Pantanal de Mato Grosso do Sul pode demorar até 100 anos para se recuperar

Queimadas recordes têm sido registradas no Pantanal desde 2019, principalmente em Mato Grosso do Sul. Para especialista, pela particularidade da área é possível que sejam necessários mais de 100 anos para que a vegetação do local consiga se recuperar completamente.

Nesta terça-feira (22) as autoridades que combatem o fogo no Pantanal atualizam os dados da devastação do bioma. Desde primeiro de janeiro, mais de 1,2 milhão de hectares do bioma em Mato Grosso do Sul já foram devastadas.

As informações são do analista ambiental Alexandre Pereira, do Prevfogo/Ibama (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais).

De acordo com a bióloga Angélica Guerra, doutora em Ecologia e Conservação, estudos indicam que pelas características únicas do bioma, essa devastação causada pelo fogo pode demorar muito para ser completamente apagada do local.

“Em áreas úmidas como o Pantanal, com eventos sucessivos de fogo e com queima subterrânea são necessários mais de 100 anos para recuperação da vegetação”, explicou. O bioma é a maior planície alagada do mundo.

De acordo com a pesquisadora, o tronco das árvores continua queimando mesmo após o fogo ter se apagado, e as chamas chegam até as raízes. “Além do fogo nas copas e troncos das árvores, está ocorrendo o fogo subterrâneo, que queima também as raízes das árvores. Nesses locais, com fogos consecutivos é muito difícil a recuperação dessas árvores. Quanto mais fogo, mais difícil o restabelecimento do ecossistema. O Pantanal tem espécies adaptadas ao alagamento, e não ao fogo como o Cerrado, e ele apresenta a pior estiagem dos últimos 50 anos, quanto mais seco, mais fácil a propagação do fogo”, alertou.

“A regeneração natural ocorre, mas leva muitos anos e dificilmente a vegetação estabelecida será igual a original, fora a grande perda de espécies animais que é necessária para estabelecer o funcionamento do ecossistema”, completou.

CHUVA

Segundo Pereira, mais de 3,1 milhões de hectares no Pantanal já queimaram desde o começo do ano. “Mato Grosso corresponde a 1,9 milhão de hectares de área devastada e Mato Grosso do sul pouco mais de 1,2 milhão”, informa.

Os dados foram obtidos pelo Ibama/Prevfogo com a ajuda do Laboratório de aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No último fim de semana, as esperanças voltaram para a região com quedas de pequenos volumes de chuva. Apesar de a seca acabar parcialmente, não foi necessário para acabar com os focos de queimada.

EMERGÊNCIA

Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até segunda-feira (22), Corumbá segue como o município mais atingido pelas queimadas no país, com mais de 5 mil focos de calor.

Nas últimas semanas, o governo do Estado ampliou o estado de emergência para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul e teve a situação reconhecida pelo Governo Federal, que enviou 3,4 milhões de reais para o combate dos incêndios.

De acordo com os dados do Inpe, até segunda-feira, o Estado ainda mantinha 1.457 focos de calor. No acumulado para 2020, já foram 7.907 queimadas.

“O fogo está diretamente relacionado com a perda de vegetação. Geralmente os fazendeiros desmatam e usam o fogo para fazem a limpeza da área desmatada para pastagem ou agricultura. É importante ressaltar que a perda de vegetação leva a perda de serviços ecossistêmicos essenciais a nossa sobrevivência, como a produção de água, armazenamento de carbono, controle de erosão do solo”, disse Guerra. Correio do Estado

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .