Cartórios de MS registraram 7 mortes de crianças de 5 a 11 anos por Covid na pandemia

Cartório em MS

Cartório em MS – Leonardo de França, Midiamax/de arquivo

Com vacinação recentemente aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as crianças entre 5 e 11 anos totalizaram 7 falecimentos por Covid desde o início da pandemia. Este foi o número de óbitos para esta faixa etária registrados pelos Cartórios de Registro Civil do Mato Grosso do Sul no período de março de 2020 à primeira semana de janeiro de 2022.

O levantamento mostra ainda que as crianças mais afetadas pela doença foram aquelas de nove anos, com três mortes registradas, seguida pelas faixas etárias de cinco, seis, dez e onze anos que registaram apenas uma morte. Foram dois falecimentos de crianças do sexo masculino e cinco do sexo feminino.

Os dados contabilizados fazem parte do Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados que reúne as informações de nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelos 7.663 Cartórios brasileiros -, e que é administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

O ano de 2021 foi aquele que registrou o menor número de mortes cuja causa consta como Covid-19 (2), enquanto que em 2020 foram 5. Na primeira semana de janeiro de 2022 não foram contabilizados óbitos por Covid-19 de crianças entre 5 e 11 anos, embora os Cartórios de Registro Civil tenham o prazo legal de até 10 dias para enviar os dados ao Portal da Transparência do Registro Civil.

“Os óbitos por Covid-19 do Estado foram disponibilizados pelos cartórios no Portal da Transparência desde o início da pandemia. Mesmo com baixo número de óbito pelo vírus, as nossas crianças ainda precisam continuar usando máscaras, mantendo as mãos higienizadas constantemente e ainda buscar pela vacinação”, reforça o Marcus Roza, presidente da Arpen/MS. “O combate contra a Covid-19 deve ser realizado por todos”, completa.

Contabilizando-se todas as mortes por causas naturais em Mato Grosso do Sul, a faixa etária entre 5 e 11 anos 104 óbitos, sendo 53 em 2020 e 49 em 2021 — com apenas dois lançamentos de óbitos na primeira semana de janeiro de 2022. Dentre as causas de mortis segmentadas pelo Portal, Septicemia foi a causa de 8 mortes, Pneumonia (16), AVC (15), Insuficiência Respiratória (10) e Covid-19 (7). Importante constatar que os Demais Óbitos, que reúnem várias doenças não segmentadas no Portal, totalizaram 43 mortes.

Já no Brasil, as crianças entre 5 e 11 anos totalizaram 324 falecimentos por Covid-19 desde o início da pandemia. Entre os Estados brasileiros, São Paulo, estado mais populoso do país respondeu percentualmente por 22,8% dos óbitos de crianças nesta faixa etária, seguido por Bahia (9,3%), Ceará (6,8%), Minas Gerais (6,5%), Paraná (6,2%), Rio de Janeiro (5,9%) e Rio Grande do Sul (4%). Amapá, Mato Grosso e Tocantins foram as unidades que registraram o menor número de óbitos na faixa etária. Midiamax

Compartilhe:
Posted in Noticias.