Santa Casa tem superlotação de leitos e pacientes estão em macas no corredor

Macas nos corredores do hospital (Foto: Fala Povo, Midiamax)
Conforme denúncia, teriam nove pacientes no corredor do hospital, mesmo tendo vagas em leitos no sétimo andar. “As altas ocorreram, liberaram mais leitos e os pacientes ainda permanecem no corredor”, diz leitor.
Segundo o leitor, as macas com os pacientes foram encaminhadas para o corredor na manhã desta quinta-feira (18). “Mesmo tendo condições de acomodar pacientes no leito, diretor técnico do hospital autoriza tais ações”, critica denunciante.
No início do mês, a Santa Casa firmou novo contrato com o município com reajuste do valor mensal repassado.
A assessoria da Santa Casa foi acionada para esclarecer a situação, mas até a publicação da reportagem não havia respondido às solicitações. O espaço segue aberto para manifestação.
Inquérito para apurar falta de leito
O MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) instaurou inquérito civil para apurar a falta de habilitação de leitos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) cardiovascular na Santa Casa de Campo Grande. O edital foi publicado na edição desta terça-feira (16) do Diário Oficial do órgão.
Em abril, a direção do hospital enviou ofício à 32ª Promotoria de Justiça informando que havia aberto cinco leitos para atender pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e dependia da habilitação, ou seja, o repasse de recursos públicos para manter as vagas.
Em reunião com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Santa Casa e Promotoria de Saúde Pública, o hospital pediu R$ 1,5 mil por leito para a habilitação. A Sesau informou não ter recursos.
Em tratativas com a SES, a prefeitura garantiu compromisso do Governo do Estado de custear metade do valor, enquanto o município daria o restante. Porém, a Sefin (Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento) manteve o parecer de que não havia caixa para tal fim.
“A Emenda Constitucional 109/2021, no artigo 165-A, trata da obrigatoriedade de pelo menos 5% de poupança corrente líquida para que o ente federativo possa tomar operação de crédito com outros entes federativos. Atualmente o município encontra-se na necessidade de ajuste fiscal para enquadramento na poupança corrente líquida. Informamos que para o ano de 2022 não será possível disponibilização de recurso proveniente do Tesouro Municipal para essa solicitação”, diz o documento da Sefin.
Promotoria cobra plano do Poder Público e da Santa Casa
Assim, a Sesau enviou ofício à Santa Casa questionando se seria possível abrir as vagas apenas com a contrapartida do Estado. A notícia de fato do MPMS foi concluída em julho, levando à conversão a inquérito civil.
A Promotoria deu 15 dias para o hospital, a SES e a Sesau informarem qual a estratégia para habilitar os leitos, além de dados sobre casos de infarto na Capital e a média de ocupação de vagas na UTI cardiovascular. Com Adriel Mattos / Midiamax
Simone e Simaria anunciam fim da dupla e cantoras definem futuro artístico

Simone e Simaria anunciam fim da dupla e cantoras definem futuro artístico
A dupla Simone e Simaria anunciaram o fim da parceria em comunicado enviado pela assessoria na noite desta quinta-feira (18). Agora, ambas seguem em carreiras solo.
Para os shows já agendados, quem irá subir ao palco será Simone.
Ainda conforme o comunicado, Simaria se afastará temporariamente dos palcos para cuidar dos filhos e da sua condição vocal. Ainda não há prazos para retorno. “A prioridade agora são os filhos e a instabilidade vocal”, disse.
A especulação sobre o fim da dupla já estava rolando entre os fãs há meses, já que Simaria está fora dos palcos desde a metade de junho. Além disso, é público os desentendimentos entre as duas nas mídias sociais.
Confira o comunicado na íntegra:

Midiamax
Cassilândia Urgente: Caminhonete bate em poste perto do Cemitério Municipal
Um internauta enviou foto à redação do Cassilândia Urgente nesta quinta-feira, 18 de agosto, mostrando um poste inclinado ao ser atingido por uma caminhonete prata perto do Cemitério Municipal Waldomiro Pontes, na estrada que dá acesso a Inocência.
O motorista fez o alerta, pois o poste estava caindo e poderia por em risco a vida de outros condutores de veículos e pedestres que passassem por ali.
Nenhum ferimento grave foi constatado.

Cassilândia Urgente: Morre Ana Rosa Schlemmer
Morreu hoje, quinta-feira, 18 de agosto, em Cassilândia, aos 89 anos de idade, a Sra. Ana Rosa Schlemmer (mãe da Roseli que trabalha no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Cassilândia).
Ela deixa filha, netos, bisnetos, parentes e amigos. Seu corpo foi velado Casa Municipal de Velório Maurita Barbosa de Queiroz e o sepultamento aconteceu hoje no Cemitíerio Municipal Waldomiro Pontes, em Cassilândia.

Chapadão do Céu: Hoje tem show de graça com Rick e Renner na abertura da Expocéu
A Expocéu terá grandes atrações como shows, boate, praça de alimentação, parque de diversões expositores e o tradicional rodeio em touros.
A entrada é gratuita para todos os dias para os shows do Palco Principal
As atrações musicais ficaram por conta de:
- Dia 18 – Palco Principal Rick & Rener – Rancho Expocéu – Célio & Marcos
- Dia 19 – Lourezo e a dupla Renan e Ray – Rancho Expocéu – Alessandro & Gustavo
- Dia 20 – PH e Michel – Rancho Expocéu – João Kleber e Humberto
- Dia 21 – Felipe Araujo – Rancho Expocéu –Miguel Lucato
- Dia 22 (aniversario da cidade) show gospel com Regis Danese
Cassilândia Urgente: Ventania forte deixa a cidade sem as TVs da Capital
A forte ventania que atingiu hoje, quinta-feira, 18 de agosto, deixou os aparelhos de televisão de Cassilândia sem as imagens das TVs de Campo Grande, especialmente Globo e Band, de acordo com internautas em contato com a redação do Cassilândia Urgente.
A previsão do tempo é de que teremos chuvas com tempestade nas próximas horas e temperaturas muito baixas.
Vento, poeira e frio estão fazendo parte da vida do cassilandense hoje.

TV sem imagem / Ilustrativa
“Cassilândia trabalha unida em busca de benefícios para a população”, diz secretário estadual de governo
Essa frase é do secretário estadual de governo, Eduardo Rocha, na noite desta quarta-feira, 17 de agosto, ao receber o prefeito Valdecy Pereira da Costa [PSDB] que esteve acompanhado dos vereadores Admilso Fião, José Divino, Josimar Oba Oba, ambos do PSDB; Fernanda Messias [Patriota]; Nelson Gomes [ PSD] e Arthur Barbosa [União Brasil].

O prefeito Valdecy Costa e os vereadores Admilso Fião,Josimar Oba Oba e Fernanda Messias. Foto Divulgação

Os vereadores [e] Zé Divino, Arthur Barbosa, Nelson Gomes e Fernanda Messias
Rocha disse que o prefeito Valdecy Costa sempre cobrou por uma máquia ‘escavadeira’ e um caminhão. “Já compramos e foi efetuado o pagamento, resta agora só a empresa fazer a entrega”.
Falou também que está lutando em pról do município de Cassilândia ganhar uma viatura e o prédio que vai abrigar o Corpo de Bombeiros. “ Vale lembrar que estamos encaminhando para a Secretaria de Saúde R$ 120 mil para a compra de um veículo”, completou o secretário.
Já o prefeito Valdecy Costa disse agradeceu o Secretário Eduardo Rocha, que segundo ele sempre tem atendido bem o município de Cassilândia. “ Qualquer hora , sendo de dia ou a noite, o secretário sempre esteve pronto para atender os cassilandenses”. Jornal Cassilândia
Motociclista receberá R$ 35 mil por ter perna amputada após acidente

Cruzamento onde o acidente aconteceu (Foto: Processo judicial)
Segundo o processo, o homem conduzia um Celta e não parou no cruzamento onde a preferencial era da motociclista atingida. Tal comportamento foi o suficiente para o juiz Mauro Nering Karloh, da 8ª Vara Civil de Campo Grande, condená-lo ao pagamento de R$ 20 mil por danos morais e R$ 15 mil por danos estéticos.
Em seu pedido, a vítima alegou que além do desrespeito à sinalização, o motorista ainda fugiu do local sem prestar socorro. “O ilícito de trânsito ocorreu única e exclusivamente por conta da Parte Requerida, especificamente pela sua falta cuidados necessários na condução do veículo pelo Requerido, algo perfeitamente explícito através do BO, de modo que não há como afastarmos sua responsabilidade diante dos danos causados a Parte Autora”, diz o pedido.
Já os acusados disseram que o acidente não ocorreu por culpa exclusiva do condutor do veículo, uma vez que a motociclista não era, à época do acidente, habilitada, conforme também consta no boletim de ocorrência e, ainda, trafegava além do limite de velocidade permitido para a via, assumindo, portanto, o risco do acidente.
Porém, o juiz entendeu que a falta de CNH é apenas uma infração administrativa e a alegação da alta velocidade não foi comprovada nos autos.
O valor inicial pedido pela vítima foi de R$ 295.400,00, porém o magistrado arbitrou indenização menor, de R$ 35 mil. Midiamax
Santa Casa tem superlotação de leitos e pacientes estão em macas no corredor

Macas nos corredores do hospital (Foto: Fala Povo, Midiamax)
Conforme denúncia, teriam nove pacientes no corredor do hospital, mesmo tendo vagas em leitos no sétimo andar. “As altas ocorreram, liberaram mais leitos e os pacientes ainda permanecem no corredor”, diz leitor.
Segundo o leitor, as macas com os pacientes foram encaminhadas para o corredor na manhã desta quinta-feira (18). “Mesmo tendo condições de acomodar pacientes no leito, diretor técnico do hospital autoriza tais ações”, critica denunciante.
No início do mês, a Santa Casa firmou novo contrato com o município com reajuste do valor mensal repassado.
A assessoria da Santa Casa foi acionada para esclarecer a situação, mas até a publicação da reportagem não havia respondido às solicitações. O espaço segue aberto para manifestação.
Inquérito para apurar falta de leito
O MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) instaurou inquérito civil para apurar a falta de habilitação de leitos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) cardiovascular na Santa Casa de Campo Grande. O edital foi publicado na edição desta terça-feira (16) do Diário Oficial do órgão.
Em abril, a direção do hospital enviou ofício à 32ª Promotoria de Justiça informando que havia aberto cinco leitos para atender pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e dependia da habilitação, ou seja, o repasse de recursos públicos para manter as vagas.
Em reunião com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Santa Casa e Promotoria de Saúde Pública, o hospital pediu R$ 1,5 mil por leito para a habilitação. A Sesau informou não ter recursos.
Em tratativas com a SES, a prefeitura garantiu compromisso do Governo do Estado de custear metade do valor, enquanto o município daria o restante. Porém, a Sefin (Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento) manteve o parecer de que não havia caixa para tal fim.
“A Emenda Constitucional 109/2021, no artigo 165-A, trata da obrigatoriedade de pelo menos 5% de poupança corrente líquida para que o ente federativo possa tomar operação de crédito com outros entes federativos. Atualmente o município encontra-se na necessidade de ajuste fiscal para enquadramento na poupança corrente líquida. Informamos que para o ano de 2022 não será possível disponibilização de recurso proveniente do Tesouro Municipal para essa solicitação”, diz o documento da Sefin.
Promotoria cobra plano do Poder Público e da Santa Casa
Assim, a Sesau enviou ofício à Santa Casa questionando se seria possível abrir as vagas apenas com a contrapartida do Estado. A notícia de fato do MPMS foi concluída em julho, levando à conversão a inquérito civil.
A Promotoria deu 15 dias para o hospital, a SES e a Sesau informarem qual a estratégia para habilitar os leitos, além de dados sobre casos de infarto na Capital e a média de ocupação de vagas na UTI cardiovascular. Com Adriel Mattos / Midiamax
Simone e Simaria anunciam fim da dupla e cantoras definem futuro artístico

Simone e Simaria anunciam fim da dupla e cantoras definem futuro artístico
A dupla Simone e Simaria anunciaram o fim da parceria em comunicado enviado pela assessoria na noite desta quinta-feira (18). Agora, ambas seguem em carreiras solo.
Para os shows já agendados, quem irá subir ao palco será Simone.
Ainda conforme o comunicado, Simaria se afastará temporariamente dos palcos para cuidar dos filhos e da sua condição vocal. Ainda não há prazos para retorno. “A prioridade agora são os filhos e a instabilidade vocal”, disse.
A especulação sobre o fim da dupla já estava rolando entre os fãs há meses, já que Simaria está fora dos palcos desde a metade de junho. Além disso, é público os desentendimentos entre as duas nas mídias sociais.
Confira o comunicado na íntegra:

Midiamax
Cassilândia Urgente: Caminhonete bate em poste perto do Cemitério Municipal
Um internauta enviou foto à redação do Cassilândia Urgente nesta quinta-feira, 18 de agosto, mostrando um poste inclinado ao ser atingido por uma caminhonete prata perto do Cemitério Municipal Waldomiro Pontes, na estrada que dá acesso a Inocência.
O motorista fez o alerta, pois o poste estava caindo e poderia por em risco a vida de outros condutores de veículos e pedestres que passassem por ali.
Nenhum ferimento grave foi constatado.

Cassilândia Urgente: Morre Ana Rosa Schlemmer
Morreu hoje, quinta-feira, 18 de agosto, em Cassilândia, aos 89 anos de idade, a Sra. Ana Rosa Schlemmer (mãe da Roseli que trabalha no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Cassilândia).
Ela deixa filha, netos, bisnetos, parentes e amigos. Seu corpo foi velado Casa Municipal de Velório Maurita Barbosa de Queiroz e o sepultamento aconteceu hoje no Cemitíerio Municipal Waldomiro Pontes, em Cassilândia.

Chapadão do Céu: Hoje tem show de graça com Rick e Renner na abertura da Expocéu
A Expocéu terá grandes atrações como shows, boate, praça de alimentação, parque de diversões expositores e o tradicional rodeio em touros.
A entrada é gratuita para todos os dias para os shows do Palco Principal
As atrações musicais ficaram por conta de:
- Dia 18 – Palco Principal Rick & Rener – Rancho Expocéu – Célio & Marcos
- Dia 19 – Lourezo e a dupla Renan e Ray – Rancho Expocéu – Alessandro & Gustavo
- Dia 20 – PH e Michel – Rancho Expocéu – João Kleber e Humberto
- Dia 21 – Felipe Araujo – Rancho Expocéu –Miguel Lucato
- Dia 22 (aniversario da cidade) show gospel com Regis Danese
Cassilândia Urgente: Ventania forte deixa a cidade sem as TVs da Capital
A forte ventania que atingiu hoje, quinta-feira, 18 de agosto, deixou os aparelhos de televisão de Cassilândia sem as imagens das TVs de Campo Grande, especialmente Globo e Band, de acordo com internautas em contato com a redação do Cassilândia Urgente.
A previsão do tempo é de que teremos chuvas com tempestade nas próximas horas e temperaturas muito baixas.
Vento, poeira e frio estão fazendo parte da vida do cassilandense hoje.

TV sem imagem / Ilustrativa
“Cassilândia trabalha unida em busca de benefícios para a população”, diz secretário estadual de governo
Essa frase é do secretário estadual de governo, Eduardo Rocha, na noite desta quarta-feira, 17 de agosto, ao receber o prefeito Valdecy Pereira da Costa [PSDB] que esteve acompanhado dos vereadores Admilso Fião, José Divino, Josimar Oba Oba, ambos do PSDB; Fernanda Messias [Patriota]; Nelson Gomes [ PSD] e Arthur Barbosa [União Brasil].

O prefeito Valdecy Costa e os vereadores Admilso Fião,Josimar Oba Oba e Fernanda Messias. Foto Divulgação

Os vereadores [e] Zé Divino, Arthur Barbosa, Nelson Gomes e Fernanda Messias
Rocha disse que o prefeito Valdecy Costa sempre cobrou por uma máquia ‘escavadeira’ e um caminhão. “Já compramos e foi efetuado o pagamento, resta agora só a empresa fazer a entrega”.
Falou também que está lutando em pról do município de Cassilândia ganhar uma viatura e o prédio que vai abrigar o Corpo de Bombeiros. “ Vale lembrar que estamos encaminhando para a Secretaria de Saúde R$ 120 mil para a compra de um veículo”, completou o secretário.
Já o prefeito Valdecy Costa disse agradeceu o Secretário Eduardo Rocha, que segundo ele sempre tem atendido bem o município de Cassilândia. “ Qualquer hora , sendo de dia ou a noite, o secretário sempre esteve pronto para atender os cassilandenses”. Jornal Cassilândia
Motociclista receberá R$ 35 mil por ter perna amputada após acidente

Cruzamento onde o acidente aconteceu (Foto: Processo judicial)
Segundo o processo, o homem conduzia um Celta e não parou no cruzamento onde a preferencial era da motociclista atingida. Tal comportamento foi o suficiente para o juiz Mauro Nering Karloh, da 8ª Vara Civil de Campo Grande, condená-lo ao pagamento de R$ 20 mil por danos morais e R$ 15 mil por danos estéticos.
Em seu pedido, a vítima alegou que além do desrespeito à sinalização, o motorista ainda fugiu do local sem prestar socorro. “O ilícito de trânsito ocorreu única e exclusivamente por conta da Parte Requerida, especificamente pela sua falta cuidados necessários na condução do veículo pelo Requerido, algo perfeitamente explícito através do BO, de modo que não há como afastarmos sua responsabilidade diante dos danos causados a Parte Autora”, diz o pedido.
Já os acusados disseram que o acidente não ocorreu por culpa exclusiva do condutor do veículo, uma vez que a motociclista não era, à época do acidente, habilitada, conforme também consta no boletim de ocorrência e, ainda, trafegava além do limite de velocidade permitido para a via, assumindo, portanto, o risco do acidente.
Porém, o juiz entendeu que a falta de CNH é apenas uma infração administrativa e a alegação da alta velocidade não foi comprovada nos autos.
O valor inicial pedido pela vítima foi de R$ 295.400,00, porém o magistrado arbitrou indenização menor, de R$ 35 mil. Midiamax



