Notificação de caso de brucelose humana acende alerta em Chapadão do Sul

Imagem: Embrapa-CPAO

A vigilância sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde de Chapadão do Sul informa que, esta semana foi recebida uma notificação sobre um caso de brucelose humana na região, caso acendeu um alerta para o município.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a brucelose bovina é uma doença infecto contagiosa, causada por uma bactéria do gênero brucella, é considerada uma zoonose, por ser transmitida ao homem. Isso ocorre por meio de ingestão do leite cru, ou seja, não pasteurizado e seus produtos derivados, por carnes mal cozidas, não inspecionadas, provenientes de animais contaminados com a bactéria.

O homem do campo se contamina por contato com secreções, resto de placenta e fetos abortados de animais portadores da doença.

Os sintomas da doença são: febre contínua, dores musculares e articulares, suores noturnos, fraqueza e cansaço.

É importante ressaltar a importância da vacinação dos animais, em fêmeas de 3 a 8 meses pelos pecuaristas e ter o controle de brucelose do seu rebanho.  A população em geral deve evitar comprar leite, seus derivados e carnes, sem o serviço de inspeção municipal, estadual ou federal, que garante a qualidade e a segurança dos produtos oferecidos.

Fonte: Assecom

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .