Brasil está sem Senna já há 27 anos, desde aquele domingo fatídico em Ímola

Brasil está sem Senna já há 27 anos, desde aquele domingo fatídico em Ímola

Morte do brasileiro na curva Tamburello foi um divisor de águas na segurança do esporte

O piloto brasileiro Ayrton Senna morreu, aos 34 anos, em 1º de maio de 1994, há 27 anos, durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália, num fim de semana marcado por acidentes na Fórmula-1.

O piloto austríaco Roland Ratzenberger falecera durante os treinos da véspera. E, antes disso, o brasileiro Rubens Barrichello sofrera um acidente na curva Tamburello, mesmo local no qual Senna, a 300 quilômetros por hora, perderia o controle de seu carro, chocando-se violentamente contra um muro.

Em 1981, Senna ingressou na Fórmula Ford, onde acumulou títulos, e, em 1983, foi campeão de Fórmula-3. No ano seguinte, com 24 anos, começou a competir na Fórmula-1.

Em dez anos, foram 41 vitórias e três campeonatos mundiais – 1988, 1990 e 1991 –, todos pela McLaren. A temporada de 1994 era a primeira que piloto disputava pela equipe Williams.

A morte do tricampeão Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991) ocorreu em uma manhã de domingo, como resultado de uma colisão entre o carro do piloto brasileiro Ayrton Senna e uma barreira de concreto.

Os acidentes de Ratzenberger e Senna foram os piores entre os vários acidentes ocorridos naquele fim de semana e os primeiros acidentes fatais ocorridos em uma corrida oficial de Fórmula 1 em 12 anos. Eles se tornaram um divisor de águas na segurança do esporte, o que levou a implementação de novas medidas de segurança e reformulação da Grand Prix Drivers’ Association.

Diáro do Poder

 

Compartilhe:
Posted in Noticias.