa, podendo, inclusive, ser autuado judicialmente. Midiamax

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário