É hoje! Nascidos em 29/2 brincam com aniversário a cada 4 anos

Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles

Marcelo Furtado comemora o aniversário em 29 de fevereiro

Em 2016 foi a última vez que Marcelo Urquidi Furtado (foto em destaque) comemorou seu aniversário na data em que nasceu. Isso porque o morador do Distrito Federal, que hoje completa 40 anos, nasceu no dia 29 de fevereiro, data que só ocorre a cada quatro anos. “Eu digo que meu aniversário é tão esperado quanto as Olimpíadas e a Copa do Mundo”, brinca.

Sendo um ano bissexto, 2020 terá 366 dias, um a mais do que os anos normais. Por ser uma data excepcional, brincadeiras com pessoas que nasceram no dia 29 de fevereiro são frequentes. “Meus amigos dizem que eu faço 10 anos agora”, comenta Marcelo.

Festa infantil

O brasiliense Leonardo Uriarte completa 20 anos neste dia 29. Conforme brincam os amigos, porém, o estudante de Direito está fazendo 5 agora. “Eles falam que eu estou crescendo. É engraçado. Minhas festas surpresa [nos anos bissextos] sempre são infantis. Já tive uma que foi da Peppa Pig“, lembra, rindo.

“Minha mãe conta que, quando eu era menor, ficava perguntando para ela por que eu ‘não tinha dia’. Eu não entendia como não havia um dia certo para o meu aniversário.”

Como Leonardo tem um tio que faz aniversário no dia 1º de março, nos outros anos ele comemora a data em que nasceu junto ao parente. “Mas nos anos que tem o dia 29, eu geralmente saio para jantar com a minha família no meu dia e no outro ainda saio com meus amigos”, relata.

“O povo fica meio impressionado: ‘Sério que você nasceu em 29 de fevereiro?’. Às vezes, tenho que mostrar minha identidade em alguns lugares, porque não é comum”, conta o estudante.

Ano bissexto

O ano bissexto foi criado pelos romanos na época do imperador Júlio César para adequar o calendário ao tempo que o planeta Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol.

Como uma translação é feita em 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 36 segundos, esse tempo que “sobra” é arredondado para 6 horas e, após quatro anos, somam-se 24 horas – ou seja, um dia a mais no ano (29 de fevereiro). Essa é a 504ª ocorrência do ano bissexto na Era Comum.

Data exata na certidão

De acordo com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), a chance de uma pessoa nascer no dia 29 de fevereiro é de 1 em 1.461. No Brasil, que vem ao mundo nessa data deve ter o dia exato na Certidão de Nascimento, feita a partir da Declaração de Nascido Vivo (DNV).

A DNV deve ser emitida por profissional de saúde responsável pelo acompanhamento da gestação, do parto ou do recém-nascido, inscrito no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) ou no respectivo Conselho profissional. Segundo a Lei nº 12.662/2012, deverá conter na declaração nome e prenome do indivíduo; sexo, dia, mês, ano, hora e município de nascimento.

Em 2016, último ano bissexto, foram registrados 12.522 nascimentos no dia 29 de fevereiro no Brasil. Isso é quase o dobro do número de 2012, quando 6.621 pessoas nasceram no mesmo dia e mês. Metrópoles

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .