Cassilândia: Pescador estava “de boa” pescando no Rio Aporé em plena piracema e foi preso

Pescar na piracema é proibido / Imagem meramente ilustrativa

A Polícia Militar Ambiental não está dando moleza para pescador que não respeita este período em que a pesca é proibida e acaba de prender mais um.
Desta vez quem foi preso é o homem identificado pelas iniciais A. O. S, de 51 anos, que estava pescando ali na cachoeira do Salto do Aporé, em Cassilândia, na noite dessa segunda-feira, 12 de fevereiro, com o uso de tarrafa, uma espécie de rede, o que é proibido no períoda da piracema.
Foi preso em uma chácara e encaminhado à delegacia de polícia para as providências legais cabíveis.

Leia matéria completa sobre a proibição da pesca na piracema. Por falar nisso, você sabe o que è piracema?

O que é a Piracema
Se você começou a pescar agora, com certeza ainda não sabe tudo sobre a Piracema. Para os mais leigos a palavra Piracema pode até soar como o nome de uma espécie de peixe, mas a na verdade esse é o termo que classifica o período de reprodução dos peixes.

A Piracema é o movimento que os cardumes fazem contra a correnteza, nadando rio acima, para alcançar as nascentes e as cabeceiras dos rios para desova de ovos. É um período muito importante de reprodução das espécies de peixes e que deve ser respeitado. Por esse motivo, a pesca durante o período de Piracema é extremamente proibida.

De acordo com a lei federal de proteção do meio ambiente é proibido, durante a Piracema, a captura, o transporte e o armazenamento de espécies nativas, inclusive espécies utilizadas para fins ornamentais e de aquariofilia. O uso de materiais perfurantes, como arpão, arbalete, fisga, bicheiro e lança também é vetado durante esse período.

Se você for pego pescando durante a Piracema, poderá pagar uma multa mínima de R$ 700, ter todo seu material apreendido e responder judicialmente por crime ambiental. O órgão responsável pela inspeção do período da Piracema é a Polícia Militar Ambiental. Fique atento a esses períodos de pesca proibida para evitar problemas!

A pesca é proibida para valorizar a reprodução
Você deve estar se perguntando por que a pesca é proibida no período da Piracema. A resposta é simples. Se os peixes tiverem dificuldades para se reproduzir, muitas espécies podem ser extintas e você não terá nada para pescar. Além disso a extinção de qualquer espécie é um risco para o equilíbrio ambiental da região.

Segundo biólogos, a cabeceira do rio é o local onde os peixes recém-nascidos têm mais chance de sobrevivência. Proibir a pesca durante este período, permite que eles se desenvolvam e continuem o ciclo de vida natural, permitindo também a pesca.

Outro motivo para a proibição da pesca durante a Piracema é a grande concentração de peixes subindo juntos os rios. Quando eles estão em cardumes, se tornam presas fáceis de pesca. Com apenas uma rede seria possível capturar um cardume inteiro. Imagine agora centenas de pessoas utilizando esse método de pesca ao mesmo tempo. O resultado final poderia ser um desequílibro ambiental na região.

O período da Piracema varia em regiões diferentes
O período da Piracema vai depender da bacia hidrográfica onde você pesca. A Piracema tem durações diferentes para diferentes espécies de peixe, porém normalmente acontece entre os meses de novembro e fevereiro.

Para saber qual é o período de restrição da sua bacia hidrográfica, você pode consultar os informativos disponíveis pelo Ministério da Pesca brasileiro.

O que é permitido durante a Piracema
Você pode praticar a pesca durante o período da Piracema sem violar a lei, desde que seja dentro das seguintes condições:

Atenção a áreas não restritas
A pesca pode ser realizada em área não restritas somente na modalidade desembarcada e utilizando linha de mão, caniço simples, vara de pescar com molinete ou carretilha.

Respeite as cotas de captura e transporte
Nas áreas não restritas, é permitida a captura e o transporte de peixes sem limite de cota para o pescador profissional e com cota de 10kg mais um exemplar para o pescador amador, no ato de fiscalização.

Você conhecia o período da Piracema e os motivos da proibição da pesca nesse período? Compartilhe conosco sua opinião sobre esse assunto! Não se esqueça de guardar corretamente sua vara de pesca e seus utensílios durante essa época do ano! Com informações do Diário News

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário