4ª dose da vacina é liberada para pessoas com alto grau de imunossupressão

Vacina contra a Covid-19

Vacina contra a Covid-19 – Saul Schramm, Subcom-MS

A 4ª dose da vacina contra a Covid-19 pode ser aplicada em pessoas acima de 18 anos com alto grau de imunossupressão. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) encaminhou a nota técnica do Ministério da Saúde aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, com a autorização da dose da Pfizer.

Segundo a SES, a decisão da 4ª dose foi publicada na tarde da última segunda-feira (20), pelo Ministério da Saúde, e os municípios estão autorizados a iniciar a aplicação a partir desta terça-feira (21).

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, disse que a nota técnica do Ministério da Saúde recomenda uma dose de reforço da vacina Covid-19 para este público. “A recomendação é que seja aplicada a todos os indivíduos imunocomprometidos, acima de 18 anos, que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional), que deverá ser administrada a partir de 4 meses”.

No Estado 11.439 pessoas tomaram a primeira dose, os que retornaram para a segunda dose foram 10.385 pessoas e apenas 1.846 tomaram a dose de reforço.

Há doses da Pfizer suficientes para este público, por ser um grupo pequeno no Estado, conforme a diretora de Vigilância em Saúde, Larissa Castilho. “Nós temos vacinas em estoque que podem ser retiradas na CEVE pelos municípios de acordo com a demanda necessária para a vacinação. Por outro lado, vale lembrar que os municípios também dispõem de imunizantes em seus estoques”.

Com assessoria

Midiamax

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .