Uma imagem chamou a atenção de muita gente na TV nesta semana: a jogadora de vôlei Jaqueline estava dando uma entrevista ao vivo para o SporTV quando, do nada, desmaiou. Numa situação dessas, muita gente não sabe o que fazer. Devemos dar sal ou açúcar?
- Entenda as causas dos desmaio
O desmaio é uma defesa do organismo, que, assim como um gerador sobrecarregado, desliga-se repentinamente. É uma reação imediata do nosso corpo quando falta oxigênio no cérebro. No caso da Jaqueline, o desmaio foi causado pelo calor. Ocorre então uma queda da pressão, pois a temperatura corporal interna está muito alta e o corpo precisa perder calor rápido.
É importante descobrir a causa do desmaio. Existem várias causas, desde simples até grave. Baixa de glicose no sangue, problemas psicológicos, psiquiátricos, arritmias cardíacas. Sempre que a pessoa tem um desmaio, ela deve procurar um médico
O que fazer?
Antes do desmaio, a pessoa pode começar a sentir sudorese, palidez, calor, náusea, visão turva e palpitações. Com estes sintomas, é preciso se deitar imediatamente, porque o desmaio é rápido e na queda a pessoa pode se machucar. “É preciso segurar, amparar a pessoa que está desmaiando”, explica a pediatra e consultora do Bem Estar Ana Escobar.
Para melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro, é preciso levantar as duas pernas para cima. Naturalmente o fluxo de sangue irá voltar ao normal e a pessoa irá acordar. As pessoas podem se sentir confusas ao acordar, mas costumam se lembrar do ocorrido.
Após o desmaio
Depois que a pessoa voltar do desmaio, deixe-a calma e faça algumas perguntas a respeito da alimentação.
- Falta de glicose pode ser uma das causas. Então, comer algo mais açucarado pode ajudar no controle.
- O sal, depois de um tempo, pode ajudar a elevar a pressão sanguínea, se a pessoa estiver ainda com a pressão muito baixa.
- Sempre ofereça água
Tem como prevenir o desmaio?
Algumas atitudes podem ajudar a evitar o desmaio. São elas:
- Evitar ficar em pé por períodos longos
- Beber bastante água, pois ela ajuda a aumentar a pressão arterial
- Evitar álcool
- Evitar ambientes quentes ou fechados
- Movimentar as pernas e panturrilhas enquanto estiver em pé
- Se começar a sentir algo estranho, deitar com as pernas elevadas
- Se sentir que vai desmaiar, deitar ou ficar perto do chão para não se machucar na queda