Um peixe pintado foi capturado pelo contabilista de Dourados, Odacil Barbosa, segundo ele, o animal tem o peso estimado de 60 quilos, 1,70 de comprimento e 94 centímetros de circunferência, no rio Brilhante, no dia 5 de setembro.
Adepto da pesca esportiva (quando a finalidade não é para consumo e o animal é devolvido de volta a natureza), ele pegou o que chamou de “maior peixe” da sua vida no trecho do rio que é conhecido como ‘Brilhantão’, quando o rio passa pelo município de Deodápolis.
Odacil estava com outros dois amigos num barco quando, por volta das 13h sentiram a fisgada. “Durante pelo menos uns 20 minutos, ficamos lutando com o animal, mas a gente nem sabia o que era”, contou ao Diário MS.
Depois, segundo relatou, foram pelo menos mais 40 minutos até que conseguissem colocar o peixe no barco, em momento de enorme euforia, conforme mostram imagens de vídeos feitos por um dos pescadores do barco e também por pessoas que estavam em outras embarcações, acompanhando a pescaria. “Alguns barcos se aproximaram para ver a briga mais de perto, torcendo pra gente conseguir”, relembrou.
“É o maior peixe que já peguei na vida até hoje”, festejou, bem feliz com a façanha. O grupo mediu o peixe, fez vídeos e fotos e em seguida devolveu o pintado ao rio.
“A preservação é muito importante para possibilitar que esses peixes se tornem abundantes em nossos rios, aqui em Mato Grosso do Sul”, disse ele ao Diário MS.
O contabilista pratica pesca esportiva e reforça que os chamados peixes gigantes são raros em rios como o Brilhante e o Dourado, onde eles sobem para procriar, vindos principalmente de rios da Argentina.
PRESERVAÇÃO
Pensando na preservação de peixes surgiu um grupo de whatsapp chamado ‘Gigantes nos Rios Brilhante e Dourado’. Do grupo pode participar qualquer pescador que tenha a consciência sobre o quanto é importante preservar rios.
Quem consegue pegar um exemplar de peixe gigante deve seguir algumas regras, como medir, fotografar e gravar em vídeo a devolução para a água. Depois basta compartilhar. Informações podem ser obtidas em lojas especializadas em produtos para pesca, em Dourados. JD1Noticias