Há 60 anos, no dia 19 de junho de 1958, Pelé, aquele que se tornaria o Rei do Futebol, marcava o primeiro gol com a camisa da seleção brasileira em uma Copa do Mundo. Foi no estádio Nya Ullevi, em Gotemburgo, na Suécia que Edson Arantes do Nascimento fez o gol da vitória do Brasil por 1 a 0 sobre País de Gales, em jogo válido pelas quartas de final. Até hoje, Pelé é o atleta mais novo a balançar as redes em um Mundial — ele tinha 17 anos e 239 dias de vida.
O primeiro goleiro a sofrer com o talento de Pelé foi Jack Kelsey, que faleceu em 1992. A jogada começou com um toque de cabeça de Didi. Pelé deu um lindo drible em Melvin Charles e chutou a bola contra a meta de Kelsey. O emocionado garoto atirou-se nas redes e abraçou a bola. Era o primeiro dos 12 gols do Rei em Copas do Mundo, façanha presenciada por um público de 25 mil pessoas.
Pelé havia entrado em campo pela primeira vez quatro dias antes, na vitória do Brasil por 2 a 0 sobre a União Soviética, ainda pela fase de grupos do Mundial da Suécia — a equipe brasileira se classificou vencendo também a Áustria (3 a 0) e empatando sem gols com a Inglaterra.
O show de Pelé continuou na semifinal, quando o craque marcou três vezes na goleada do Brasil por 5 a 2 sobre a França. Na final, os brasileeiros venceram os donos da casa pelo mesmo placar (5 a 2), com mais dois gols de Pelé, que festejou a primeira taça de Copa do Mundo da seleção.
Foram seis gols do camisa 10 da seleção brasileira no torneio, a Copa em que ele mais marcou — Pelé ainda faria um gol em 1962 (Chile), outro em 1966 (Inglaterra) e mais quatro em 1970 (México).
Pelé é o quinto maior artilheiro da história da competição, atrás do alemão Miroslav Klose (16), do compatriota Ronaldo Nazário (15), do alemão Gerd Müller (14) e do francês Justaine Fontaine (13). R7