Vacinação contra febre aftosa bate novo recorde com 99,6% de índice vacinal

None

Foto: Divulgação

Índice de vacinação de animais contra a febre aftosa alcançou a marca de 99,62%, segundo divulgou a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) – que bateu um novo recordo de cobertura vacinal.

A campanha de vacinação começou em 1º e encerrou dia 30 de novembro para as regiões do planalto e para os optantes do pantanal, que terminou dia 15 de dezembro.

Esse índice apresenta um aumento de 0,19% de animais vacinados se comparado à etapa de novembro de 2020. No total, foram vacinados 9.119.303 animais, entre bovinos e bubalinos.

O diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, avalia que os resultados já são esperados a cada ano, haja vista o envolvimento dos produtores rurais e de toda cadeia produtiva da carne, que compreendem a importância em manter a sanidade do seu rebanho como pré-requisito para a elevação do status sanitário através da retirada da vacinação prevista para este ano em MS.

MS caminha rumo à retirada da vacina, buscando o reconhecimento internacional da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) de área livre sem vacinação. Para tanto, segue as diretrizes do PNEFA (Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa), do Ministério da Agricultura. Midiamax

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .