Recuperação da MS-306 inicia com tapa-buracos, limpeza e troca de sinalização

Operários em trecho da rodovia com grande quantidades de cratéras. (Foto: Divulgação Agesul)

Operários em trecho da rodovia com grande quantidades de cratéras. (Foto: Divulgação Agesul

Começaram nesta quinta-feira (23) as obras de recuperação da MS-306, a primeira rodovia estadual concessionada de Mato Grosso do Sul. Setenta operários estão divididos em oito equipes, realizando os serviços ao longo de 219,5 quilômetros de extensão.

A estrada, que inicia na divisa de Mato Grosso do Sul com Mato Grosso e vai até a BR-158, em Cassilândia, passou a ser administrada pelo Consórcio Way-306 em março deste ano.

Em sua fase inicial, o programa de recuperação emergencial da MS-306, inclui operação tapa-buracos, roçada manual e mecânica da vegetação, limpeza da pista e acostamentos, desobstrução e limpeza do sistema de drenagem, pontes e viadutos, entre outros problemas que apresentam riscos iminentes aos usuários.

A recuperação e implantação de dispositivos de segurança  e da sinalização da rodovia também fazem parte dessa etapa. “Em várias frentes de trabalho, teremos três equipes de conservação e cinco de manutenção a serviço da concessionária, mobilizando diariamente cerca de 70 trabalhadores, tratores, caminhões e equipamentos em operação de tapa-buracos e reparos localizados para restauração preliminar do pavimento”, comentou o gerente de Operações e Conservação da Way-306, Marcelo Ceccarelli.

A estrada, que inicia na divisa de Mato Grosso do Sul com Mato Grosso e vai até a BR-158, em Cassilândia, passou a ser administrada pelo Consórcio Way-306 em março deste ano.

Mapa da extensão da rodovia. (Foto: Divulgação Agesul)

Com autorização da Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), que regula e fiscaliza o contrato de concessão, a Way-306 já implantou marcos quilométricos nos dois sentidos da rodovia em toda a extensão do trecho sob concessão.

O próximo passo será a implantação de placas de sinalização vertical (regulamentação, advertência e indicação) e recuperação das existentes, quando viável. Simultaneamente às obras e serviços de recuperação emergencial, a concessionária também vai iniciar as obras das edificações operacionais das três unidades de serviço de atendimento ao usuário/bases operacionais (SAUs), dos postos de fiscalização da Polícia Militar Rodoviária – PMRv e da Agepan, e das três praças de pedágio na rodovia, obras que estarão concluídas até o 12º mês de concessão.

As obras só tiveram início após a assinatura do termo de arrolamento e transferência de bens. O documento, firmado nesta última quarta-feira (22), atestou a atual situação da rodovia depois de vistorias no trecho. Para o secretário de Governo de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, o início da revitalização é um grande marco para o Estado por ser a primeira rodovia estadual concessionada.

Operário fazendo a limpeza da pista durante a operação tapa-buraco. (Foto: Divulgação Agesul)

Operário fazendo a limpeza da pista durante a operação tapa-buraco. (Foto: Divulgação Agesul)

“É o início concreto de mais um importante projeto de modernização, avanço e desenvolvimento do Estado, que reforça o nosso potencial de atração de investimentos e oportunidades de negócios”, destacou Riedel, que também é presidente do Conselho Gestor do Programa de Parceria Público-Privada.

Investimentos – Durante os 30 anos do contrato de concessão, a Way-306 investirá R$ 1,7 bilhão na MS-306. Serão R$ 932 milhões em obras de melhoria e de infraestrutura, dos quais  R$ 600 milhões nos cinco primeiros anos, e R$ 843 milhões na prestação de serviços de atendimento aos usuários e operação da rodovia.

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