Cassilândia Escreve Samuel Lopes: Da serenidade

Samuel Lopes*

O título do artigo de hoje é uma alusão ao livro de Martin Heidegger, o qual se tem a sua perspectiva do assunto em questão.

Os Alcoólicos Anónimos possuem a sua oração da “serenidade” em que pedem a Deus a tal da serenidade para aceitar as coisas que não podem modificar, coragem para modificar aquelas que podem e sabedoria para reconhecer a diferença, mas pouco fala da sabedoria da serenidade.

O Estoicismo, escola filosófica do passado, também nos fala sobre a serenidade, mas se utiliza de outro termo com outro significado: equanimidade com o sentindo de indiferença.

De qualquer forma, a qualidade de serenidade mais adequada seria aquela associada ao cultivo da meditação, seja no seu aspecto forma-estrutura, seja no seu aspecto funcional-processual. Portanto, não reflitam sobre o pensamento mental e fiquemos em pleno alerta.

*Samuel Lopes é colaborador convidado do Cassilândia Urgente. Se você tiver dúvidas ou quiser manter contato com o psicanalista e filósofo Samuel Lopes ou mesmo enviar sugestões, os contatos são: (67) 98120-4954
Skype: samuel_lopes
www.ipsicanalista.net

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged , .

Deixe uma resposta