Valdivino Lopes Martins, de 54 anos, morreu eletrocutado durante a poda de uma árvore na tarde deste domingo (24), no município de Nova Andradina, situado a 298 quilômetros de Campo Grande.
De acordo com o jornal Nova Notícias, Valdivino estava em um sítio no Bairro Laranjal quando acabou tocando em uma rede elétrica. Devido a descarga elétrica que recebeu, a vítima faleceu no local.
O Corpo de Bombeiros Militar chegou a ser acionado, mas encontrou o homem sem sinais vitais. Uma equipe do Núcleo de Perícias foi acionada para comparecer na área e apurar o ocorrido.
Esta é a segunda morte relacionada à eletricidade nesta semana. Na quinta (21), Leonardo Moreira de Paula, de 33 anos, morreu após levar descarga elétrica enquanto mexia no celular ligado na tomada em Água Clara, a 193 km da Capital. O peão foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu e morreu. O caso foi registrado como morte a esclarecer, na Delegacia de Polícia Civil do município.
Cuidados – A concessionária Energisa divulgou nota à imprensa para reduzir acidentes com descargas elétricas. Uma das recomendações é evitar ficar exposto a céu aberto durante a aproximação de temporais e manter a distância de cabos partidos.
Segundo o gerente de operação da concessionária, Helier Fioravante, para quem está dentro de casa, a orientação é retirar os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas e usar o celular apenas em casos de emergência. Ele acrescenta que cabos partidos nas ruas e calçadas não devem ser tocados em hipótese alguma.
“Percebeu que o tempo está mudando e há possibilidade de uma tempestade, procure um local fechado para se abrigar. Não fique em áreas abertas e descampadas, tampouco embaixo de estruturas metálicas ou árvores. Com a maior incidência de raios nesses períodos, os lugares abertos são um risco à vida de pessoas e animais”.
Ele também destaca que, quem estiver dentro de um veículo durante o temporal, não pare o carro embaixo de árvores. A recomendação é estacionar em um local seguro, longe das áreas com risco de alagamentos. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS