Estudantes se mobilizam para presentear menino tetraplégico

Henrique, de 4 anos, sonhava em ter uma bicicleta (Foto: Reprodução/RBS TV)

Um Passo Fundo, na Região Norte do Rio Grande do Sul, o esforço de um grupo de estudantes fez o Natal de um menino de 4 anos. Henrique é tetraplégico e sonhava em ter uma bicicleta. Mas em função de suas limitações físicas, o equipamento precisava ser adaptado.

“Todos estavam escolhendo um brinquedo para o Papai Noel trazer e ele apontou, da maneira que ele sabe se comunicar, uma bicicleta”, lembra Jucemara Britto.

Porém, sem condições para presentear o filho, a mãe recorreu às redes sociais para pedir ajuda. O pedido, feito ainda antes do Natal do ano passado, foi atendido por alunos do curso de engenharia mecânica Universidade de Passo Fundo (UPF). Eles participam de um projeto de tecnologia assistiva.

“No início a gente comprou uma pecinha, e aí foi pensando junto todo triciclo. Partiu lá do eixo, foi subindo e fazendo testes com ele”, diz o estudante Bruno Pozer.

Ele e os colegas Gian e Eduardo contaram com o apoio de dois empresários, que pagaram os custos para criar o equipamento. Mas até familiares dos amigos se envolveram na montagem.

“O objetivo é estimular os movimentos do Henrique”, afirma Gian Pery.

Segundo a fisioterapeuta Ilana Rosing Oliveira, o menino só terá ganhos em seu desenvolvimento com o novo brinquedo.

“A gente vai ver uma grande diferença agora, porque com esse triciclo ele vai conseguir melhorar a qualidade de vida, ajudar na amplitude de movimento”, comenta a médica.

Para a mãe, o sentimento é de gratidão.

“É uma sensação muito boa saber que ao mesmo tempo que ele está brincando, também vai ajudar ele na questão da reabilitação dele”, diz Jucemara.

“Eles enxergaram o Henrique como uma criança que tem direito, sim, de brincar, e usaram a empatia. Se colocaram no meu lugar, no lugar do Henrique, para tentar fazer isso da forma mais bonita possível”. G1

Alunos ajudaram a adaptar triciclo para menino tetraplégico (Foto: Reprodução/RBS TV)

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged , .

Deixe um comentário