Bom exemplo: Aposentado transforma terrenos baldios em hortas produtivas

Seu Evaldo de Souza: Homem trabalhador e dedicado

No alto dos seus 80 anos o aposentado Evaldo de Souza pode ter encontrado uma solução para manter limpos os terrenos baldios cujo mato cresce na estação de chuvas em Chapadão do Sul. A cidade fica feia e cheia de animais indesejáveis como cobras, aranhas e escorpiões. Ele usa estes lotes – com autorização dos proprietários – para plantar mandioca, milho, jiló, cana, quiabo e a desconhecida urupinoba. “Seu Evaldo” produz caldo de cana, rapaduras e pamonhas.  Nascido em Ituiutaba (MG) e criado em Caçu (GO) o idoso  mora com a família há sete anos no município .

HORTA CRESCE NA ESTAÇÃO DE CHUVAS – “Seu Evaldo” sabe que muitas pessoas que passam pelas ruas Vinte e Três e Dezenove pegarão suas espigas de milho, jilós e outras espécies da horta sem autorização. Admitiu que as pessoas não deveriam “colher o que não é seu”, mas jamais negou nada para quem pede. Profundo conhecedor de atividades agrícolas ele consegue excelente produção alimentada pela chuva farta que cai nesta época do ano em Chapadão do Sul.

NASCIDO NA ZONA RURAL – É conhecido na cidade pelo excelente caldo de cana que vende e outros sub-produtos como a rapadura. Do milho ela faz pamonhas que tem venda garantida na área central da cidade. Nascido “com a inchada na mão” ele conhece todas as etapas de crescimento das plantas e possui um “toque especial” no ponto certo do tempero da pamonha. Já o desconhecido urupinoba – segundo ele – rende excelente refogado com guisado (carne moída), ensinou.

No cabo da enxada ele melhora a sua renda mensal e mantém a cidade mais limpa

Admitiu que as pessoas não deveriam “colher o que não é seu”, mas jamais negou nada para quem pede.

MULTA – A multa para os proprietários de terrenos baldios que manter o imóvel sujo, com mato e/ou entulhos pode ultrapassar R$ 2 mil, dependendo do tamanho do imóvel. A Fiscalização de Posturas tem intensificado a vigilância em todos os bairros da cidade, notificando os proprietários. A partir da publicação em Diário Oficial, o dono 15 dias para limpar. Expirado o prazo, o Município executará os serviços de limpeza e remoção de resíduos, exigindo dos proprietários, além de multa no valor de 2 (duas) UFM’s por metro quadrado do imóvel, o pagamento das despesas efetuadas acrescidas de correção monetária desde a data da execução dos serviços até o efetivo pagamento, que será cobrado no ato do lançamento do IPTU.

PAMONHA – Modo de Preparo

Rale as espigas ou corte-as rente ao sabugo e passe no liquidificador, juntamente com a água.

Acrescente o coco, o açúcar e mexa bem.

Coloque a massa na palha de milho e amarre bem.

Em uma panela grande ferva bem a água, e vá colocando as pamonhas uma a uma após a fervura completa da água. Chapadense News

Compartilhe:
Posted in Noticias.

Deixe um comentário