Moradores acham macaco morto em fazenda e temem febre amarela

O animal foi encontrado morto em uma fazenda de Maracaju (Foto: Maracaju Speed)

Um macaco foi encontrado morto em um fazenda de Maracaju – a 160 quilômetros de Campo Grande – neste sábado (20). Com medo do animal estar infectado pelo vírus da febre amarela, o proprietário da área acionou o Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária.

De acordo com o site Maracaju Speed, o animal foi encontrado em uma área de pastagem da fazenda – localizada às margens da BR-267, a 50 quilômetros da cidade – próximo a uma vegetação de mata nativa. Os moradores da propriedade estranharam a situação e preocupados, acionaram o Corpo de Bombeiros.

Os militares orientaram os moradores e acionaram a Secretaria de Saúde Municipal de Maracaju e a Vigilância Sanitária. Segundo o site local, os dois órgãos se comprometeram a recolher o corpo do animal e enviá-lo a análise, para investigar se há presença do vírus da febre amarela.

Conforme divulgado pelo Governo do Estado, nenhum caso de febre amarela foi confirmado em Mato Grosso do Sul. No ano passado, seis macacos foram encontrados mortos no Estado, mas os resultados foram negativos para a doença. Os primatas foram encontrados em Corumbá (2), Dourados (1), Ladário (1) e Campo Grande (2).

O último caso de febre amarela em humanos registrado em Mato Grosso do Sul foi em 2015, de um viajante que contraiu a doença em outro estado. Ainda assim, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) disponibilizou 80 mil doses da vacina contra febre amarela e orienta a todos e principalmente quem pretende viajar para estados com casos da doença, como por exemplo, São Paulo, que tomem a dose. Campo Grande News

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged , , , .

Deixe um comentário