Casos de coronavírus saltam de 12 para 21 em cidade de MS que decretou lockdown

Quantidade de infectados subiu em 24 horas

Subiram de 12 para 21 os casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Covid-19) em Guia Lopes da Laguna, cidade a 232 quilômetros de Campo Grande, no sudoeste de Mato Grosso do Sul. Nesta quinta-feira (07) eram 12 os casos que se elevaram para 21 nesta sexta (08).

O início da proliferação ocorreu com funcionários infectados de um frigorífico na cidade. Na noite desta sexta, a prefeitura informou que o hábito de tomar tereré em grupo ajudou a propagar o vírus. Após confirmação das 12 pessoas infectadas nesta quinta, foi publicado o lockdown (termo em inglês usado para descrever medida de fechamento de regiões durante a pandemia de Covid-19), em Guia Lopes.

“Eu peço para você que tem o seu comércio, cuide de seu funcionário. Temos o apoio do Estado e vamos precisar muito da administração estadual”, disse o prefeito Jair Scapini (PSDB), em um vídeo ao vivo feito junto com o secretário de saúde Marcelo Gonçalves de Almeida.

“Agora não são só os funcionários do frigorífico, nas investigações que nós tivemos aqui, soubemos que a maioria dos que se contaminaram foram através do tereré. Eles tomaram com alguém que estava com o vírus. Então, a recomendação é, não utilize tereré com outras pessoas. Dá para ver que isso vai crescer mais, infelizmente, fugiu realmente do controle”, diz o secretário.

Representantes da Prefeitura, Câmara, Polícia Civil, Militar e Exército, que formam uma comissão de comitê de prevenção e enfrentamento ao coronavírus, se reuniram na Câmara da cidade nesta sexta para elaborar demais estratégias de enfrentamento ao vírus.

Na reunião, foi discutida a ação de desinfecção já realizada no frigorífico e monitoramento de todos os infectados que estão em isolamento. Também foi informado, por parte da prefeitura, que a população não está tendo a compreensão necessária quanto ao isolamento e estão saindo de casas, consta na ata da reunião.

Já os responsáveis pela Polícia Militar disseram que estão sendo feitas as fiscalizações e, por parte do Exército Brasileiro, manifestou-se no sentido da contribuição com a Secretária Municipal de Saúde, na triagem e descontaminação de locais públicos, que já estão sendo feitas.

De acordo com o Censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Guia Lopes da Laguna possuía população de 10.366 pessoas com estimativa de 9.895 habitantes em 2019. Midiamax

 

Compartilhe:
Posted in Noticias.