MS quer incluir em breve adolescentes acima de 12 anos na vacinação contra Covid

Mato Grosso do Sul pleiteia a inclusão de adolescente acima de 12 anos sem comorbidades já no segundo semestre de 2021. Vale lembrar que a mesma faixa etária já recebeu o imunizante no final de julho, mas apenas aqueles que possuem comorbidades. De acordo com secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, é esperado que o Ministério da Saúde autorize o início da imunização.

“Estamos vacinando já os com comorbidades, mas queremos que o Ministério da Saúde aponte quando podemos ter a vacinação (para todos). Gostaríamos já no começo do segundo semestre, advogamos essa tese e vamos pedir apoio do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).”

Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende. (Foto: Arquivo/Midiamax)

Apesar da expectativa, a pasta declarou neste domingo (11) que a possibilidade ainda é discutida e não informou datas da inclusão ou não do grupo. “O Ministério da Saúde informa que a ampliação da vacinação para adolescentes a partir dos 12 anos está em discussão na Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis”, disse a pasta em nota ao UOL.

Com o assunto ainda em discussão, Mato Grosso do Sul ainda não possui datas sobre o início da vacinação deste grupo sem comorbidades. Diferentemente de São Paulo, que anunciou a inclusão e início da vacinação em adolescentes.

De acordo com o governador João Dória, a vacinação deste público terá início em 23 de agosto. Na primeira etapa da vacinação, entre 23 de agosto a 5 de setembro, a prioridade será imunizar grávidas e adolescentes que possuem algum tipo de comorbidade ou deficiência.

Em setembro serão vacinados adolescentes por faixa etária. Entre os dias 6 e 19 de setembro será a vez dos quem têm entre 15 e 17 anos. Já entre os dias 20 e 30 de setembro, será a vez de jovens de 12 a 14 anos em todo o estado. Segundo o governo paulista, a inclusão deste público se deve à aquisição de lotes extras de imunizante para atender a uma demanda de 3,2 milhões de pessoas nos 645 municípios do estado. Midiamax

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .