Bebê engasga com pipoca e morre com milho no pulmão

Bebê engasga com pipoca e morre com milho no pulmão

Pequena estava na casa da babá quando sofreu o engasgo

de 1 ano e nove meses morreu após se engasgar com pipoca, em Cariacica (ES). Um grão de milho foi parar no pulmão da pequena e foi responsável pelas complicações e morte da criança, que passou 49 dias internada em um hospital de Vitória.

Uma familiar, que não quis ser identificada, contou ao UOL que a criança estava na casa da babá, no dia 17 de setembro, quando se engasgou. Ela foi levada ao hospital de Alto Lage, atendida e medicada. Porém, voltou a passar mal e foi levada para unidade médica na Capital.

Após exames mais detalhados foi percebido que um grão do cereal ficou alojado no pulmão da bebê. Ela passou por procedimento de retirada do milho, mas saiu do centro cirúrgico direto para a UTI.

Como socorrer um bebê engasgado

O médico Marcos Ramalho, supervisor geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Alagoas, afirma que pedido de socorro para pessoas engasgadas é um dos atendimentos mais comuns no SAMU.

Ramalho explica que a primeira ação é acionar o socorro do SAMU e, em seguida, fazer manobras de desengasgo, pois se a tentativa de socorro em casa não der certo a ambulância já estará a caminho. Ele destaca que o engasgo pode ser fatal em poucos minutos e a agilidade no socorro é fundamental.

Ainda segundo o UOL, o médico ressalta que as manobras para desengasgo são simples e salvam vidas. Ele ensina que, no caso de bebês, a manobra a ser realizada é a Heilimch: o corpo da criança é deitado de barriga para baixo, sobre um dos braços, e é preciso dar “palmadas” entre as escápulas, na região das costas; em seguida, vira-se o bebê para pressionar a região central do abdômen, com as mãos cerradas, fazendo movimentos de fora para dentro e de baixo para cima, para que o corpo estranho seja expelido.

Top Midia News

 

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário