Até agora, 29,9 mil adolescentes de MS pediram emissão do título de eleitor pela primeira vez

Sede da Justiça Eleitoral de MS, no Parque dos Poderes

Sede da Justiça Eleitoral de MS, no Parque dos Poderes – (Foto: Divulgação, Arquivo)

Até agora, 29,9 mil adolescentes de Mato Grosso do Sul solicitaram a emissão do primeiro título de eleitor. O prazo para jovens entre 16 e 18 anos pedirem o documento no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS) termina em 4 de maio de 2022.

Segundo dados da Justiça Eleitoral do Estado, o maior número de cadastros foi registrado em fevereiro de 2022, quando 7,483 mil adolescentes pediram o documento. Mas, há registros feitos desde janeiro de 2021.

Antes dos 18 anos e a partir dos 16 anos, é permitido ao adolescente o cadastro para emissão do primeiro título. Estes já poderão votar nas eleições de 2022, mas não são obrigados. A exigência é a partir da maioridade.

Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número total de pessoas aptas a emitir o título de eleitor em Mato Grosso do Sul, com 16 e 17 anos, corresponde a 82.929. O índice de pessoas com 16 anos no Estado é de 41.148 e de pessoas com 17 anos é de 41.781.

Para incentivar a participação nas eleições, o TRE-MS esclareceu anteriormente que a Escola Judiciária Eleitoral fará, a partir de abril, palestras sobre a conscientização do voto em faculdades da Capital, bem como, nas escolas também com datas subsequentes.

Como emitir o título de eleitor?

A emissão da primeira via do título de eleitor ou a regularização do documento podem ser feitas por meio do sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o Título Net.

Para utilizar o serviço, é necessário ter os seguintes documentos em mãos e seguir o passo a passo:

1. Documento oficial de identidade com foto (frente e verso).

2. Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço).

3. Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito).

4. Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência para quem completar 19 anos no ano da solicitação do requerimento).

Faça também uma selfie segurando, ao lado de sua face, o documento oficial de identificação, com o lado que contenha a foto voltado para a câmera. É proibida a utilização de qualquer adereço, vestimenta ou aparato que impossibilite a completa visão de sua face, tais como óculos, bonés, gorros, entre outros.

Atenção: As imagens devem estar totalmente legíveis, sob pena de indeferimento do requerimento.

  • Tamanho máximo por arquivo: 10 MB.
  • Formatos permitidos: PNG, PDF e JPG.

Midiamax

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .