
Ação da Polícia Militar identificou suspeitas de envolvimento com organização criminosa; uma das mulheres era procurada pela Justiça de Dourados e tinha mandado de prisão preventiva em aberto.
A Polícia Militar, por meio da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM), desencadeou nesta quinta-feira (29) a Operação Batom Vermelho, em Costa Rica (MS), que resultou na prisão de três mulheres suspeitas de envolvimento com tráfico de drogas e organização criminosa.
Durante a ação, foram apreendidos 10 tabletes de substância análoga à maconha, totalizando 9,734 quilos, quatro aparelhos celulares e um veículo utilizado na movimentação das suspeitas.
Uma das mulheres, de 19 anos, era considerada foragida e tinha um mandado de prisão preventiva expedido pela comarca de Dourados (MS), relacionado aos crimes de tráfico de drogas e organização criminosa.
A operação foi coordenada pelo 2º Pelotão da Polícia Militar de Costa Rica, após troca de informações com as forças policiais de Alto Taquari (MT).
Monitoramento identificou movimentação de suspeitas
Conforme informações da Polícia Militar, a operação teve como objetivo monitorar e levantar informações sobre a atuação de uma organização criminosa nos municípios de Costa Rica, em Mato Grosso do Sul, e Alto Taquari, em Mato Grosso.
Os levantamentos apontaram o deslocamento de duas mulheres de Campo Grande para Costa Rica.
Segundo a polícia, uma das suspeitas, de 23 anos, seria responsável pelo transporte de entorpecentes, com posterior distribuição nas cidades de Costa Rica e Alto Taquari.
A segunda mulher, de 19 anos, natural de Mato Grosso do Sul, era apontada como integrante ativa da organização criminosa e responsável por atividades financeiras, incluindo o gerenciamento de recursos destinados às ações do grupo em diferentes municípios do Estado.
Ainda conforme os levantamentos policiais, ela estava foragida de uma operação recente realizada em Dourados.
Primeira abordagem apreendeu quase 10 quilos de maconha
Durante o monitoramento, os policiais acompanharam a movimentação das suspeitas em Costa Rica e possíveis contatos com outros integrantes da organização.
A primeira abordagem ocorreu nas proximidades das avenidas Kendi Nakai e José Ferreira.
De acordo com a Polícia Militar, a mulher de 23 anos demonstrou nervosismo e tentou se esconder no interior de uma borracharia ao perceber a aproximação da viatura.
Durante a verificação de sua bagagem, os policiais encontraram 10 tabletes de substância análoga à maconha, que totalizaram 9,734 quilos.
Diante da apreensão, ela recebeu voz de prisão pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Segunda abordagem terminou com mais duas mulheres presas
Paralelamente, a equipe policial acompanhou a aproximação de um veículo que chegou ao local onde a segunda suspeita, de 19 anos, aguardava.
O automóvel era conduzido por uma terceira mulher, de 27 anos, também apontada nos levantamentos policiais como integrante do grupo criminoso.
Conforme as informações da PM, a condutora teria a missão de buscar as duas mulheres e prestar apoio às atividades relacionadas à distribuição de entorpecentes.
O planejamento também incluía o deslocamento das envolvidas para Mato Grosso, com a finalidade de abrigar a mulher que estava procurada pela Justiça.
Diante dos elementos reunidos durante a operação, as duas ocupantes do veículo foram abordadas.
A mulher de 27 anos recebeu voz de prisão pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Já a suspeita de 19 anos, além das imputações relacionadas aos mesmos crimes, teve cumprido o mandado de prisão preventiva expedido pela comarca de Dourados, pelos crimes de tráfico de drogas e organização criminosa.
Segundo a postagem de Procurados pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, a mulher era investigada por ser integrante de organizações criminosas envolvidas em crimes de homicídio consumados e tentados na cidade de Dourados/MS.
Com informação: Assessoria da Polícia Militar de Costa Rica – 4ª CIPM.





