SES libera quarta dose de vacina contra a Covid-19 para pessoas a partir de 40 anos

SES libera quarta dose de vacina contra a Covid-19 para pessoas a partir de 40 anos

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) autorizou os 79 municípios de Mato Grosso do Sul a realizar a aplicação da quarta dose de reforço da vacina contra a Covid-19  para pessoas a partir de 40 anos de idade ou mais. Podem receber a vacina aqueles que tomaram a terceira dose há mais de 4 meses.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, a antecipação da decisão representa o avanço da vacinação contra a Covid-19, que se traduz em ganhos para a saúde pública.

“Por isso, nós pedimos que a população procure as unidades de saúde e complete o seu esquema vacinal. A vacinação representa a redução na ocorrência de internações e óbitos ocasionados pela Covid-19 no Estado”, explica Britto.

Assim, a recomendação é que a vacina a ser utilizada seja, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer/Wyeth) ou, de maneira alternativa, vacinas de vetor viral (AstraZeneca/Janssen). Não se recomenda Vacinas AstraZeneca/Janssen para gestantes e puérperas.

Dados do Vacinômetro MS apontam nesta sexta-feira (17), que até o momento já foram imunizadas 211.931 pessoas que já tomaram a quarta dose de reforço.

A Resolução AD Referendum CIB Nº 97/CIB/SES ainda será publicada no Diário Oficial do Estado, mas a medida já entra em vigor a partir deste sábado (18). A SES/MS ressalta que a estratégia de vacinação é responsabilidade dos municípios.

Rodson Lima, SES
Foto: Edemir Rodrigues/Arquivo

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .